4 Motivos para automatizar os processos licitatórios – parte 1

4 Motivos para automatizar os processos licitatórios – parte 1

Já havíamos falando aqui que a maioria das empresas que vendem para o governo brasileiro contam com sistemas que automatizam determinados processos repetitivos ou muito trabalhosos.

E as licitações atualmente estão repletas deles!

Contar com uma ajuda que tornará seu desempenho ágil e otimizado pode garantir a atuação que a sua empresa tanto sonha nas licitações que participa!

Porquê automatizar?

Quando falamos em automatizar processos em uma empresa, estamos consequentemente falando em gerar mais eficiência, menos custos e um melhor aproveitamento do tempo.

Através da integração de sistemas e da substituição de atividades manuais por automáticas, você ou a sua equipe, podem investir seu tempo e energia em outras atividades muito mais produtivas.

Fazer um estudo do mercado, instruir-se sobre seu público alvo, elaborar um novo produto, aprender uma nova habilidade ou, simplesmente ter tempo para almoçar! Certamente você conseguirá fazer isso e muito mais ao automatizar seus processos.

Automação significa lucro, tempo, qualidade e produtividade. Ferramentas beneficiando as pessoas, auxiliando-as a terem mais rendimento e eficácia. Agora, automatizar processos licitatórios significa muito mais!

Por conta da burocracia, tão comum nas licitações, as empresas licitantes enfrentam diversas dificuldade. Desde perder excelentes oportunidades de negócio, simplesmente por não encontrar os avisos de licitação do escopo de sua empresa, até ser penalizadas e impedidas de licitar por não responder às convocações dos pregoeiros no chat.

Nesta “parte 1” da série de motivos para automatizar os processos licitatórios iremos lhe apresentar 4 benefícios em automatizar duas importantes etapas da licitação.

Aviso de Licitação automatizado

Você já viu que automatizar processos significa passar as tarefas realizadas de maneira manual pelas pessoas para equipamentos, máquinas, instrumentos ou softwares. Tal dinâmica é empregada em um ofício repetido e recorrente, integrando sistemas para ser feito de uma maneira mais confiável e inteligente.

Um dos exemplos de automação no processo licitatório é o aviso de licitação. Diariamente os órgãos públicos publicam centenas de oportunidades de todo o Brasil e para todo o Brasil. E você tem duas alternativas: sair de portal em portal checando todos os avisos de licitação os quais poderá participar, ou automatizar essa busca.

1 – Através de filtros inteligentes, oportunidades de negócios podem ser facilmente capturadas dentre os vários portais existentes e a todo o momento. Foi publicado, é imediatamente capturado!

2 – E o envio destes avisos de licitações também pode ser automatizado. De fato, automatizando-o a empresa licitante só receberá os avisos que tiverem relação com seus produtos e serviços. É uma forma inteligente e infalível de adentrar em uma licitação. Você não corre o risco de perder as que poderá participar e igualmente não perde tempo lendo as que não lhe interessam.

Automação do Cadastro de Propostas

Selecionadas as licitações que os fornecedores querem participar, é hora de apresentar suas propostas. De acordo com o Decreto n° 5.450, após a divulgação do edital, os licitantes devem encaminhar a proposta com a descrição do objeto ofertado e o preço e, se for o caso, ainda os anexos.

Essa “corriqueira” etapa do processo pode parecer simples, mas não é. Na verdade é o oposto disso. Como vimos aqui, nesta fase da licitação, atenção é imprescindível. E a atenção pode ser assegurada também com a automação.

3 – Automatizar o cadastro da proposta significa agilizar e potencializar a digitação do documento. Com a automação é possível reduzir em até 80% o tempo gasto com essa tarefa. O trabalho que levava até 3 dias para ser feito pode então ser realizado em poucos minutos.

4 – A geração de uma proposta comercial automatizada também possibilita que a assinatura do proprietário da empresa esteja digitalizada e possa ser usada mesmo quando ele precisar se ausentar da empresa.

Em resumo, podemos declarar que automatizar esse processo é conferir segurança nesta etapa da licitação.

Gostou de saber os motivos pelos quais automatizar os processos licitatórios é uma excelente opção para a sua empresa?

Na semana que vez traremos a parte 2 desta série. Você conhecerá a possibilidade de automação de outras importantes fases da licitação. Não perca!

Automatize agora!

Se você se interessou pelos benefícios citados neste texto, solicite um teste gratuito dos nossos sistemas clicando aqui. A Effecti está empenhada em fazer com que as empresas que realizam negócios com o governo aumentem suas vendas e reduzam o tempo gasto com as etapas do processo licitatório através da automação.

Acreditamos que uma empresa que automatiza seus processos, se torna muito mais lucrativa e competitiva do que aquelas que não têm automação. E temos muitos dados para provar isso.

 

 

Rio do Sul - SC

Avenida Oscar Barcelos, 1731 – 2º andar, Centro Empresarial Classic, sala 202, Santana, CEP: 89160-314

São Paulo - SP

Avenida Angélica, 2529 - 6º andar, Edifício InovaBra Habitat, sala 112, Bela Vista, CEP: 01227-200