Você deseja ganhar dinheiro com licitação? Esse é um objetivo comum entre os empresários brasileiros que desejam aproveitar as oportunidades de fechar negócios com a Administração Pública. Afinal, as contratações da Administração Pública movimentam bilhões de reais todo ano – com valores totais que ultrapassaram 54 bilhões em 2020.

Apesar disso, é um mercado ainda pouco explorado, uma vez que muitas empresas não conhecem o potencial de ter o Estado como cliente, – focando somente em contratos privados. Por conta disso, perdem grandes oportunidades de gerar mais renda e alavancar o seu crescimento. 

Embora muitos ainda pensem que somente grandes empresas conseguem realmente competir nas licitações, os contratos com a Administração Pública estão ao alcance de qualquer empresa – basta saber a metodologia para aumentar suas chances de ganhar dinheiro com licitação.

Pensando nisso, a Effecti preparou este artigo para quem está interessado no assunto, mas não sabe por onde começar. Continue lendo para entender tudo o que você precisa saber para ganhar dinheiro com licitação!

Como funciona a contratação pela Administração Pública

Primeiro, é importante começar com o básico. A licitação é o procedimento que o governo promove para poder realizar qualquer contrato particular – seja para adquirir produtos ou serviços.

Este processo licitatório segue regras estabelecidas por lei, que regem tanto o andamento do processo quanto os critérios utilizados para a escolha dos vencedores. Para isso, existem várias modalidades de licitação, a depender do objeto do contrato.

Entretanto, as linhas gerais são as mesmas: na maior parte das licitações, o governo publica um edital com todas as informações que os licitantes precisam saber para elaborar as suas propostas, e abrem espaço para que qualquer interessado possa competir pelo contrato. Para tanto, é necessário apenas que a empresa esteja em situação regular e tenha as comprovações necessárias de que será capaz de executar o serviço ou entregar o produto em questão.

Embora muitas empresas ainda enxergam este processo como um mercado de difícil acesso, que requer grandes estruturas para que seja possível competir e ganhar dinheiro com licitação, a realidade é bem diferente.

Participar de processos licitatórios está cada vez mais fácil, e ganhar dinheiro com licitação é uma realidade possível para empresas de todos os tamanhos. Mas, por conta da falta de informação de grande parte dos empreendedores brasileiros, estas oportunidades são desperdiçadas – o que, por outro lado, faz com que a competição muitas vezes possa ser bastante baixa, a depender do objeto de cada contrato.

Por isso, vale a pena conhecer este mercado e aprender como você pode fazer a sua empresa ganhar dinheiro com licitação! Vamos ver a seguir algumas dicas importantes para quem quer entrar neste caminho.

Como ganhar dinheiro com licitação

Ganhar dinheiro com licitação está ao alcance de qualquer negócio. Apesar disso, é importante ter um bom preparo para aumentar as suas chances neste mercado:

1. Entenda como funciona o processo de licitação

Antes de entrar com tudo para ganhar dinheiro com licitação, busque aprender o que pode sobre o processo. Entenda em que modalidade se encaixa a área da sua empresa, e leia com cuidado o que a lei diz sobre o processo.Com a chegada da nova Lei de Licitação em 1º de abril deste ano, muita coisa foi atualizada. Por isso, conheça bem o funcionamento da licitação, entenda como é o andamento das diferentes etapas e se mantenha informado para estar sempre por cima.

2. Leia com atenção o edital

O edital é o documento que a Administração Pública com todas as informações essenciais para quem quer competir e ganhar dinheiro com licitação. Leia com atenção para determinar se a sua empresa está apta a atender aquele pedido de maneira adequada. Não se esqueça que muitas vezes os responsáveis pela licitação pedem mais informações às empresas para verificar a qualidade dos serviços ou produtos, podendo até mesmo solicitar amostras para perícia.

3. Tenha todos os documentos em dia

Para que a sua empresa seja considerada adequada pela Administração Pública, é necessário apresentar diversos documentos que comprovam a situação regular da empresa, assim como o seu bom andamento e comportamento ético. Se informe a respeito das comprovações exigidas para o seu edital e esteja com elas preparadas para que você não perca o prazo de entrega.

4. Saiba elaborar uma boa proposta

Para ganhar dinheiro com licitação, é necessário saber elaborar uma boa proposta. Além de especificar a sua solução ou serviço detalhadamente, o valor que a sua empresa apresenta para o governo deve ser muito bem pensado.

Não é difícil que empresas iniciantes esqueçam detalhes importantes no orçamento, como gastos com transporte e logística em geral. Converse com o financeiro da empresa para elaborar uma proposta competitiva, mas viável – de nada adianta vencer a licitação se o seu negócio não vai ter um bom lucro, não é mesmo?

5. Contrate uma boa ferramenta para gerir suas licitações

Em um país grande como o Brasil, é fácil entender o grande volume de solicitações que ocorrem simultaneamente durante o ano inteiro, não é mesmo? Para aumentar as chances da sua empresa ganhar dinheiro com licitação, contar com uma boa ferramenta de gestão é essencial.

A Effecti é uma plataforma desenvolvida para todos os tipos de licitantes. Com ela, você pode deixar todos os documentos prontos para que o sistema os envie automaticamente na data programada, você recebe notificações para não perder nenhum prazo, tem ajuda do nosso robô de lances para ter menos trabalho nas sessões de pregão, pode participar tranquilamente de várias licitações ao mesmo tempo, e muito mais!

Visite o nosso site para conhecer todas as nossas funcionalidades, e experimente a plataforma gratuitamente

Você pode Gostar

A Polêmica Legalida

Hoje viemos aqui para falar sobre sistemas de automação de...

Ministério da Econo

O Ministério da Economia lançou na semana passada o Novo...

Presidente acaba com

A Medida Provisória 896/2019, publicada nesta segunda (09/09), alterou, de...

Leave a Comment