Como utilizar a Minha Effecti e vencer mais licitações

Se você quer aumentar suas chances de sucesso em licitações, a plataforma Minha Effecti é a solução ideal. Ela automatiza todo o processo, desde encontrar oportunidades até monitorar o chat do pregoeiro. Simplifique e otimize suas licitações com a Minha Effecti!

Criado em 25 jul 24

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Por Carol Luz

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Como utilizar a Minha Effecti e vencer mais licitações

Está a procura de uma plataforma de automação para obter sucesso nas suas disputas e vencer mais licitações? Tenha certeza, você está no local certo.

Com a Minha Effecti, você tem acesso a milhares de oportunidades de negócios para a sua empresa participar, pode disputar centenas de pregões eletrônicos e dispensas eletrônicas simultaneamente e centralizar todas as convocações do pregoeiro em um único chat! Usando nossa tecnologia, todo o processo se torna mais eficiente. Aqui na Effecti dividimos as fases de um processo de licitação em 4 etapas:

1. Encontrar oportunidades

2. Cadastrar propostas

3. Disputar pregão eletrônico/ dispensa eletrônica

4. Monitoramento do chat do pregoeiro

Cada etapa é muito importante para que você tenha um bom desempenho durante o processo de licitação e garanta sucesso nas melhores oportunidades de vendas para o governo. Sabemos que no Brasil, todas as compras públicas necessitam passar por licitações.

O cenário das compras públicas no Brasil vem se tornando fonte rentável para diversas empresas, pois a administração pública é a maior e melhor compradora do país. Os dados do Portal da Transparência mostram que no ano de 2023, o Governo firmou o total de 20.268 mil contratos, utilizando licitações, movimentando R$ 61,56 bilhões.

Fonte: portal da transparência

Todas essas compras foram feitas utilizando alguma modalidade de licitação que você pode conferir com mais detalhes o funcionamento de cada uma delas clicando aqui, mas basicamente os dados de 2023 nos fornecem a seguinte distribuição:

A Dispensa de Licitação, como o próprio nome diz, é uma exceção a regra e não uma modalidade de licitação e deve seguir as regulamentações especificadas pela lei 14.133/21.

Um exemplo prático e muito presente no ano de 2020 foi a predominância das compras públicas terem sido efetuadas através do processo de dispensa, que se justificou pela necessidade de rápida resposta por parte da administração em adquirir insumos para combater a pandemia do coronavírus.

Além da dispensa de licitação, outra forma de contratação bastante utilizada pela administração públioca é o Sistema de Registro de Preço (SRP), em que a Administração contrata serviços, por meio da modalidades Pregão ou Concorrência e também nas hipóteses de dispensa e inexigibilidade, e não especifica no edital a quantidade exata do material ou serviço.  Ao final do processo licitatório, a empresa compromete-se a fornecer para o Governo o material ou serviço quantas vezes for necessário pelo mesmo valor e prazo determinados na Ata do Registro de Preço.

Antes de falarmos da modalidade do pregão eletrônico, vale citar a parcela significativa em 2023, de 26,63% de contratações recorrendo à Inexigibilidade de Licitação, aplicada quando a administração pública faz a contratação diretamente nos casos em que o objeto do contrato é caracterizado como inviável para competição.

Entre as modalidades previstas na Nova Lei de Licitações, temos: concorrência, tomada de preços, convite, concurso, leilão, e diálogo competitivo.

Pregão Eletrônico na Nova Lei de Licitações

Agora, sim, chegamos no pregão eletrônico!

O pregão eletrônico é uma modalidade de licitação que ocorre inteiramente online, visando aumentar a competitividade e garantir a transparência nas compras governamentais.

Utilizado pela Administração Pública, este método se apoia na tecnologia para tornar o processo de aquisição de bens e serviços mais rápido e moderno. Tanto os órgãos promotores quanto os fornecedores precisam de acesso e infraestrutura adequada para participar.

O principal objetivo do pregão eletrônico é tornar o processo mais rápido e claro para os fornecedores, facilitando a negociação e reduzindo a burocracia existente em outras modalidades, o que pode atrasar a contratação de serviços essenciais para a Administração Pública.

A Lei de Licitações e Contratos Administrativos, estabelece um marco regulatório para o processo licitatório no Brasil, promovendo maior transparência, eficiência e competitividade. O pregão eletrônico destaca-se como uma modalidade essencial dentro deste contexto, com diretrizes e princípios específicos. Este formato amplia a competitividade e assegura a obtenção da proposta mais vantajosa para a administração pública.

A nova lei reforça a ampla divulgação do processo licitatório, garantindo que todos os atos sejam publicados eletronicamente e acessíveis ao público. Isso permite que qualquer interessado acompanhe o andamento do pregão. Ao permitir a participação de mais fornecedores, independentemente da localização geográfica, a acessibilidade virtual elimina barreiras físicas, e promove assim uma competição mais justa e expansiva. Ressalta também em seu texto em diversos momentos, a importância da inovação e da tecnologia e fomenta o uso de plataformas eletrônicas, uma prática que reduz custos operacionais de todos envolvidos e acelera o processo de licitação. A fase de lances, também realizada em ambiente virtual, possibilita uma negociação dinâmica, com a seleção da proposta mais vantajosa em tempo real.

Pregão eletrônico: vença mais licitações

De forma breve e resumida, essa é a operação do pregão eletrônico, consolidado pela nova lei de licitações e contratos administrativos. 

Agora que você já sabe que pode fornecer seu produto ou serviço para os órgãos públicos do país, deve estar se perguntando: mas onde encontrar essas oportunidades e como administrar tudo isso?

Quer conhecer uma solução completa para facilitar e otimizar o trabalhoso processo licitatório? Continue a leitura para ver como pode ser simples ter domínio sobre o mercado das licitações e ficar na frente dos seus concorrentes nas disputas eletrônicas com a tecnologia da Effecti.

A Effecti te ajuda vencer mais licitações

Com a plataforma Minha Effecti, a sua empresa automatiza todas as etapas de um processo de licitação e torna-se mais competitiva na hora da disputa. Conheça todas as funcionalidades e facilidades da nossa solução.

Aviso de Licitação: encontre editais de relevância para sua empresa vencer mais licitações

No Brasil, existem milhares de portais de compras publicando diariamente centenas de editais de licitações das mais diversas modalidades. Cabe a você, licitante, entrar em cada um desses portais, filtrar manualmente as licitações e baixar o edital, além de entender se é viável a participação ou não. Bastante trabalho, não é mesmo?

Nós, da Effecti, sabemos que realizar todo esse processo não é uma tarefa nada fácil e rápida. Para isso, nossa ferramenta serve como um facilitador dessa etapa do processo licitatório.

A primeira etapa, encontrar oportunidades, realiza a captura de editais de licitações dentro dos mais de 1.500 portais de compras monitorados pela Effecti. 

Você recebe diariamente essas oportunidades conforme os produtos ou serviços que a sua empresa fornece. Então, você só precisa escolher uma oportunidade e participar da licitação. Simples assim! Pois bem, vamos entender como encontrar editais de licitações com a nossa solução! É muito mais prático do que realizar o processo manualmente. Se eu fosse você, já garantiria um teste grátis para comprovar na prática esse passo a passo!

Vença mais licitações

Configurando as palavras-chave

Ao entrar em nosso sistema, você cadastra as palavras-chave que têm relação com os produtos ou serviços que a sua empresa oferece. Assim, nosso sistema consegue encontrar as oportunidades que você tem interesse em disputar pela plataforma.

Digamos que a sua empresa é fornecedora de materiais de papelaria. Logo, a palavra-chave é papelaria. E como palavras complementares, você acrescentará, “lápis”, “borracha” “grampeador” e os demais itens que sua empresa tenha como objeto para licitar. 

Muito bem, vamos verificar como realizar o processo por dentro da plataforma:

Primeiro, acesse a ferramenta de aviso de licitação. Você pode seguir pelo menu lateral esquerdo, clicando na opção “Encontrar” e, após isso, em “Palavra-chave”.

Após chegar na tela de palavras-chave, você deve criar grupos de palavras. Esses grupos são utilizados para personalizar seus avisos de licitações com base nos critérios desejados por cada usuário do sistema. A configuração de grupos é extremamente útil para a sua empresa, por possibilitar a criação de agrupamentos de palavras-chave, fazendo combinações com base nos objetos comercializados.

https://www.youtube.com/watch?v=dkdbTX_VewQ

Pesquisa de editais em tempo real

Receber as oportunidades já filtradas para seu segmento conforme as palavras-chave cadastradas já uma grande otimização de tempo, não é mesmo? Mas estudar o mercado e investir em novas possibilidades de fornecimento são caminhos para desenvolver e ampliar sua atuação em vendas para o governo, avaliar riscos e investimentos.

Com o nosso menu de “Pesquisar” você consegue buscar qualquer licitação que seja do seu interesse, independente de portal ou item. Ainda possível aplicar diversos filtros, clicar no edital e enviar para o cadastro de proposta.

Dica da Effecti: Ficou na dúvida se sua palavra está cadastrada corretamente? Ou se existem oportunidades para um novo produto que sua empresa irá comercializar? Realize uma busca livre!

pesquisa em tempo real

Cadastrando seu acesso aos Portais

Para informar seus dados de acesso, é necessário clicar no menu lateral de “Cadastrar” e, em seguida, na aba “Minhas Propostas”. Na tela que se abrirá, você deve clicar no botão com o sinal de “+”. 

A partir disso, você deve escolher o portal desejado, preencher a empresa e clicar em “Carregar Itens”. Uma janela se abrirá para você preencher o usuário e senha que você utiliza no portal.  

Ah, e você licitante que possui certificado digital também é possível inseri-lo em nosso software para cadastrar sua proposta no portal ComprasNet! É só adicionar o certificado, inserir a senha e arrastar o arquivo.

Alguns portais não aceitam acessos simultâneos com o mesmo usuário, nestes casos recomendamos que seja criado um login secundário para uso exclusivo da Minha Effecti, visto que este portal não aceita acessos simultâneos com o mesmo usuário.

Certo, agora que cadastramos os dados de acesso aos portais, podemos realizar o envio de uma proposta!

Agora que já temos as palavras-chave cadastradas e perfis criados, você começa a receber em seu e-mail as oportunidades encontradas conforme as especificações do perfil.

No e-mail, você é direcionado para a nossa plataforma para visualizar os editais. Eles ficam sempre disponíveis no menu “Meus Avisos” que se encontram dentro do “Encontrar” do menu principal da Minha Effecti.

Nesta tela, você consegue visualizar todos os avisos capturados, que correspondem com as especificações de palavras-chave e do perfil configurados.  Tal como informações de quando o aviso de licitação foi enviado para o e-mail, o portal onde o edital foi publicado, número do pregão, código da unidade gestora e órgão a quem a compra se destina.   

Dica da Effecti: todas essas informações você pode filtrar utilizando a funcionalidade “Filtros” que se localiza ao lado dos seus avisos de licitação. É só adicionar suas especificações no painel e clicar em “Filtrar”. Dessa forma, você obtém mais exatidão em suas buscas por avisos de licitação e ganha mais tempo. 

Agora temos algumas funcionalidades interessantes para você no nosso menu de “Meus Avisos” que se localiza acima da lista de licitações.

Selecionando uma licitação e clicando no primeiro ícone, uma tela com mais especificações sobre o edital será aberta. Nela, você terá acesso ao perfil que corresponde a essa oportunidade, data e hora que inicia o processo para cadastrar proposta, data e hora que é possível cadastrar a proposta e ainda o objeto de compra e sua quantidade. 

No ícone ao lado, você tem acesso aos itens deste aviso de licitação. Destacamos que no aviso de licitação só exibimos os itens do aviso do portal que fazem parte das suas palavras-chave. Caso você tenha interesse em visualizar todos os objetos de compra, você pode clicar no ícone de lista.

E não podemos esquecer de mencionar a funcionalidade “agenda”. Com ela, você cria um lembrete ou evento a partir de um aviso de licitação. É só clicar no ícone de flecha, adicionar um novo evento atribuindo data, hora e minuto, definir um título e nome do órgão. É só clicar em “salvar" e pronto, evento criado. Dessa forma, você não deixa passar nenhuma data importante!

Dica da Effecti: a nossa plataforma tem integração com Google Agendas. Então você que é licitante e precisa gerenciar diversos processos ao mesmo tempo, adicionar um lembrete para enviar propostas e para entrar na sala de disputa em cada licitação pode facilitar o seu dia a dia!

Para consultar todos os seus eventos, basta clicar no menu superior e em “Minha Agenda” no ícone de calendário. Por essa tela, você visualiza todos os seus eventos cadastrados.

Voltando ao nosso menu do “Meus Avisos”, você verá o ícone “enviar para”. Com ele, você consegue enviar a oportunidade para a próxima etapa do processo licitatório: cadastramento e envio da proposta. Para realizar esse processo, você deve clicar no ícone de seta, escolher a filial e clicar em “OK”.

Facilitador de cadastro de proposta

Agora que você já encontrou uma boa oportunidade de negócio para a sua empresa participar, é hora de cadastrar sua proposta no portal de compra. Para facilitar a sua rotina, o software Effecti possui uma funcionalidade que otimiza em até 80% o tempo deste processo.

Ao acessar a funcionalidade “Cadastro de Proposta” você tem duas opções: a primeira delas é pela página inicial da Minha Effecti, no segundo atalho de “Cadastrar” ou também pelo menu lateral esquerdo, clicando em “Cadastrar” e, em seguida, “Minhas Propostas”.

Para que você consiga cadastrar uma proposta na Minha Effecti, é importante que primeiro você informe os dados de acesso dos portais. Dessa forma, informando seus dados de acesso, a Minha Effecti conseguirá enviar sua proposta com sucesso aos portais de licitações que a sua empresa irá participar. Certo, vamos verificar como realizar esse processo por dentro da plataforma. 

Informando Dados de Acesso

Para informar seus dados de acesso, é necessário clicar no menu lateral de “Cadastrar” e, em seguida, na aba “Minhas Propostas”. Na tela que se abrirá, você deve clicar no botão com o sinal de “+”.

A partir disso, você deve escolher o portal desejado, preencher a empresa e clicar em “Carregar Itens”. Uma janela se abrirá para você preencher o usuário e senha que você utiliza no portal.

Enviando uma proposta 

Para realizar o cadastramento da sua proposta, há duas maneiras: subir uma  planilha de itens ou diretamente pela funcionalidade cadastrar do sistema. Veremos o passo a passo de cada uma delas!

Insira as informações que cada portal necessita. É importante frisar que nunca devemos colocar caracteres especiais como barras e pontos ao informar os dados de código da licitação e UASG. Somente os números.

Muito bem, após dados inseridos, o campo de unidade gestora será exibido e, ao lado, um selo. Esse selo é muito importante para ser analisado, pois ele lhe informa o quão confiável é o órgão, considerando o tempo médio de pagamento dele.

Após dados informados, agora você deve clicar em “Carregar Itens” novamente para que o software Effecti carregue todos os itens do pregão que você acabou de cadastrar.

Feito isso, nosso sistema carregará automaticamente todos os itens do pregão. Além disso, fornecemos também: grupo; item; descrição detalhada; marca; fabricante; modelo ou versão; quantidade de forma automática; valor unitário; valor total; unidade de fornecimento. É importante ressaltar que essas informações podem variar conforme o portal.

No campo descrição, você deve preencher as informações complementares ao seu produto. A descrição informada na tela de cadastro é a extraída diretamente do portal e não do edital.

Dica da Effecti: não arrisque ser desclassificado e leia sempre o edital da licitação, pois pode haver divergências com as informações do edital com as informadas no portal.

No campo marca, você deve informar a marca do seu produto. Essa informação é obrigatória em pregões onde o objeto de contratação se encaixa em produtos. Agora, em serviços, esse campo não é solicitado. Feito isso, é necessário preencher os dados de fabricante e modelo ou versão, quando houver, e o valor unitário. O valor total não é necessário ser informado, pois o sistema já calcula considerando automaticamente o valor unitário. Praticidade!

Para realizar esse processo via planilha, o usuário precisará exportar os itens diretamente de uma planilha eletrônica, (arquivos do tipo .xlsx) utilizados pela sua empresa na organização e gestão do processo licitatório, você deve clicar no primeiro botão abaixo da aba de “Cadastrar Itens”. Uma janela se abrirá para você combinar as informações da planilha com as utilizadas no portal.

Por exemplo, você utiliza uma planilha onde a descrição se encontra na coluna “A” do excel e a marca na coluna “D”. Nessa janela que se abriu em nosso sistema, você deve realizar a combinação dessas colunas onde o campo marca deve ser inserido a letra “D” e descrição a letra “A”. Dessa forma, nosso software consegue cruzar essas informações e inseri-las automaticamente. Agora, é só clicar em “Importar” e pronto! Seus dados foram importados para o sistema!

Ah, vale lembrar que o sistema lhe avisa quando alguma informação está faltando. Caso você deixe de lado a informação de valor, por exemplo, a linha correspondente a esse item mudará de cor. Isso quer dizer que ela foi parcialmente orçada. Quando todas as informações forem fornecidas, sua linha ficará da cor amarela. Isso significa que está tudo certo e os dados foram devidamente informados.

Dessa forma, você não deixa nenhuma informação e não arrisca ser desclassificado! Importante ressaltar que ainda assim, com os destaques visuais em cada linha, nosso sistema não permite o envio caso tenha alguma informação faltando. Assim, você tem muito mais segurança para não cadastrar valores inexequíveis e perder esse item da licitação.

A plataforma Minha Effecti também fornece alerta durante o cadastro da proposta, podendo ser:

  •  Nível Baixo que ainda permite o envio da proposta ao portal
  •  Nível Alto que impedem o envio da proposta

Alerta do nível baixo informa ao licitante quando não houve alteração na descrição do item da licitação conforme as especificações da empresa. Nesse caso, o licitante corre o risco de ser desclassificado caso mantenha somente as informações do portal.

A exemplo de um alerta nível alto, é quando existem caracteres especiais para propostas no portal Licitações-e, que não permite esse tipo de informação e ocasiona falhas no envio da proposta. Ou ainda, quando o objeto desse mesmo portal não foi alterado, que também é plausível de desclassificação.

Checado todos os pontos de atenção, é só clicar em “Salvar e Enviar” e pronto, sua proposta comercial será encaminhada ao portal! E nosso sistema já gera a proposta comercial para você conforme especificações da sua empresa, otimizando ainda mais essa etapa!

Na impressão da proposta, você ainda pode inserir a logo da sua empresa, assinatura ou rubrica!

Agora você pode estar se perguntando: cadastrei uma informação errada, sou desclassificado da licitação? Não se preocupe, com a Minha Effecti é possível editar as informações e enviar novamente a sua proposta ao portal. É só clicar em “Excluir Envio” e, em seguida, no ícone “Alterar”. Dessa forma, você edita as informações necessárias sem iniciar o processo do zero novamente.

https://www.youtube.com/watch?v=Zvev_1yqVSU

Robô de lances para vencer mais licitações

O exclusivo robô de lances da Effecti possibilita aos licitantes mais assertividade para licitar com segurança e ainda disputar várias licitações ao mesmo tempo! 

Com ele, é possível informar o valor limite, escolher a posição em que sua empresa deseja ficar no pregão, dar o play na disputa, pegar um cafezinho e deixar o trabalho de envio de lances com a Effecti!

Vamos conferir como funciona o robô de lances da Effecti

Certo, o primeiro passo para participar de diversos pregões eletrônicos ou disputas do tipo dispensa eletrônica, e escalar o faturamento da sua empresa é muito simples: basta realizar o download do módulo “Disputar” e atualizar a versão do “Java” em seu computador. Para isso, é só clicar aqui, selecionar o sistema operacional, podendo ser Windows ou Mac/IOS do seu computador, ou você pode ainda baixar pela página inicial da plataforma clicando em “Disputar” no menu esquerdo. Feito o download, é só informar usuário e senha que o sistema iniciará e pronto! O módulo de disputa de licitações está em seu computador!

Informar Dados de Acesso 

Para o sistema conseguir operacionalizar lances automáticos, é preciso informar dados de acesso aos portais, muito similar como a funcionalidade de cadastro de proposta! Necessário abrir o “Disputar” e clicar em “Opções”, seguido de “Configurações Gerais”. Na tela que se abrirá, é onde você irá adicionar o login e senha de cada portal. Primeiramente, você deve escolher o portal e, em seguida, informar login e senha. Nessa mesma tela, você conseguirá visualizar de modo bem simples os portais já cadastrados, excluir dados de acesso e ainda editar as informações caso necessário.

Feito isso, nosso software já consegue estabelecer uma conexão com o portal e enviar seus lances de modo prático e eficaz!

Adicionando os Pregões   

Agora é hora de inserir os pregões eletrônicos que a sua empresa deseja participar! É só clicar em “Opções” ainda no disputar e, em seguida, clicar em “Adicionar Pregões”.

Nesse momento, você irá selecionar o portal e o nome da sua empresa ou filial que irá participar do processo licitatório.

Agora, é só clicar em “Carregar Licitações” para listar todos os pregões vigentes do portal. Para selecionar aquele que é do seu interesse participar, basta selecionar o pregão clicando na caixa de seleção do canto esquerdo e, em seguida, clicar em “Adicionar Selecionados”.

Ótimo, seu pregão foi adicionado com sucesso e está quase pronto para ser disputado!

Configurando a Disputa 

Na tela que se abrirá, você irá configurar suas estratégias de disputa. Para isso, você deve clicar no ícone de configurações e escolher o tipo de redução. O tipo de redução diz respeito ao modo de desconto que a sua empresa deseja fornecer no pregão, podendo ele ser de valor ou ainda percentual. Agora, no campo ao lado, você irá informar a variação desse lance.

Ainda, você opta pelo momento em que deseja iniciar o envio dos lances, podendo ser aberto ou iminência. Por último, você deve configurar o tempo em cada um desses lances. Por padrão, o software Effecti preenche por você 1 minuto e 45 segundos, a qual é o tempo indicado, porém ele pode ser facilmente editado.

Outra opção disponível em nosso sistema é a disputa pela melhor colocação possível. Marcado ela, caso você não tenha margem para vencer a primeira colocação do pregão, o robô de lances irá disputar pelas demais posições, obedecendo sempre os valores informados por você!

Você ainda pode optar por enviar seu lance mesmo que não tenha margem para arrematar o pregão eletrônico na primeira colocação. Marcando a opção “Realizar Lance do valor limite quando não for mais possível disputar o 1º lugar”, nosso sistema continuará a dar lances mesmo que você não tenha margem para vencer. Caso desabilite essa opção, o robô de lances irá parar a sua disputa quando identificado não haver mais margem disponível. Por último, você escolhe de quanto em quanto tempo deseja dar lances e clica em “Gravar”.

Agora, caso você deseje realizar configurações personalizadas para cada um dos itens do pregão, é só clicar no botão de configurações em que deseja personalizar e informar suas especificações!

E pronto, o pregão está configurado! É só clicar no botão de play que nosso robô de lances irá estabelecer uma conexão com o portal e aguardar o pregão entrar em disputa!

Caso você queira parar de dar lances em itens específicos da licitação, é só clicar no botão de pausa do item que nosso robô de lances não continuará a disputa. Porém, nosso sistema continua lhe informando o andamento da licitação caso você queira voltar a licitar esse item durante o pregão eletrônico.

O robô de lances da Effecti oferece total suporte para você participar da disputa nos modos Aberto/Fechado. Para isso, é só alterar o valor limite de cada item e editar o seu lance fechado. Muito simples e prático!

No robô de lances Effecti, enquanto a disputa continua ativa, é possível enviar lances manuais. Para isso, é só clicar no ícone de martelo de cada item e informar o valor do lance que deve ser enviado.

lance manual

Ainda, nosso sistema lhe informa os melhores lances de cada item. Para verificar, é só clicar no item e o valor será exibido na coluna “Melhor Lance”. Esse valor é atualizado constantemente e é muito útil para você acompanhar o pregão e ajustar a sua estratégia de disputa!

https://www.youtube.com/watch?v=1Hbrxq9-Nio

Analisando Resultados

Por dentro da Minha Effecti, você encontra o exclusivo dashboard do Disputar. É só realizar o login no sistema, clicar no menu "Disputar" e, em seguida, clicar em “Dashboard”.

Por lá, você acompanha inúmeras informações extremamente relevantes para a sua empresa otimizar cada vez mais a gestão do processo licitatório.

É possível consultar o porcentual de sucesso nas licitações, que informa os itens vencidos com margem de lucro, o valor arrematado em todos os processos licitatórios realizados utilizando o nosso software, quantidade de licitações e quantidade de itens.

Ainda, você verifica a relação de aproveitamento por item, comparativo de licitações vencidas em cada órgão e, por último, um quadro contendo o histórico das últimas disputas. Tudo isso para facilitar mais a gestão das suas licitações! 

Monitoramento do chat

Agora que você já ganhou a licitação, seria um tanto quanto triste perdê-la por não responder o pregoeiro, não é mesmo? A boa notícia é que a Effecti tem a solução precisa para não perder nenhuma menção feita pelo pregoeiro! Com o monitoramento de chat, você recebe alerta sonoro sempre que sua empresa for convocada, seja ele sonoro ou via aplicativo!

Vamos entender o passo a passo de como garantir o sucesso na licitação: monitorar os chats do pregão eletrônico!

Configurando Dados de Acesso

Para acessar o Monitoramento de chat, você deve primeiramente realizar login na plataforma. No card da página principal, você encontrará o “Monitorar”. Primeiramente, é necessário informar os dados de acesso aos portais para garantir que nossa ferramenta capture todas as informações.

Para isso, ao clicar em “Monitorar”, você deve ir para “Acessos”. Em seguida, uma tela semelhante com a utilizada ao informar os dados de acesso na etapa cadastrar será exibida. Aqui, basicamente o processo é o mesmo. O licitante cadastra as informações solicitadas em cada um dos portais, informa login e senha e clica em “Gravar”. Pronto, acesso configurado.

Aqui vale ressaltar que cada portal pede um dado diferente. Mas, de forma geral, é necessário informar o portal, empresa, usuário e a senha.

Todos os acessos já cadastrados pela sua empresa estarão disponíveis na parte inferior da tela e podem ser consultados e editados a qualquer momento. É muito importante manter os dados sempre atualizados. Caso alguma informação sua sofra alterações, nosso sistema perde totalmente o acesso e não será mais possível lhe alertar a cada mensagem recebida.

Configurar alertas

A Minha Effecti permite realizar uma série de personalizações referentes aos alertas que a sua empresa recebe. Quando sua empresa for convocada, será exibido um alerta visual na cor vermelha e um alerta sonoro que você pode definir dentre 8 opções possíveis.

Para convocações do tipo palavra-chave, os alertas sempre estarão na cor cinza e novamente com alertas sonoros à sua escolha. Essas palavras-chave são informadas na coluna abaixo dos alertas e são totalmente personalizadas. Você escolhe a palavra do seu interesse.

palavra chave

E, por fim, quando não encontrado a palavra-chave, nome da empresa ou CNPJ, o alerta será na cor verde. Lembrando que todos os alertas você pode escolher quais deseja receber ou não. Para ativá-los ou desativar, é só clicar na caixa ao lado esquerdo do tipo de alerta.

As configurações permitem também alertas contínuos, as quais são aqueles emitidos até que alguém da sua empresa marque a mensagem como verificada. Dessa forma, você garante que, em hipótese alguma, uma convocação do pregoeiro será perdida.

Esses tipos de alertas podem estar desabilitados somente quando uma convocação do nome da empresa ocorrer ou ainda em todos os alertas configurados anteriormente. Você no comando!

E, por fim, temos a funcionalidade de exclusão automática de processos cancelados, homologados, fracassados, revogados e desertos. Para isso, o usuário da Minha Effecti tem total autonomia para escolher o período em que essas exclusões serão feitas. Isso ocorre na funcionalidade “Exclusão Automática”. basta adicionar o e-mail para o qual um relatório será enviado quando os processos forem excluídos e clicar em “Salvar”. Pronto, seus alertas estão todos configurados!

Monitorando termos da sua empresa

Para adicionar termos que devem ser monitoradas, você tem 2 opções: a primeira delas é no menu “Minhas Licitações”, na adição da licitação clicando em “+ ações” e, em seguida, em “Palavras-Chave” ou o menu configurações do módulo Monitorar.

Certo, agora é só clicar na página inicial do monitoramento que as suas mensagens serão atualizadas e palavras-chave grifadas quando mencionadas. Lembrando que essas mensagens são atualizadas automaticamente.

Está ocupado realizando alguma tarefa em seu computador e não é possível ficar de olho no sistema a todo momento? Não se preocupe, a cada mensagem do pregoeiro capturada, nosso sistema lhe enviará uma nova notificação, seja notificação por palavra-chave, nome da empresa ou alerta geral.

Lembrando que esses alertas funcionam via notificações diretamente no aplicativo ou alertas sonoros previamente configurados! Ah, lembrando que o exclusivo monitoramento de chat da Effecti pode ser realizado via aplicativo de celular que está disponível para Android e IOS! 

Dessa forma, você monitora todas as convocações do chat do pregoeiro na palma da sua mão!

https://www.youtube.com/watch?v=GceIdhAeTsU

O monitoramento acontece da mesma forma que o software Effecti: a cada mensagem capturada, uma nova notificação de pop-up e alerta sonoro será exibido na barra de tarefas do seu celular.

Pelo pop-up, é possível visualizar as agrupações de mensagens de cada processo licitatório que você está participando, e a coloração das mensagens respeita as informadas por você dentro da Minha Effecti!

Como contratar a Minha Effecti para vencer mais licitações

Mais de 1.500 empresas automatizam os processos de licitação usando diariamente a Effecti.

A equipe da Altermed participa através da nossa solução de mais de 200 processos licitatórios em apenas uma semana e a Boston Scientific, líder Global em Tecnologia Médica, destaca que o alto desempenho do Monitoramento de Chat foi fator decisivo para a implementação das demais funcionalidades:

Foi justamente a necessidade de ter um Monitoramento de Chat mais eficaz, para otimizar o tempo que levávamos para acessar a todos os portais/chats, além de ter maior precisão na comunicação. Optamos pela Effecti pelo fato de ser a plataforma mais completa e com mais funcionalidades.”  Thalita Sestarolli, Especialista de Licitações na Boston.

Quer iniciar um período de testes e começar a usar a plataforma agora mesmo? Clique aqui e preencha os seus dados, assim nosso time comercial entrará em contato o mais breve possível!

Aprenda a licitar e a maximizar seus resultados

Você está iniciando agora na carreira de licitações e precisa dar um upgrade em seus conhecimentos? Temos um curso que vai te ajudar a entender a importância das licitações para o setor público e, em especial, o que é e como funciona o pregão eletrônico.

O Curso Guia do Licitante: do edital à contratação, proporciona liberdade para aprender, pensando em ajudar você a resolver os maiores desafios e dificuldades encontrados nos processos licitatórios. Agregue conhecimento através das aulas com o Advogado e Especialista em Direito do Estado, Luiz Eduardo Zanoto, de maneira simples e descomplicada.

vença mais licitações com o curso da Effecti

Mas se você busca, além de conhecimento, conexões presenciais, estamos a pouco mais de um mês de vivenciar a melhor experiência em eventos de licitações do Brasil: o Effecti Experience 2024!  Um evento onde tecnologia, competência e oportunidades se encontram para transformar sua participação em licitações. 

Garanta seu ingresso e esteja à frente das novidades que estão transformando o mercado de compras públicas!

Effecti Experience — como vencer mais licitações

FAQ Effecti

Quais são os planos disponíveis para contratação da Minha Effecti?

A Effecti oferece diversos planos para atender diferentes perfis de clientes em processos licitatórios:

Starter: ideal para quem está começando, focado em encontrar editais + Crédito Sob Demanda para usos pontuais do robô de lances.
Básico: para até 8 pregões eletrônicos mensais.
Clássico: automação avançada paralicitantes com boa demanda que buscam aumentar e automatizar o processo.
Vip: indicado para licitantes com grande participação em licitações que buscam uma integração completa.
Enterprise: diferenciado para empresas que buscam crescimento constante no mercado público. 
Dispensa Eletrônica: Exclusivo para processos de dispensa.
Effecti para Consultores: uma parceria dedicada a impulsionar empresas no segmento de Consultoria em Licitações.
Para mais detalhes sobre cada plano, veja nosso artigo completo aqui.

O uso de robô de lances é legal?

O Decreto nº 10.024/2019 foi pioneiro em regulamentar a modalidade de licitação de pregão na forma eletrônica, para a aquisição de bens e a contratação de serviços comuns, incluindo os serviços comuns de engenharia, e também estabelecia normas sobre o uso da dispensa eletrônica, no âmbito da administração pública federal.  Este decreto foi posteriormente contemplado na  IN 73/2022, conforme cita em seu art. 19 que de forma inovadora prevê parametrização, para o licitante, de valor mínimo ou de percentual de desconto final, ou seja, automatização dos lances do licitante. O Tribunal de Contas da União (TCU) reconhece que, desde que respeitadas as normas do certame, a utilização desses softwares não constitui irregularidade. O TCU concluiu que a ausência de proibição explícita reforça a regularidade do uso da tecnologia nas disputas, desde que os princípios de isonomia e competitividade sejam mantidos.

Como funciona o período de teste gratuito da plataforma?

O período de teste grátis na Effecti permite que novos usuários experimentem as funcionalidades da nossa plataforma sem custo por um tempo limitado.
Para começar, você precisa se inscrever na nossa plataforma. Isso pode ser feito diretamente em nosso site, onde você fornecerá informações básicas, como nome, e-mail e CNPJ. Durante o período de teste, você terá acesso completo a todas as funcionalidades da plataforma, permitindo que explore e utilize todas as ferramentas disponíveis.
Ao final do período de teste, você poderá avaliar se a nossa plataforma atende às suas necessidades. Se decidir continuar, poderá escolher um dos nossos planos pagos que melhor se adapta ao seu perfil e às necessidades da sua empresa.
O período de teste é completamente gratuito.

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Não, não é necessário fornecer informações de pagamento para iniciar o teste grátis. Basta se inscrever com suas informações básicas, e você poderá começar a usar a plataforma sem compromisso durante o período de teste

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