Como trabalhar com licitações? Conheça as profissões da área

Você já pensou em trabalhar com licitações? Por conta do crescimento deste mercado, é cada vez maior o número de profissionais que buscam atuar nesta área. E o que não faltam são boas formas de trabalhar no mundo das compras públicas. Segundo o Portal da Transparência, em 2020 foram movimentados quase 55 bilhões de reais […]

Criado em 04 out 21

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Por Cintia Preis

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Como trabalhar com licitações? Conheça as profissões da área

Você já pensou em trabalhar com licitações? Por conta do crescimento deste mercado, é cada vez maior o número de profissionais que buscam atuar nesta área. E o que não faltam são boas formas de trabalhar no mundo das compras públicas.

Segundo o Portal da Transparência, em 2020 foram movimentados quase 55 bilhões de reais com licitações. Em meio a esse cenário de operações bilionárias, existem muitos profissionais focados em auxiliar as empresas a fechar mais vendas para a Administração Pública.

Quer conhecer melhor as suas possibilidades de trabalhar com licitações e aproveitar todo o crescimento deste setor? Então confira ao longo deste artigo!

O que é licitação?

A licitação é o procedimento adotado pelos entes da Administração Pública para realizar operações de compra de produtos ou contratação de serviços. Seu objetivo principal é a obtenção das propostas mais vantajosas e justas.

Ou seja, a licitação cria um processo formal de disputa entre os interessados para que a Administração Pública encontre os melhores fornecedores para alcançar seus objetivos. E é exatamente por conta da necessidade de realizar aquisições de bens e serviços que surgem as oportunidades para trabalhar com licitações.

As informações do Portal de Transparência mostram que foram realizadas mais de 130 mil licitações com contratações em 2020. E cada uma dessas licitações pode mobilizar dezenas de empresas interessadas – que precisam de profissionais dedicados para conduzir a participação na disputa.

Quais as profissões relacionadas à licitação?

Existem diversas profissões para quem deseja trabalhar com licitações. Veja quais são as principais delas:

  • Analista de licitações. O analista de licitações é um profissional capacitado, contratado por uma empresa para participar e vencer licitações. A remuneração depende da empresa contratante, mas pode variar de R$ 2.000,00 a R$ 4.000,00.

  • Consultor de licitações. Esse profissional atua de forma autônoma. Seus principais clientes são empresas que ainda não participam de licitações e ele é remunerado por meio de valores fixos mensais mais a comissão sobre o êxito nas licitações.

  • Empresário. O empresário obtém lucros por meio das vendas, fornecimentos ou prestação de serviços aos órgãos públicos, disputando e vencendo licitações. É importante destacar que qualquer empresa, inclusive MEIs, pode vender para o Governo. 

Como começar a trabalhar com licitações?

Você deseja começar a trabalhar com licitações e trilhar um caminho de sucesso? O primeiro passo para isso é buscar conhecimento aprofundado na área de compras públicas. Afinal, o seu objetivo será auxiliar as empresas a vencer disputas.

Além disso, também é necessário fazer um cadastro no SICAF (Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores) e organizar uma série de documentos de habilitação. Neste artigo você pode conferir mais informações sobre os documentos para habilitação nas licitações com base na nova Lei de Licitações (Lei 14.133) – mas é importante lembrar que ainda temos a vigência da Lei 8.666 pelo período de 2 anos e cada edital deve especificar se aquela licitação está em conformidade com a Lei 8.666 ou com a Lei 14.133.

Dicas para ser um profissional de sucesso

  • Encontre as oportunidades certas para sua empresa. A etapa de buscar por editais pertinentes para a sua empresa é fundamental para o sucesso nas licitações. Trata-se do primeiro passo para vencer uma disputa. Pensando nisso, a Effecti possui uma plataforma de automação que ajuda a facilitar este processo a partir de palavras-chaves e filtros inteligentes.

  • Organize e acompanhe todas as etapas da licitação. Neste momento, é fundamental estar com a documentação em dia e seguir todos os passos para preparar a empresa – incluindo a leitura do edital, cadastro de proposta e acompanhamento do chat. Com a Effecti você consegue realizar essas tarefas com mais agilidade e eficiência, pois reunimos as funcionalidades que você precisa em um único ambiente.

  • Mantenha-se sempre atualizado. Um bom profissional de licitações está sempre atualizado – tanto em relação às legislações quanto em relação às melhores ferramentas para auxiliá-lo. Para ajudá-lo neste processo de atualização, a Effecti possui um canal no Telegram com notícias, posts, materiais e muitos conteúdos ricos sobre compras públicas. Além disso, está organizando o Effecti Experience, sob o tema “Tecnologia e Inovação: Um novo marco para as Contratações Públicas”, um evento online e totalmente gratuito que abordará os principais assuntos discutidos no mundo das Compras Públicas.

Você gostou das dicas para trabalhar com licitações? Quer entender melhor como a plataforma Effecti pode facilitar o seu trabalho? Então visite nossa página!

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