Compliance e Licitações – Parte 1

Compliance e Licitações – Parte 1

Nunca se falou tanto em Compliance quanto atualmente. E o tema é mesmo necessário e oportuno, visto os inúmeros acontecimentos que associaram grandes empresas com graves casos de corrupção.

Em suma, o Compliance corporativo tem a função de monitorar e assegurar que todos os envolvidos de uma empresa estejam em conformidade com suas práticas de conduta. E as empresas que se dispõem a implementá-lo estão saindo na frente.

Em recente reportagem da revista rio-sulense Invista a Altermed – Medicamentos e Materiais Hospitalares, também de Rio do Sul, foi citada como uma dessas empresas.

A Altermed, que já completou seus 23 anos, é uma fornecedora do poder público. Armazenando e distribuindo medicamentos de uso contínuo e mensal que serão disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a empresa participa de licitação para firmar seus contratos com a administração pública.

Acreditando em um processo ético e transparente das compras públicas, assim como é o princípio da empresa, a Altermed empreendeu neste ano o programa de integridade.

Confira abaixo a reportagem da revista Invista sobre a inovação obtida pela Altermed:

Preocupação com o bem das pessoas

Compromisso da Altermed vai muito além do âmbito econômico e fiscal. Empresa é focada na saúde das pessoas.

Em um mundo com tantas mudanças, que impactam diretamente no dia a dia das pessoas, as empresas também vivem um novo momento e precisaram se reinventar. Nesse contexto marcado por transformações significativas não basta mais entregar apenas um produto ou serviço, é preciso ir além para se destacar no mercado. Atenta a tudo isso, a Altermed Material Médico Hospitalar, de Rio do Sul, inovou e vem mostrando que a atualização constante e preocupação com o desenvolvimento da comunidade onde está inserida também afetam diretamente o desenvolvimento no âmbito empresarial.

Fundada há 23 anos, a Altermed sabe como poucas ultrapassar barreiras pensando não somente no seu compromisso fiscal e econômico, mas também no bem-estar das pessoas. Referência na distribuição de medicamentos e materiais hospitalares, com foco principal em licitações no setor público, busca todos os dias melhorar seus processos e permanecer atualizada com as exigências do mercado, que afetam diretamente a área mais importante da vida de cada um: a saúde.

Comandada pelo empresário Anacleto Ferrari, a Altermed tem como um dos diferenciais da gestão o foco em atender muito mais do que a obrigatoriedade contratual. Ao longo dos anos, a empresa tem mostrado um compromisso ético de fornecer itens indispensáveis ao ser humano, que é levado seriamente em consideração com muita responsabilidade.

Diariamente, milhões de brasileiros procuram postos de saúde e hospitais para ter acesso a saúde pública já que o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é garantido por lei para qualquer cidadão. Nesse contexto, uma das principais demandas do setor é o fornecimento gratuito de medicações de uso contínuo e mensal, ramo em que a Altermed atua diretamente ao vender para o poder público, que por sua vez faz a distribuição para a comunidade.

Medidas tomadas pela empresa

Pensando nessa responsabilidade, em 2017 a empresa preocupou-se em atender todas as exigências para adquirir o Certificado de Boas Práticas de Distribuição e Armazenagem (CBPDA). O documento emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atesta que a empresa cumpre tudo que é determinado pela legislação.

Agora em 2019 a empresa está inovando ao implantar o Compliance, uma ferramenta para gerenciamento de todo ciclo de ações de negócios onde cada decisão corporativa pode fazer a diferença. O termo que vem do verbo em inglês “to comply”, ao pé da letra pode ser traduzido como cumprir, e está ligado diretamente ao combate a corrupção seja no âmbito interno ou na relação com outros fornecedores.

Desde 2013, quando a lei anticorrupção foi criada, o Compliance se tornou uma ferramenta mais que essencial, já que segundo a legislação brasileira, a empresa passa a responder por atos de corrupção ainda que não exista nenhum envolvimento direto dos sócios. E isso vale tanto para atos praticados por funcionários diretos quanto terceirizados, feitos para beneficiar a empresa, mesmo que sem consentimento dos responsáveis.

Através do Compliance a Altermed assumiu um papel central na mudança da cultura do país e adotou medidas internas de controle e políticas ligadas a um código de ética, orientando seus colaboradores quanto ao tema e combatendo diretamente a corrupção e irregularidade nas licitações das quais participa, o que beneficia diretamente toda a sociedade.

Anacleto Ferrari, CEO da Altermed, justifica a implementação do Compliance na empresa:

Por que o Compliance se faz necessário para a empresa Altermed?

“Nós da Altermed em nossos 23 anos de atuação no setor público, tivemos o privilégio de participar e acompanhar toda evolução que esse semento teve ao longo desses anos, buscando sempre estar à frente do mercado. Estamos constantemente nos atualizando e aperfeiçoando para desempenharmos cada vez melhor e com mais segurança o nosso papel, para isso é de suma importância termos publicado um manual de comportamento e de conduta que prezem pelos valores éticos da empresa, criando mecanismos da integridade e sistema que impulsionem a Altermed a assumir assim um papel central de mudanças da cultura do país, disseminando seus princípios, permeando a força de trabalho, gerando um orgulho natural perante seus colaboradores, clientes, fornecedores e sociedade como um todo.”

Anacleto Ferrari – Empresário.

Quer saber mais sobre este e outros assuntos do mercado das compras públicas brasileiras? Assine a Newsletter da Effecti e continue lendo a série sobre o Compliance que publicaremos!

NEWSLETTER EFFECTI

Receba os principais conteúdos sobre Licitação em seu e-mail


Rio do Sul - SC

Avenida Oscar Barcelos, 1731 – 2º andar, Centro Empresarial Classic, sala 202, Santana, CEP: 89160-314

São Paulo - SP

Avenida Angélica, 2529 - 6º andar, Edifício InovaBra Habitat, sala 112, Bela Vista, CEP: 01227-200