Onde e como encontrar editais de licitação

As licitações representam uma grande mina de ouro para as organizações brasileiras. Qualquer empresa pode participar de licitação, independente do tamanho – afinal, o mercado de compras públicas é muito vasto e abrange diversas áreas. Mas como encontrar editais de licitação para o seu negócio? Mesmo reconhecendo as oportunidades das licitações, muitas empresas ficam travadas […]

Criado em 30 nov 21

Blog

Por Cintia Preis

Blog
Onde e como encontrar editais de licitação

As licitações representam uma grande mina de ouro para as organizações brasileiras. Qualquer empresa pode participar de licitação, independente do tamanho – afinal, o mercado de compras públicas é muito vasto e abrange diversas áreas. Mas como encontrar editais de licitação para o seu negócio?

Mesmo reconhecendo as oportunidades das licitações, muitas empresas ficam travadas no momento de encontrar bons editais. São tantos processos de licitação ocorrendo diariamente no Brasil que pode ser desafiador encontrar as disputas realmente relevantes para você, não é?

Neste artigo vamos conferir algumas dicas para ajudá-lo a encontrar os melhores editais de licitação e aumentar as chances de vendas para a Administração Pública. Confira logo a seguir!

A importância de encontrar bons editais

É essencial encontrar bons editais de licitação! Órgãos públicos Federais, Estaduais e Municipais são os maiores consumidores de produtos e serviços atualmente, se tornando uma grande oportunidade para empresas de todos os portes. Segundo o Portal da Transparência, foram mais de R$ 54 bilhões de reais em licitações somente em 2020.

Sua empresa ainda não vende para o governo? Saia na frente de seus concorrentes participando deste mercado que fará você multiplicar o faturamento de forma rápida e segura.

Acerca desse assunto há empresários relutantes que se questionam: minha empresa é pequena demais para atender a esse mercado? Com certeza isso não é problema, saiba que existem milhares de micro e pequenas empresas que possuem menos de 10 funcionários e faturam o mesmo valor que outras empresas com mais de 50 funcionários.

Além do alto poder de compra, é impressionante os itens solicitados pelos órgãos públicos, os quais às vezes nem imaginamos: eles vão desde sacos de lixo, materiais de expediente, roupas, peças de automóveis, seguros, passagens, obras e outras infinidades de produtos e serviços que você pode oferecer.

A grande questão está em encontrar editais de licitação que façam sentido para a sua empresa. Ou seja, que tenham como objetivo os produtos e/ou serviços que você vende e em um volume que você consiga atender. É dessa forma que você consegue fechar bons negócios e garante a entrega do objeto conforme previsto no contrato firmado – cumprindo os prazos e sem sofrer prejuízos econômicos.

https://www.youtube.com/watch?v=x_22F99AHUQ

Afinal, onde e como encontrar editais de licitação?

Se você já está habituado com o universo das licitações, sabe que encontrar editais de licitações compatíveis com o seu negócio é como descobrir uma mina de ouro, cheia de vantagens como: não necessitar investir valores altos em marketing para vender seu produto, sua empresa não precisa ter uma localização privilegiada, não precisa de grandes equipes e vários departamentos para dar conta desse mercado, entre outros – além de obter lucros jamais alcançados com o varejo comum.

Agora você deve estar se perguntando: beleza, mas onde eu encontro esses editais compatíveis com o meu negócio? Existem dezenas de portais que, juntos, reúnem cerca de 30.000 editais publicados todos os meses.

Veja suas principais opções para encontrar editais de licitação para o seu negócio:

Cadastro nos portais

A primeira forma de encontrar editais de licitação é ficar de olho nos diversos portais que existem espalhados pelos órgãos Federais, Estaduais e Municipais.

Para facilitar esse processo, você pode se cadastrar nos portais de compras governamentais e marcar a opção de ser notificado sobre produtos do seu ramo de atuação na região de atendimento que mais lhe interessar, e depois é só escolher as licitações do seu agrado e começar a faturar.

Plataforma Licitação Grátis

Uma ótima opção de encontrar as melhores oportunidades de negócios com o governo em um único lugar é usando o Portal Licitação Grátis – um buscador de licitação mantido pela Effecti. Dessa forma, você faz buscas rápidas usando palavras-chave relacionadas ao seu produto ou serviço.

Plataforma Minha Effecti

Por fim, a opção mais eficiente para você encontrar editais de licitação: a plataforma Minha Effecti. No módulo de Busca de Editais nós capturamos mais de 500 mil novas oportunidades de negócios todos os meses, aplicamos filtros inteligentes e enviamos a você apenas avisos de licitações que tenham relação com os produtos e serviços da sua empresa.

Veja alguns números do aviso de licitações da Effecti:

  • 1.355 portais monitorados pela solução Effecti
  • + 22.199 licitações capturadas nos últimos 7 dias
  • + 77.906 licitações capturadas nos últimos 30 dias

Por que monitorar editais com a Effecti?

Quer entender melhor por que encontrar editais de licitação se torna mais fácil com a Effecti? Confira os principais recursos dessa funcionalidade:

  • Receba apenas o que interessa. Com a Minha Effecti você filtra as palavras-chaves relacionadas ao seu produto ou serviço, recebendo apenas os editais que lhe interessam. E isso tudo automaticamente: escolha até 4 horários diários que deseja receber nossos e-mails com as novas oportunidades de negócios.

  • Busca por palavras-chaves. O módulo encontrar da plataforma minha Effecti deixa você cadastrar qualquer palavra-chave para a busca de editais, independente do segmento da sua empresa. Ele não faz a busca através do CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) da empresa, ou seja, é possível buscar qualquer edital – mesmo que não seja o que sua empresa produz/fabrica ou serviço que presta. Com isso, você tem total autonomia para buscar qualquer produto ou serviço nas licitações.

  • Fácil acesso aos portais de compras. Na ferramenta de aviso de licitação você também encontra a opção de link / atalho para direcioná-lo para o portal que está ofertando a oportunidade de negócio. Com isso, você perde menos tempo buscando informações sobre as licitações abertas.

  • Encontre o edital e outros documentos. Como você deve saber, o edital é o principal documento que deve ser analisado para aumentar suas chances de sucesso em uma licitação. Usando a Minha Effecti você tem a possibilidade de baixar o edital e outros anexos (relação de itens, planilha de custos, entre outros) sem precisar sair do sistema.

Você já sabia onde e como encontrar editais de licitação? Quer conhecer melhor a plataforma Minha Effecti? Então experimente gratuitamente agora mesmo!

Compartilhe
WhatsApp Linkedin Facebook Twitter
Esse site usa cookies
Ver termos
plugins premium WordPress