IN nº 67 e a legalidade do robô de lances: fim da polêmica! - Effecti | Tecnologia para Licitantes

Se você ainda tinha dúvidas sobre a legalidade do robô de lances nas licitações, saiba que essa polêmica está chegando ao fim. Foi publicada a Instrução Normativa SEGES/ME nº 67, que institui o Sistema de Dispensa Eletrônica – uma tecnologia usada para a parametrização de lances.

Ou seja, a própria Administração Pública está começando a incorporar a tecnologia dos robôs de lance nas licitações. Isso leva os benefícios que essa ferramenta oferece para todos os licitantes e mostra que o Governo está empenhado em modernizar o processo licitatório.

Quer entender melhor as disposições da IN nº 67/2021 e a relação com a legalidade do robô de lances? Confira logo a seguir!

Entenda as disposições da IN nº 67/2021

A nova Instrução Normativa nº 67/2021 dispõe sobre a dispensa de licitação, na forma eletrônica, que trata a nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021). Além disso, institui o Sistema de Dispensa Eletrônica no âmbito da Administração Pública federal, autárquica e fundacional.

Com essas disposições, os licitantes que participarem das dispensas eletrônicas poderão fazer a parametrização do valor final mínimo ofertado. Veja quais são as regras que estão no Art. 9º da IN 67/2021:

  • Deve ser aplicado o intervalo mínimo de diferença de valores ou de percentuais entre os lances, que incidirá tanto em relação aos lances intermediários quanto em relação ao lance que cobrir a melhor oferta.

  • Os lances serão de envio automático pelo sistema, respeitado o valor final mínimo estabelecido e o intervalo mínimo de diferença de valores ou de percentuais entre os lances.

A IN 67/2021 também define que valor final mínimo do lance poderá ser alterado pelo fornecedor durante a fase de disputa, desde que não ultrapasse o valor de um lance já registrado por ele no sistema.

Além disso, o valor mínimo parametrizado possuirá caráter sigiloso para os demais fornecedores e para o órgão ou entidade contratante, podendo ser disponibilizado estrita e permanentemente aos órgãos de controle externo e interno.

Outro ponto importante destacado na IN nº 67/2021 é que cabe ao fornecedor acompanhar as operações no sistema. Isso quer dizer que ele fica responsável pelo ônus decorrente da perda do negócio diante da inobservância de quaisquer mensagens emitidas pelo sistema ou de sua desconexão.

Fim da polêmica em torno da legalidade do robô de lances

A legalidade do robô de lances é um tema que desperta discussões – mesmo que já existam evidências que atestam a legitimidade no seu uso. Com a publicação da IN nº 67, a Administração Pública dá uma grande demonstração de que essa tecnologia é bem-vinda. Ou seja, o robô de lances está sendo oficializado pelo Governo.

Levando isso em consideração, não há mais motivos para não contar com a Effecti – a melhor e mais eficiente plataforma de automação para licitantes!

Effecti: sigilo e eficiência nas suas licitações

Com a Effecti, o seu orçamento e suas estratégias podem continuar sendo sigilosos, gerando excelentes negócios para sua empresa e para o Governo. Trata-se de uma plataforma completa que pode auxiliá-lo durante todo o processo licitatório – desde o aviso de licitação até a disputa e monitoramento de mensagens.

Veja tudo o que você pode fazer na plataforma Effecti:

Encontrar

Com filtros inteligentes, enviamos para você apenas as licitações que tenham relação com os produtos e serviços da sua empresa. São mais de 500 mil novas oportunidades todos os meses.

Cadastrar

Reduzindo em até 80% o tempo gasto neste processo, realizamos a leitura de suas propostas e as enviamos automaticamente aos portais ComprasNet, Compras Públicas e Licitações-e.

Disputar

Automatize o envio dos seus lances, aumente a sua competitividade e diminua muito as chances de erros. Dispute com facilidade e segurança diversos pregões eletrônicos ao mesmo tempo.

Monitorar

Você não precisará mais acompanhar as mensagens nos diversos portais de compras, centralizamos todas elas em um único ambiente e emitimos alertas quando sua empresa for convocada.


Conte com uma estratégia inteligente, uma plataforma completa e um atendimento especializado para o seu negócio. Faça um teste grátis da plataforma Effecti agora mesmo!

Você pode Gostar

Câmara dos Deputado

No início deste mesmo mês a votação da nova Lei...

Dicas e cuidados ao

Olá, meu nome é Everton Porath, sou diretor da Effecti...

Qual é o Prazo para

Se você chegou até aqui, é porque provavelmente está com...

Leave a Comment