10 Razões para Participar de Pregão Eletrônico

Pensando em participar de pregão eletrônico? Saiba que você está perdendo grandes oportunidades de alavancar o seu negócio vendendo para o governo sem precisar sair da sua cidade ou até mesmo do seu escritório. Quer saber por que o pregão eletrônico é tão magnífico? Role para baixo e veja as 10 razões que o torna […]

Criado em 15 dez 21

Blog

Por Cintia Preis

Blog
10 Razões para Participar de Pregão Eletrônico

Pensando em participar de pregão eletrônico? Saiba que você está perdendo grandes oportunidades de alavancar o seu negócio vendendo para o governo sem precisar sair da sua cidade ou até mesmo do seu escritório.

Quer saber por que o pregão eletrônico é tão magnífico? Role para baixo e veja as 10 razões que o torna indispensável para o crescimento da sua empresa.

Ótimos motivos para participar de pregão eletrônico

O pregão eletrônico é uma versão moderna do pregão presencial. Ele ocorre de forma digital – sem a necessidade de comparecimento presencial em um local específico.

Ou seja, as empresas dão seus lances em sessão pública eletrônica. Para isso, os licitantes devem se cadastrar no site para uma determinada licitação de seu interesse. Feito isso, é possível cadastrar seus produtos ou serviços e respectivos valores, avançando para a etapa de  lances para vencer a licitação.

Por conta de sua praticidade – tanto para a Administração Pública quanto para os licitantes – o pregão eletrônico é visto como o futuro das licitações. Trata-se de uma modalidade de licitação que deve ser cada vez mais usada.

E são inúmeros os motivos para participar de pregão eletrônico. Veja aqui os principais:

1. Economia

Para participar do pregão eletrônico você precisa de apenas um computador com acesso à internet, um cadastro no portal utilizado para participar da disputa e a disponibilidade de cumprir com as exigências do edital. Ou seja, o custo é baixíssimo!

A sua empresa não precisa arcar com diversos custos que geralmente estão envolvidos em uma venda presencial – como despesas de combustível e hospedagem de colaboradores. Trata-se de uma forma de simplificar o processo de venda.

2. Mais oportunidades

Desde que o licitante atenda a todas as exigências contidas no edital do certame, qualquer pessoa física ou jurídica poderá aproveitar as vantagens e oportunidades que o pregão eletrônico oferece, como por exemplo: celeridade, economia processual, eficiência no processo, entre várias outras que distinguem o pregão eletrônico das demais modalidades.

Por conta de sua facilidade e baixos custos – tanto para o licitante quanto para a Administração Pública – o pregão eletrônico é a modalidade mais querida por todos. Ou seja, é aqui que você deve ficar ligado para encontrar as melhores oportunidades.

3. Mais divulgado pelos órgão públicos

O pregão eletrônico é mais divulgado e compartilhado que as outras modalidades de licitação. Extremamente utilizado pelos órgãos públicos no governo federal, estadual e municipal e pode até mesmo ser divulgado nas redes sociais da administração pública – facilitando e muito o processo de busca de editais e aumentando assim as suas chances de encontrar as melhores oportunidades.

4. Mais segurança para o licitante

Participar de pregão eletrônico também é mais seguro para os licitantes. Trata-se de um processo que só pode ser realizado por meio da internet em sessão pública, mediante condições de segurança, criptografia e autenticação – garantindo extrema segurança ao licitante em todas as suas fases.

Além disso, precisamos ressaltar um outro ponto que vale para todas as licitações: os órgãos da Administração Pública oferecem mais segurança no pagamento das vendas do que empresas privadas. Portanto, trata-se de uma camada extra de proteção para garantir o recebimento do que é devido.

5. Mais usada pelo governo

Segundo o Portal da Transparência, a modalidade do pregão corresponde mais de 40% das compras governamentais, com um orçamento próximo de 22 bilhões ao ano. Com esse orçamento, o governo se torna o maior consumidor de produtos e serviços do país.

E o que não faltam são produtos e serviços procurados pela Administração Pública. Às vezes não fazemos ideia dos itens solicitados – que variam de sacos de lixo, materiais de expediente, roupas, peças de automóveis, seguros, passagens, até obras e tantas outras infinidades de produtos e serviços.

6. Mais comodidade

Participar de pregão eletrônico permite que você feche negócios sem sair do seu ambiente de trabalho. Ou, melhor ainda: você pode estar em casa, em uma viagem, no hotel ou onde quiser. Tudo o que você precisa é de um dispositivo com conexão com a internet e a plataforma Minha Effecti.

Além disso, o pregão eletrônico permite que sua empresa comece a participar em licitações espalhadas por todo o Brasil. Ou seja, mais oportunidades de fechar boas vendas para a Administração Pública!

7. Menos chances de penalização

Você quer participar de licitações mas tem receio de ser penalizado por não ter experiência? Então o pregão eletrônico é a modalidade perfeita para fechar suas primeiras vendas. Trata-se de um processo mais assertivo e prático, que gera menos brechas, assim, a chance de você ser penalizado, é baixa.

Conforme já vimos, praticamente todo o processo licitatório ocorre de forma eletrônica. Isso significa que você precisa apenas ficar atento às exigências do edital e seguir os procedimentos para envio da proposta e execução de lances para garantir sua participação.

8. Mais agilidade no fechamento de vendas

A criação do pregão eletrônico trouxe notáveis melhorias para todo o processo licitatório, garantindo mais dinamismo e contribuindo de forma positiva para a economicidade e celeridade da administração.

Ou seja, toda a facilidade e praticidade do pregão eletrônico reflete em mais agilidade no fechamento das suas vendas para a Administração Pública. Na prática, isso também quer dizer que você recebe a remuneração pelo fechamento do contrato com mais rapidez.

9. Mais isonomia aos participantes

Todas as licitações têm como propósito promover disputas justas entre todos os interessados. Afinal, estamos falando de um procedimento obrigatório que antecede a celebração de contratos pela Administração Pública.

Na prática, isso significa que a Administração precisa realizar um processo público para a seleção imparcial da melhor proposta – garantindo iguais condições a todos que queiram concorrer para a celebração do contrato.

Com o pregão eletrônico isso não é diferente. A isonomia a todos os participantes permite que empresas de todos os portes e segmentos tenham oportunidades iguais de fechar boas vendas.

10. Vantagens da tecnologia

O pregão eletrônico é a modalidade que mais explora a tendência da tecnologia nas licitações. E essa é uma tendência que deve continuar em alta por conta das disposições da nova Lei de Licitações – que abraçou a modernização dos processos e tornou a contratação eletrônica a regra para todos os procedimentos de contratação.

Veja os principais pontos de relação da nova Lei de Licitações com o ambiente digital:

  • Contratação eletrônica como regra. As licitações serão realizadas preferencialmente sob a forma eletrônica, admitida a utilização da forma presencial, desde que motivada, devendo a sessão pública ser registrada em ata e gravada em áudio e vídeo.
  • Princípio de virtualização dos atos de licitação. A nova Lei de Licitações também traz o princípio da virtualização dos atos da licitação. Segundo o art. 12, inciso VI, “os atos serão preferencialmente digitais, de forma a permitir que sejam produzidos, comunicados, armazenados e validados por meio eletrônico”.
  • Criação do Portal Nacional de Contratações Públicas. Por fim, a modernização das licitações também inclui a criação do Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), que terá a missão de divulgar todas as licitações dos órgãos e entidades da Administração direta, autárquica e fundacional da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Por outro lado, os licitantes também têm acesso a ótimas tecnologias para ajudar no sucesso ao participar de pregão eletrônico. Uma plataforma como a Minha Effecti permite um ganho de eficiência em todas as etapas da licitação: busca de editais, realização de propostas, envio de lances e monitoramento do chat do pregão.

Viu só como é vantajoso participar de pregões eletrônicos?

Ao longo deste artigo entendemos melhor os motivos de ser tão vantajoso participar de pregão eletrônico. E com as ferramentas certas em mãos é possível aproveitar ao máximo todas as oportunidades de vender para a Administração Pública!

Com a Effecti você pode agilizar seu tempo e encontrar os editais certos para sua empresa – aumentando suas oportunidades de negócio com o governo!

A Effecti é um sistema que automatiza a busca e o envio de editais pertinentes para os licitantes. Com a Effecti você consegue ter acesso a milhares de editais disponíveis em diversos portais governamentais. E o melhor de tudo: você os recebe diariamente em seu e-mail.

  • Encontre as melhores oportunidades para o seu negócio
  • Cadastre a sua proposta no portal com facilidade e agilidade
  • Dispute vários pregões ao mesmo tempo de maneira segura e inteligente
  • Monitore o chat do pregoeiro e não seja punido
  • Com uma ferramenta tudo em um você vai mais longe

Está preparado para aproveitar os benefícios de participar de pregão eletrônico? Quer conhecer melhor todas as funcionalidades da Minha Effecti? Então faça seu teste gratuito agora mesmo!

Compartilhe
WhatsApp Linkedin Facebook Twitter
Esse site usa cookies
Ver termos
plugins premium WordPress