Como crescer nas licitações com a análise de dados

Estamos vivendo na era da informação. Com o uso da tecnologia, tornou-se possível transformar grandes volumes de dados em informações úteis em poucos segundos. Mas você sabia que também é possível crescer nas licitações com a análise de dados? Os dados podem indicar os melhores caminhos nas mais diversas situações: gestão de empresas, esportes, investimentos, […]

Criado em 19 out 22

Blog

Por Cintia Preis

Blog
Como crescer nas licitações com a análise de dados

Estamos vivendo na era da informação. Com o uso da tecnologia, tornou-se possível transformar grandes volumes de dados em informações úteis em poucos segundos. Mas você sabia que também é possível crescer nas licitações com a análise de dados?

Os dados podem indicar os melhores caminhos nas mais diversas situações: gestão de empresas, esportes, investimentos, análise de tendências, entre muitas outras. E as licitações não ficam de fora disso. Com as informações certas em mãos, é possível melhorar sua performance nos processos licitatórios – reduzindo custos e aumentando as chances de sucesso!

Para crescer nas licitações com a análise de dados, basta que você tenha a ferramenta certa em mãos. A Plataforma Minha Effecti é uma plataforma completa que automatiza todos os processos licitatórios em um único ambiente. Mas, mais do que isso, cada módulo possui dashboards com informações de grande valor para a sua empresa.

Quer entender melhor como a Minha Effecti ajuda você a crescer nas licitações com a análise de dados? Confira ao longo deste artigo!

Minha Effecti: o caminho para crescer nas licitações com a análise de dados

A coleta e o processamento de dados permite que os gestores tenham mais controle sobre tudo que está em jogo nas licitações: performance da equipe de licitações, situação do mercado, análise das oportunidades, avaliação de propostas, comparação entre órgãos e muito mais!

Com a Minha Effecti, a sua empresa se torna muito mais competitiva e lucrativa. Você participa de mais licitações e terá facilidade e agilidade em todo o processo. Para isso, a plataforma possui quatro módulos, que representam as etapas de uma licitação:

  1. Encontrar
  2. Cadastrar
  3. Disputar
  4. Monitorar

Parece fantástico, não é? Mas ainda pode ficar melhor: cada uma dessas etapas possui dashboards com dados de grande valor para que você possa escalar a participação da sua empresa em licitações!

Veja só como a Minha Effecti ajuda você a crescer nas licitações com a análise de dados:

1. Etapa Encontrar

Na Etapa Encontrar, você inicia o seu dia analisando as oportunidades recebidas, conforme o seu filtro de palavras previamente cadastradas, personalizadas de acordo com a sua área de atuação. De forma rápida e fácil, gerencie quais pregões você quer participar.

Veja só os dados que você encontra na Etapa Encontrar:

Oportunidades recebidas

A ferramenta Dashboard da Etapa Encontrar apresenta de forma organizada um relatório sobre a quantidade de oportunidades que foram capturadas para o cliente e também que estão disponíveis para consulta:

  • Disponíveis para pesquisa. Aqui apresentamos a quantidade total de licitações disponíveis para pesquisa na ferramenta Pesquisar. Ou seja, são todas as licitações disponíveis em nosso banco de dados. - que inclui as licitações publicadas nos últimos 6 meses.
  • Capturadas hoje. Quantidade total de licitações capturadas pelo sistema no dia de hoje.
  • Monitorados pela Effecti. Quantidade de portais disponíveis na etapa Encontrar.
  • Enviadas em seu e-mail. Quantidade total de oportunidades encaminhadas ao cliente dentro de 15 dias.

Principais Portais

Lista dos portais que apresentam a maior quantidade de licitações capturadas pela Effecti.

Imagem ilustrativa, valores meramente utilizados como exemplo.

Principais Estados

Lista dos Estados com maior quantidade de licitações capturadas pela Effecti.

Imagem ilustrativa, valores meramente utilizados como exemplo.

Oportunidades por Período

Quantidade de licitações periodicamente enviadas a você com base nas palavras-chave e configurações definidas.

Oportunidades Efetivas

Relação entre a quantidade de oportunidades encontradas e o número de licitações enviadas pelo módulo Cadastrar - com as suas respectivas ações no módulo Encontrar (Favoritadas e descartadas).

Próximas licitações

Lista de licitações que estão próximas da data final de envio da proposta.

Licitações Recentes

Lista das licitações recentemente encontradas em nossas leituras de portais.

Etapa Cadastrar

Com a Etapa Cadastrar, você não perde mais tempo digitando as propostas nos portais de compras. Nossa solução reduz em até 80% o tempo gasto neste processo e ainda garante facilidade do começo ao fim!

A ferramenta Dashboard da Etapa Cadastrar apresenta de forma organizada um relatório sobre a quantidade de oportunidades que foram cadastradas e enviadas ao portal pelo cliente e também quantos itens foram orçados.

Todas as informações apresentadas na ferramenta Dashboard são um compilado das oportunidades cadastradas no sistema e enviadas ao portal.

Disponíveis para pesquisa

Aqui apresentamos a quantidade total de licitações disponíveis para pesquisa na ferramenta Pesquisar. Ou seja, são todas as licitações disponíveis em nosso banco de dados - que incluem as licitações publicadas nos últimos 6 meses.

Propostas Cadastradas

Quantidade total de licitações cadastradas pelo usuário.

Propostas Enviadas

Quantidade total de licitações enviadas ao portal.

Itens orçados

Quantidade total de itens orçados e enviados ao portal.

Aproveitamento

Relação entre a quantidade de propostas com orçamento iniciado e enviadas ao portal.

Principais Órgãos

Relação dos órgãos com maior quantidade de propostas enviadas pelo usuário.

Propostas a Vencer

Lista das licitações cadastradas que estão no término de vigência e sem envio.

Últimos Eventos

Lista dos eventos mais recentes relacionados as suas propostas cadastradas com vigência até os próximos 15 dias.

Etapa Disputar

Na Etapa Disputar, você automatiza o envio dos seus lances – aumentando a sua competitividade e diminuindo muito a chance de erros.

A ferramenta Dashboard captura as informações mais relevantes geradas através da etapa disputar, organizadas e distribuídas para uma visão clara sobre a performance da empresa na participação de licitações.

Todas as informações, apresentadas na ferramenta Dashboard, são a união das disputas realizadas através da etapa disputar de todos os CNPJs contratados pelo cliente, dentro do período estabelecido.

Porcentagem de sucesso

Aqui apresentamos a porcentagem de sucesso das licitações disputadas através da Etapa Disputar em relação aos itens que a empresa possuía margem para arrematar.

Relação do aproveitamento por Item

Apresentamos a quantidade de itens disputados por mês (barras) em relação ao total de itens vencidos (linha).

Comparativo entre órgãos

O gráfico apresenta três informações complementares: o valor total vencido, a relação de órgãos com quantidade de itens e a quantidade de licitações. Apresentamos os três órgãos mais relevantes de cada categoria e unimos seus dados - possibilitando a comparação.

Últimas disputadas

Mostramos as últimas licitações disputadas através da Etapa Disputar, contendo informações como: CNPJ da empresa que disputou, dados do pregão e o total vencido.

Confira também: calculadora de ROI para licitantes!

Etapa Monitorar

Com a Etapa Monitorar você não precisará mais acompanhar as mensagens nos diversos portais de compras do governo. Centralizamos todas elas em um único ambiente e emitimos alertas quando sua empresa for convocada pelo pregoeiro. Desta forma você reduz as chances de perder grandes negócios e sofrer penalizações por não responder o chat.

Nesta etapa não existe um dashboard como nas outras, mas o que não faltam são benefícios dessa tecnologia de monitoramento única:

  • Alertas. Receba alertas visuais e sonoros sempre que a sua empresa for citada no chat dos pregões, garantindo que não perca nenhuma convocação ou prazos legais.
  • Prioridades. Todas as atualizações são destacadas em diferentes cores, ajudando você a focar no que realmente precisa ser resolvido primeiro.
  • Mensagens. Nossa solução possui uma divisão clara entre as mensagens lidas e não lidas de uma licitação, assim você não perde tempo lendo a mesma mensagem mais de uma vez.
  • Agilidade. Destacamos o nome da sua empresa e as palavras-chave encontradas nas mensagens para facilitar a localização do que realmente interessa.
  • Monitoramento. Tenha a possibilidade de centralizar o monitoramento de um grupo de empresas em um único ambiente, ideal para quem presta consultoria, possui filiais ou mais empresas.
  • Suporte. Possuímos canais exclusivos para atendimento de suporte, visando sempre o sucesso do seu negócio.

Confira também: web série sobre quais as principais infrações previstas na nova Lei de Licitações!

Extra: Dashboard Analisar Resultados

Por fim, temos uma última ferramenta para ajudá-lo a crescer nas licitações com a análise de dados: o dashboard Analisar Resultados – que ainda está em versão beta.

Diariamente, a equipe de tecnologia está realizando estudos para aprimorar os resultados e consequentemente qualificar a análise dos licitantes.

Atualmente, ele exibe os dados das atas dos pregões homologados do portal ComprasNet, dos últimos 12 meses em que a sua empresa participou. Você pode ver esses resultados on-line ou exportá-los para uma planilha.

Veja as informações que você acessar:

Resultados do último exercício

  • Quantidade de itens que a empresa teve homologados
  • Quantidade de pregões homologados
  • Quantidade total de unidades de itens homologados
  • Valor total homologado

Gráficos de valores homologados

Avaliação dos valores homologados ao longo dos meses e sua relação com a quantidade de itens homologados.

Gráficos do top 5 Estados que mais compraram da empresa

Números dos principais Estados que compram produtos da sua empresa.

Principais Itens comprados pelos Estados do Top 5

Análise de quais são os itens mais comprados pelos Estados que mais compram da sua empresa.

Top 10 Órgãos que mais homologam

Ranking dos 10 órgãos que mais homologam - indicando o número de pregões e itens homologados.

Imagem ilustrativa, valores meramente utilizados como exemplo.

Top 5 concorrentes

Análise dos principais concorrentes que vendem os mesmos itens que a sua empresa para a Administração Pública.

Principais motivos de recusa

Expõe quais são os principais motivos que levaram a uma recusa de propostas em licitações.

Comparação do total de recusas de proposta com os Top 5 concorrentes

Comparação das recusas da sua empresa com as recusas dos seus principais concorrentes.

Aplicação de filtros

Por fim, você pode aplicar diferentes filtros para encontrar ainda mais informações relevantes para crescer nas licitações com a análise de dados.

Está pronto para crescer nas licitações com a análise de dados?

Acabamos de ver como os dados podem gerar um grande valor para os licitantes. Com a Minha Effecti, você pode crescer nas licitações com a análise de dados – alcançando resultados incríveis!

Quer levar os benefícios dessa tecnologia para o seu negócio? Agende uma demonstração gratuita da Minha Effecti!

* As imagens usadas neste artigo são meramente ilustrativas, com valores utilizados como exemplo.

Compartilhe
WhatsApp Linkedin Facebook Twitter
Esse site usa cookies
Ver termos
plugins premium WordPress