Vender produtos ou serviços para a Administração Pública pode ser muito vantajoso para a sua empresa, mas muitos empreendedores hesitam em participar de um edital licitatório por achar que este será um processo longo e trabalhoso. Assim, uma dúvida frequente entre os gestores de negócios é: afinal, vale a pena participar de licitações?

Uma empresa pode se beneficiar profundamente em participar de licitações, sendo oportunidades importantes de alavancar o crescimento do negócio. No entanto, apesar de editais serem publicados em Diários Oficiais todos os dias, a falta de conhecimento e organização a respeito dos processos licitatórios são grandes entraves que impedem muitas empresas de explorarem esta parcela do mercado.

Felizmente, estes problemas possuem uma solução simples. Neste artigo, vamos entender por que vale a pena participar de licitações e como sua empresa pode explorar também estas oportunidades. Confira a seguir!

Baixo risco de inadimplência

A inadimplência é um dos maiores vilões dos caixas de qualquer negócio. Assim, uma das vantagens de participar de licitações é a garantia do recebimento do pagamento, pois as chances de inadimplência são mínimas. É seguro considerar que a Administração Pública possui o capital necessário para a realização do projeto em caixa e, mesmo em cenário de instabilidade econômica no país, o contrato licitatório assegura o pagamento por parte dos órgãos públicos.

Boa oportunidade de competir de forma justa

Participar de licitações permite que você compita com empresas de todos os portes em vários locais do país, pois a sua empresa pode participar de licitações do país inteiro de maneira inteiramente remota e eletrônica. Além disso, a Nova Lei de Licitação mantém o direito de preferência na escolha de pequenas empresas para contratos cujo valor estimado é inferior à receita bruta máxima para enquadramento como empresa de pequeno porte – hoje, R$ 4.800.000,00. Desta forma, é uma ótima maneira de competir com empresas maiores e ter a oportunidade de crescer o seu negócio.

Redução de custos com propaganda e divulgação

Para o ente público, a análise das propostas é bastante objetiva: o que conta é a qualidade da proposta e os preços oferecidos pela empresa. Desta forma, não existe a preocupação em ter uma boa presença digital e gerar retorno com o marketing, como para clientes particulares. Ao participar de licitações, você pode focar na qualidade dos serviços oferecidos e gerar reconhecimento para a empresa sem gastar com propaganda e divulgação.

Foco no crescimento da empresa

O foco do governo é sempre a eficiência do seu trabalho. Com a Administração Pública, você não precisa se preocupar em fazer agrados ao cliente, oferecer descontos adicionais ou ter jogo de cintura para se adaptar a mudanças de planos e novas exigências. Uma vez acordado o contrato, o preço e os serviços inclusos são os ali descritos, o que permite que a sua empresa foque em investir para melhorar os seus processos e a sua produção, sem dor de cabeça.

Clareza das informações ao montar propostas

Nos editais, a Administração descreve claramente o que quer comprar, a quantidade de produtos ou serviços, a margem de preço que pretende pagar e como os objetos da compra devem ser entregues. Com isso, criar propostas para participar de licitações não é uma tarefa complicada para quem sabe como encontrar as informações necessárias, pois os documentos de convocação explicam até mesmo os critérios de escolha da melhor oferta. Basta ter um processo eficiente de montar propostas e organizar documentos para apreciação dos órgãos envolvidos e você pode estar na corrida por vários negócios vantajosos sem trabalho e dificuldade.

Como participar de licitações com praticidade?

Para participar de licitações com eficiência e praticidade, é importante saber como encontrar os editais relevantes para a sua empresa, organizar todos os documentos necessários e acompanhar as citações dos órgãos públicos para não perder as convocações e ser penalizado. Realmente, na prática parece ser um tanto quanto trabalhoso, não é mesmo?

Com a finalidade de ajudar as empresas interessadas em participar de licitações a fazer isso de maneira fácil e rápida, existe a Effecti. Somos uma plataforma voltada a facilitar as tarefas dos licitantes, filtrando editais com palavras relacionadas aos seus serviços, reduzindo em até 80% o tempo que você leva fazendo o cadastro na licitação, permitindo a participação em pregões simultâneos com simplicidade e emitindo alertas para você saber sempre que houver alguma movimentação em algum dos editais.

Além disso, temos um sistema seguro que salva os seus dados na nuvem e pode ser utilizado em diversos dispositivos. Assim, você pode acompanhar suas licitações onde e quando quiser!

Com a minha Effecti a sua empresa se torna muito mais competitiva e lucrativa. Visite nosso site e conheça as nossas soluções!

Você pode Gostar

E-book Nova Lei de L

A Nova Lei de Licitações, Lei 14.133/2021, sancionada no dia...

10 motivos para usar

Será que, com o Decreto 10.024/19, o robô de lances...

A Polêmica Legalida

Hoje viemos aqui para falar sobre sistemas de automação de...

Leave a Comment

Usamos cookies nesse site para oferecer a melhor experiência de navegação. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.