Você já ouviu falar sobre o seguro garantia nas licitações? Essa é uma das formas de garantia que estão previstas na nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/21) – e segue semelhante ao que já tínhamos na Lei nº 8.666/83.

Quando uma empresa decide participar de uma licitação, uma de suas obrigações é a prestação de garantia – seja nas contratações de obras, serviços ou fornecimentos. Entre as modalidades de garantia que o licitante pode optar, destaca-se o seguro garantia como a alternativa mais moderna e vantajosa.

Neste artigo vamos entender melhor como funciona o seguro garantia nas licitações. Confira!

Formas de garantia previstas na legislação

O artigo 96 da nova Lei de Licitações prevê que, a critério da autoridade competente, em cada caso, poderá ser exigida, mediante previsão no edital, prestação de garantia nas contratações de obras, serviços e fornecimentos.

As modalidades de garantia que podem ser escolhidas pelos licitantes são:

  • 1. Caução em dinheiro ou em títulos da dívida pública. Neste caso, a empresa vencedora da licitação deve depositar o valor da garantia em uma conta determinada pela Administração Pública e este saldo fica retido até o final do contrato.
  • 2. Seguro garantia. Trata-se da opção mais moderna e utilizada pelos licitantes para dar garantia à Administração Pública. Logo a seguir veremos suas características.

  • 3. Fiança bancária emitida por banco ou instituição financeira. Trata-se de um documento emitido por um banco devidamente registrado no Banco Central do Brasil. Geralmente, o custo para a empresa é de 4% a 12% ao ano do valor da garantia. 

Como funciona o seguro garantia?

O artigo 97 da nova Lei de Licitações explica o funcionamento do seguro garantia:

O seguro garantia tem por objetivo garantir o fiel cumprimento das obrigações assumidas pelo contratado perante a Administração, inclusive as multas, os prejuízos e as indenizações decorrentes de inadimplemento, observadas as seguintes regras:

  • O prazo de vigência da apólice será igual ou superior ao prazo estabelecido no contrato principal e deverá acompanhar as modificações referentes à vigência deste mediante a emissão do respectivo endosso pela seguradora.

  • O seguro-garantia continuará em vigor mesmo se o contratado não tiver pago o prêmio nas datas convencionadas.

  • Nos contratos de execução continuada ou de fornecimento contínuo de bens e serviços, será permitida a substituição da apólice de seguro-garantia na data de renovação ou de aniversário, desde que mantidas as mesmas condições e coberturas da apólice vigente e desde que nenhum período fique descoberto – ressalvado na hipótese de suspensão do contrato por ordem ou inadimplemento da Administração.

Na prática, o seguro garantia é um documento emitido por uma seguradora devidamente registrada na SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) que tem o objetivo de garantir que a empresa cumpra sua obrigação com o contratante. Cada tipo de contratação tem uma cobertura específica que varia conforme a necessidade de se construir uma obra, prestar algum serviço ou fornecer bens e materiais.

Benefícios do seguro garantia nas licitações

A prestação de garantia nas licitações é uma obrigação legal, certo? Porém, o licitante ainda pode escolher a alternativa que seja mais vantajosa entre as alternativas previstas na lei. Veja alguns dos benefícios de optar pelo seguro garantia nas licitações:

  • Eficiência e agilidade para resolver toda a burocracia em torno da licitação;
  • Custos menores em relação às outras garantias;
  • Possibilidade de dedução do imposto de renda ;
  • Garantia do cumprimento de todas as obrigações do tomador na licitação;
  • Pode ser contratado por qualquer tipo de empresa – independentemente do tipo de produto oferecido ou serviço prestado e do valor do contrato.

Ou seja, o seguro garantia é uma maneira mais simples e rápida de garantir a execução de um contrato de licitação. E isso vale até mesmo nos casos em que a empresa não consegue honrar suas obrigações em decorrência de qualquer imprevisto.

Você já conhecia o funcionamento do seguro garantia nas licitações? Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário!

Você pode Gostar

Conheça o Portal de

Você já usou o Portal de Compras MG? O Portal...

Mais dinheiro para o

Senado aprova cessão onerosa que permite à União compartilhar com...

Como MEIs e Pequenas

Como MEIs e Pequenas Empresas podem vender para o governo...

Leave a Comment

Usamos cookies nesse site para oferecer a melhor experiência de navegação. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.