O robô de lances nas licitações

A utilização do robô de lances nas licitações vem ganhando espaço entre as empresas interessadas em oferecer produtos e serviços para a Administração Pública, sendo um grande aliado na simplificação dos processos do pregão eletrônico.

Por conta disso, muitas empresas têm dúvidas sobre as vantagens da sua utilização para participar de pregões eletrônicos. Como consequência, a falta de informações a respeito deste assunto pode estar reduzindo as suas oportunidades de fazer bons negócios com o Estado, diminuindo seu potencial de crescimento e a sua competitividade com o mercado.

Por isso, neste artigo vamos explicar melhor como funciona o robô de lances nas licitações, e o que a lei tem a dizer sobre o assunto. Confira a seguir!

Criado em 28 set 23

Blog

Por Cintia Preis

Blog
O robô de lances nas licitações

Afinal, o que é um robô de lances?

O que conhecemos como robô de lances é, basicamente, um programa ou ferramenta de envio automático de lances – ou seja, ele nada mais faz do que automatizar o envio de lances no pregão eletrônico.

Após realizar as configurações necessárias, durante uma disputa, ele será responsável por acompanhar o pregão mesmo sem supervisão humana e enviar os lances de maneira ágil e certeira, evitando erros de digitação. Desta forma, ele evita que sua empresa possa digitar valores errados, reduzindo as chances de ser punida por perder o momento de enviar o seu lance no momento adequado no Pregão, além disso irá respeitar as margens de preço que a equipe financeira da empresa deixou preestabelecidas.

Assim, ele não oferece nenhuma vantagem direta para a empresa participante, o que poderia ser interpretado como competição desleal. O que ele faz é simplificar o processo de entrada de lances, otimizando o tempo da equipe de licitações, além de facilitar que a sua empresa não perca a oportunidade de enviar o seu lance e o faça de maneira ágil e eficiente.

https://www.youtube.com/watch?v=4bG6pjIU3tY&t=22s

É permitida a utilização do robô de lances nas licitações?

A utilização do robô de lances é um tema geralmente, polêmico. Porém, sabe-se que não há lei no ordenamento jurídico que proíba a sua utilização.

Diversos autores inclusive dispõem que a utilização do software maximizam a eficiência nas contratações:

"O uso de softwares, desde que não infrinjam normas gerais do Direito, realmente auxilia no desenvolvimento das contratações públicas e beneficiam o Estado com propostas cada vez mais econômicas, e cabe a este apenas o crivo da exequibilidade dos produtos ou serviços ofertados em conformidade com seus preços."

FERNANDES, Murilo Queiroz Melo Jacoby. Intervalo de lances no pregão eletrônico. Portal Sollicita. Coluna Jacoby Fernandes – Primeira Mão. Edição de 11/04/16.

É importante lembrar que a própria Administração Pública utiliza robôs - no Tribunal de Contas da União, há a Sofia, a Alice, a Monica, que são ferramentas tecnológicas utilizadas para a fiscalização em licitações.

E ainda, com a publicação da IN 67/2021, há expressa possibilidade de o fornecedor parametrizar o seu valor final mínimo quando do cadastramento da proposta.

Portanto, não há dúvidas de que o uso dos robôs e da tecnologia favorecem a eficiência nas contratações públicas.

Conheça o robô de lances da Effecti

Mesmo com os novos formatos de disputa e com a limitação de tempo imposta nos sistemas de pregão, o uso dos robôs de lances nas licitações continua sendo muito vantajoso para as empresas. Além de evitar falhas e penalidades por conta de erros no envio dos lances, o robô ainda promove economia de tempo e de custos para participar de licitações com mais eficiência.

O robô de lances da Effecti permite que você participe de várias licitações simultaneamente, disputando diversos itens de diferentes pregões, reduzindo o risco de perder convocações e prazos, ou enviar lances errados. Você pode diminuir as chances de ser penalizado, fazendo a configuração de valores com antecedência, e tendo a opção de adicionar todos os portais pelos quais quer participar. Da mesma forma, é possível personalizar cada um dos itens individualmente, se desejar.

Com a nossa plataforma de automação, a sua empresa se torna muito mais competitiva e lucrativa. Escale sua participação em licitações reduzindo o risco de sofrer punições nem aumentar despesas de pessoal em atividades repetitivas.

Encontre, cadastre, dispute e monitore, tudo isso em um só lugar e com a melhor tecnologia. Automatize suas tarefas em uma única plataforma, tornando sua equipe mais produtiva. Clique aqui!

Compartilhe
WhatsApp Linkedin Facebook Twitter
Esse site usa cookies
Ver termos
plugins premium WordPress