Ministério da Economia lança Novo Painel de Compras

Ministério da Economia lança Novo Painel de Compras

O Ministério da Economia lançou na semana passada o Novo Painel de Compras do Governo Federal.

O Painel é uma ferramenta importante para administração, fornecedores e contribuintes, por reunir em um só local dados referentes a todas as fases da contratação pública.

Disponibilizando um panorama completo dos gastos públicos, o painel abrange tanto as informações dos órgãos que compõem o SISG quanto as que não compõem.

Para que serve o Painel de Compras?

Através do Painel de Compras qualquer pessoa consegue explorar todas as informações e dados sobre as licitações do Governo Federal. Com ele é possível também acompanhar todo o Ciclo de Vida do Processo de Compras.

As 6 fases que compõem o Ciclo de Vida da Contratação Pública. A estruturação do Painel de Compras permite ao usuário uma ampla visão dos bancos de dados da Administração Pública Federal.

O Painel apresenta as informações de forma organizada tanto dos processos em planejamento, abertos e em execução.

Segundo o Ministério da Economia, essa sistemática permite ao usuário realizar consultas “direto ao ponto”. Otimizando suas buscas e encontrando exatamente os resultados esperados.

“A estruturação em um único Painel do conjunto de informações e dados transacionais que compõe o Ciclo de Vida da Compra Pública surge do compromisso institucional do Governo Federal em divulgar suas informações de compras, permitindo acesso fácil, rápido e eficiente, gerando ganhos de produtividade às empresas e transparência à sociedade.”

Os benefícios do novo portal para os fornecedores

Em entrevista ao site Capital Digital, o Secretário de Gestão Cristiano Heckert falou sobre os benefícios do novo Portal.

De acordo com o Secretário, o novo portal garante aos fornecedores capacidade de saber de antemão tudo o que o Poder Executivo Federal pretende comprar ano a ano. Isso possibilita que os licitantes possam se planejar para participar das licitações e oferecer serviços ao governo.

“Uma grande evolução dessa nova versão do Painel de Compras é que ele traz os dados do Plano Anual de Contratações. (…) Isso traz uma série de benefícios. Traz um benefício para o próprio órgão se planejar, um benefício para o mercado fornecedor que tem uma visibilidade do que que vem e também para nós, a partir daí, identificarmos as oportunidades de compras centralizadas.”

O Secretário de Gestão do Ministério da Economia, Cristiano Heckert, durante o evento Effecti Experience 2019. Sua palestra tratou sobre a transformação da administração pública a partir das tecnologia da informação e comunicação.

Cristiano Heckert também abordou nesta entrevista as medidas tomadas pelo Ministério para estimular a competição ao atrair a participação de empresas estrangeiras. Desde a publicação do Decreto 10.024, que trouxe novas regras para o pregão eletrônico, já se fala sobre a facilitação da “presença de fora” nas licitações brasileiras.

O anúncio feito pelo ministro Paulo Guedes, durante o Fórum Econômico Mundial, aumentou ainda mais a visibilidade para o assunto.

O Secretário Cristiano Heckert, que palestrou na última edição do Effecti Experience, revelou ainda na entrevista que o ministério está trabalhando com o Serpro na tradução para o inglês das telas de acesso dos fornecedores.

Quer saber sobre todas as mudanças que estão por vir no universo das licitações?

O maior encontro de licitantes do país é, sem dúvida, o lugar ideal para você.

Reunindo os maiores nomes de especialistas em licitação do Brasil, o Effecti Experience 2020 abordará o futuro – que já está começando – das contratações públicas.

Inovação, tecnologia, novo decreto do pregão eletrônico, a nova lei geral de licitações, boas práticas e como ser um licitante vencedor. Tudo isso e muito mais em dois dias de pura imersão e conhecimento!

Não perca a grande chance de participar!

garanta a sua vaga agora

Rio do Sul - SC

Avenida Oscar Barcelos, 1731 – 2º andar, Centro Empresarial Classic, sala 202, Santana, CEP: 89160-314

São Paulo - SP

Avenida Angélica, 2529 - 6º andar, Edifício InovaBra Habitat, sala 112, Bela Vista, CEP: 01227-200