O São Paulo Expo foi palco do Effecti Experience 2024, reunindo mais de 300 profissionais do setor para discutir as mudanças e os desafios das compras públicas no Brasil.
Chegamos à 6ª edição do melhor evento de licitações do Brasil, reafirmando o compromisso da Effecti de conectar diferentes atores do mercado, promovendo a melhor experiência com foco no licitante, sendo um espaço de diálogos, reencontros e novas conexões!
Oferecemos ao público presente uma programação extraordinária, com palestras que abordaram a capacitação contínua de fornecedores e gestores, promovendo, assim, o fortalecimento da comunidade de forncedores e o desenvolvimento de um ecossistema de inovação e tecnologia voltado para o aprimoramento dos processos licitatórios.
Um novo horizonte para as licitações públicas
Estamos vivendo um momento decisivo para as compras públicas no Brasil. A Lei 14.133/21 somada ao avanço tecnológico, culminaram em um novo paradigma para as licitações, promovendo transparência, eficiência e modernização. Cenário onde a capacitação se tornou essencial para garantir que todos os atores envolvidos estejam preparados para implementar e operar com segurança as novas ferramentas e exigências da legislação.
No Effecti Experience 2024 ficou muito claro que a capacitação e o entendimento profundo da nova legislação são chaves para o sucesso. A necessidade de uma formação contínua ultrapassa o conhecimento das normas e se excede para a adoção de tecnologias disruptivas, que estão conduzindo como os processos de aquisição pública são realizadas no país.
Educação continuada como base para a transformação
A educação continuada foi o ponto central de todas as discussões. Sabemos que a nova Lei de Licitações aportou consigo uma série de mudanças e inovações que precisam ser amplamente compreendidas e discutidas para poderem ser aplicadas corretamente.
O Experience foi o palco para mais de 15 especialistas abordarem a necessidade da compreensão detalhada da legislação, com dicas práticas sobre como fornecedores e gestores públicos podem aplicar essas novas diretrizes em seus processos diários.
A Lei 14.133/21, para além de uma atualização de normas, redefine os processos licitatórios. Assim, investir em capacitação garante que os profissionais do setor estejam preparados para tomar decisões mais estratégicas e operem com total conformidade e eficiência.
Destaques da programação do Effecti Experience 2024
A programação do Effecti Experience 2024 foi diversa, cobrindo temas importantes para o entendimento da nova legislação e para a integração de novas tecnologias nos processos licitatórios. Aqui segue um pequeno resumo da abordagem de cada palestra que compôs a programação da melhor experiência em evento de licitações.
Alan Conti, Diretor de Estratégia na Effecti, iniciou a programação na primeira manhã do evento, compartilhando com o público como a empresa lidera a inovação no mercado de licitações. Detalhou as novas soluções tecnológicas que estão sendo desenvolvidas pela Effecti para facilitar a vida dos forncedores, destacando como a empresa tem contribuído para aumentar a eficiência e a transparência nos processos. Confirmando que a automação de tarefas e a integração de novas ferramentas estão evoluindo junto com o futuro das licitações públicas.
Newton Tortorello consultor da Mannesoft Winner, empresa com 33 anos de experiência em gestão de licitações, nos mostrou as principais soluções oferecidas e como o software especializado da Mannesoft Winner facilita a eficiência operacional e o compliance nos processos licitatórios, ajudando empresas a se prepararem melhor para suas disputas e a otimizar a gestão de contratos. Enfatizou ainda três pilares fundamentais do sistema: eficiência operacional, inteligência competitiva e compliance técnico, demonstrando a importância da tecnologia para evitar erros comuns com documentação e garantir que o processo seja fluido e eficiente.
Ronny Charles, Advogado, Consultor e Parecerista, Doutor em Direito do Estado e Regulação, Mestre em Direito Econômico e autor de diversos livros jurídicos, apresentou para o público do Effecti Experience 2024, uma retrospectiva sobre como as licitações públicas evoluíram ao longo das décadas, mostrando as lições aprendidas com os desafios do passado e como isso impacta e modifica o cenário atual. Discutiu com maestria, como a tecnologia trouxe agilidade, segurança e transparência, além de compartilhar sua visão sobre os futuros desenvolvimentos e as oportunidades que se abrirão com a Lei 14.133/21. Sua palestra focou nas percepções sobre como os gestores públicos e fornecedores podem se adaptar às mudanças iminentes, sem entrarem necessariamente em convergência.
Murilo Jacoby, Advogado, Professor e Consultor, analisou de forma técnica e detalhada a dispensa de licitação no novo arcabouço legal da Lei 14.133/21. Explicou como a dispensa deve ser tratada como uma exceção e não como uma modalidade, oferecendo orientações práticas sobre como aplicá-la de maneira correta e estratégica. Sua abordagem esclareceu pontos importantes sob a perspectiva da nova legislação e como os participantes podem permear por essas mudanças com mais segurança.
Everton Santos, Diretor de Normas e Sistemas de Logística do Ministério da Gestão e Inovação, Líder da Transformação Digital em Compras Públicas no Brasil, compartilhou as novas implementações de gestão do Portal Compras.gov.br. Mostrou como o portal tem sido um facilitador da transparência e eficiência, trazendo inovações que tornam os processos mais acessíveis e seguros. TAmbém enfatizou como a digitalização das compras públicas está beneficiando tanto os órgãos governamentais quanto os fornecedores.
Benhur Randani, Cida Gomes, Jeferson Mastaler e Luis Fernando formaram um painel que proporcionou uma discussão ampla sobre a aplicação prática da tecnologia nas licitações. Benhur, juntamente com os convidados da Mannesoft, explorou estratégias para os fornecedores otimizarem seus processos por meio de ferramentas automatizadas e inovações tecnológicas.
Maicon Schelter, Diretor de Tecnologia na Effecti discutiu o papel da tecnologia, especificamente os robôs de lances, no processo de aquisição pública. Explicou como essas tecnologias estão aumentando a agilidade e a precisão nos lances, oferecendo uma nova maneira dos fornecedores competirem em licitações. Ressaltou ainda os benefícios dessa automação para a eficiência dos processos e como isso se traduz em resultados mais justos e eficazes para todas as partes envolvidas.
Viviane Mafissoni, Diretora Acadêmica do Instituto Nacional da Contratação Pública, abordou um tema sensível, a reabilitação após sanções em licitações. Compartilhou estratégias detalhadas para que empresas que passaram ou passam por sanções possam reconstruir sua credibilidade e recuperar a confiança dos órgãos públicos. Dialogou também sobre a importância de seguir práticas transparentes e éticas para garantir que as empresas voltem a competir de forma saudável, sem estigmas.
Jonas Lima, Advogado e palestrante, revisitou a importância das estratégias judiciais para licitantes que enfrentam disputas legais. Sua palestra ofereceu uma visão técnica sobre como os fornecedores podem proteger seus interesses e garantir seus direitos durante processos licitatórios. Evidenciou táticas que podem ser adotadas para evitar complicações legais e maximizar as chances de sucesso em disputas judiciais.
Jakson Follmann, ex-jogador da chapecoense, cantor e palestrante, encerrou o primeiro dia com uma palestra que emocionou a todos, sobre superação e reinvenção. Compartilhou sua própria história de vida após o acidente da Chapecoense e mostrou como é possível se reinventar e encontrar um novo propósito em tempos de adversidade. Sua mensagem foi de resiliência e encorajamento, lembrando a todos da importância de perseverar e seguir em frente, independentemente dos desafios enfrentados.
Candice Almeida, Diretora de Operações na Effecti, abriu as atividades da manhã do segundo dia do Effecti Experience 2024, reforçando que o futuro será tecnológico mas também será humano. Falou sobre a importância de ser relevante, corajoso e colaborativo, reforçando que, apesar da crescente automação, o elemento humano continuará a ser o centro das transformações. Sua mensagem foi que a inovação tecnológica precisa estar aliada à colaboração e à coragem para enfrentar desafios, construindo um futuro mais eficiente e inclusivo.
Mirela Miró, Mestre em Direito Econômico e também Professora, expôs na a plenária, uma análise profunda sobre o Sistema de Registro de Preços e como ele está reestruturando as compras públicas no Brasil. Discutiu os desafios e as inovações, mostrando como o sistema pode otimizar contratações e melhorar a eficiência. Mirela também compartilhou percepções práticas sobre como operar de maneira segura dentro desse cenário, trazendo orientações relevantes para os gestores públicos e fornecedores que buscam se adaptar às novas regras.
Carolina Ramos, Co-fundadora e COO da Granto Seguros, abordou como o seguro garantia pode trazer mais autonomia e segurança para os processos licitatórios e explicou como essa ação pode ser utilizada para proteger fornecedores e órgãos públicos, garantindo o cumprimento dos contratos.
Gustavo Loyola, Gerente de Negócios no SERPRO, subiu ao palco para enfatizar a importância da colaboração entre o setor público e o privado na criação de um ecossistema de inovação nas compras públicas. Em sua fala, explorou como a inovação pode ser a chave para modernizar e tornar o setor público mais eficiente. Reforçou que, ao unir forças, tanto o setor público quanto o privado podem enfrentar desafios de forma mais ágil e eficaz, promovendo compras públicas mais sustentáveis e transparentes.
Virgínia Bracarense, subsecretária de Compras Públicas da SEPLAG/MG conduziu sua fala sobre as oportunidades e desafios que a inovação e a tecnologia apresentam nas licitações públicas. Discutiu as ferramentas tecnológicas disponíveis para otimizar os processos, melhorar a transparência e aumentar a eficiência. Virgínia também compartilhou como as licitações podem ser aprimoradas por meio da tecnologia, ajudando tanto os órgãos públicos quanto os fornecedores a adotar práticas mais modernas e eficazes.
Caroline Rodrigues, Consultora Jurídica, autora e professora, especialista em licitações públicas, elencou estratégias práticas sobre a gestão de riscos, um aspecto importante na implementação da nova Lei de Licitações. Apresentou diretrizes para assegurar o sucesso na aplicação da Lei 14.133/21, nos lembrando como os gestores públicos e fornecedores podem evitar riscos e garantir a conformidade com as novas exigências legais. Sua palestra foi repleta de percepções sobre como identificar e mitigar os principais riscos em grandes projetos, garantindo processos mais seguros e eficientes.
Victor Amorim, Membro do Comitê Gestor da Rede Nacional de Contratações Públicas, abordou as principais estratégias para otimizar o pregão eletrônico à luz das novas regras da Lei 14.133/21. Pontuou táticas que os gestores públicos e fornecedores podem adotar para maximizar o desempenho nos pregões eletrônicos, trazendo mais eficiência e melhores resultados. Explorou exemplos e compartilhou orientações claras sobre como usar essa modalidade de forma mais estratégica e vantajosa, especialmente em um cenário cada vez mais digital.
O Ministro do TCU, Antônio Anastasia, conduziu uma palestra que ofereceu um panorama abrangente sobre a Lei 14.133/21, onde pontuou as mudanças mais significativas que ela acarretou para o setor de licitações. Em sua fala, trouxe como essas alterações estão impactando o futuro das compras públicas no Brasil e forneceu uma visão clara sobre o que esperar nos próximos anos. Sua apresentação foi essencial para auxiliar os participantes a entenderem como se adaptar às novas regulamentações e aproveitar as oportunidades que elas oferecem.
Encerrando a plenária e o segundo e último dia do Effecti Experience 2024, Daniel Scuzzarello proporcionou uma importante reflexão sobre coragem, tanto no âmbito pessoal quanto no corporativo. Abordou como a coragem de agir e liderar mudanças pode impactar positivamente o ambiente de trabalho e a vida pessoal. Enfatizou que, para liderar mudanças, é essencial ter consciência e clareza sobre as ações, além de motivar o público a aplicar esses princípios no seu dia a dia, fortalecendo suas organizações e a si.
Juntos, construímos o futuro das licitações
Após um ano de intensa preparação, ver o Effecti Experience 2024 ganhar forma foi uma verdadeira satisfação. Foram dois dias de muito aprendizado, troca de experiências e conexões que ultrapassam as paredes do evento. Gostaríamos de agradecer a todos os participantes por dedicarem seu tempo e compartilharem suas vivências conosco.
É um privilégio perceber o impacto que o evento tem em cada um, e saber que contribuímos para a capacitação de profissionais comprometidos com licitações mais transparentes, éticas e eficientes. Além disso, consolidamos uma comunidade de licitantes forte e unida, que fortalece o ecossistema de inovação e tecnologia tanto para fornecedores quanto para a administração pública. Juntos, estamos construindo um futuro melhor para a administração pública e para a sociedade.
Também deixamos nosso agradecimento especial aos patrocinadores, Mannesoft Winner, Granto Seguros e ao Portal de Compras Públicas, que acreditaram nessa experiência, sendo fundamentais para possibilitá-la.
Nosso agradecimento mais que especial ao incrível Mestre de Cerimônias, excepcional advogado e Especialista em Direito do Estado, Luiz Eduardo Zanoto, por sua presença e condução impecável do evento.
E claro, ao time da Effecti, que com sua organização, proporcionou momentos tão ricos e intensos. Temos a certeza de que todos saíram do Effecti Experience 2024 com uma nova perspectiva sobre o futuro das licitações.
Muito obrigado! Seguiremos juntos nessa missão de transformar o mercado de compras públicas no Brasil.