Ministério promove transformação digital nas compras públicas

Ministério promove transformação digital nas compras públicas

O Ministério da Economia divulgou nesta semana um projeto desenvolvido por sua Secretaria de Gestão que contribuirá no combate de fraudes em licitações. O Pregoeiro virtual, que deve ser lançado para testes até o final deste ano, é uma ferramenta de inteligência artificial que otimizará em muitos pontos as compras governamentais no país.

Consoante ao seu plano de alteração de instrumentos legais desatualizados, e em busca de inovações regulatórias, somadas à desburocratização da máquina pública, a simplificação de sistemas e a modernização das relações entre Estado e iniciativa privada, o Mistério se mostra cada vez mais comprometido em aprimorar o processo de aquisições de bens e serviços, reduzindo o tempo e, consequentemente, os gastos públicos.

O projeto se encontra agora em fase de coleta e análise de dados para a criação de um robô. Até o final de 2019, os mais de 18 mil pregoeiros cadastrados no sistema de licitações do Governo Federal poderão acessar uma primeira versão da solução. O assistente virtual lhes auxiliará na tomada de decisões das compras públicas, alertando para casos de risco de fraudes, indícios de conluios além de identificar oportunidades de melhores preços na aquisição de bens e contratação de serviços comuns.

O secretário de Gestão, Cristiano Heckert ressalta a quantidade de dados que estão sendo analisados para a integração da ferramenta:

“Estamos construindo mais de 40 trilhas, com base em dados sobre o comportamento dos fornecedores em décadas de licitações. Isso permitirá o desenvolvimento de uma robusta inteligência virtual”.

Funcionalidades do Pregoeiro Virtual

Dados como compras realizadas, denúncias de fraudes anteriores, empresas penalizadas, legislações mais aplicadas e preços praticados no mercado foram analisados. Tais dados comportamentais são a base para as funcionalidades da ferramenta de inteligência artificial.

Será possível, por exemplo, a aplicação automática das penalidades por meio da inteligência artificial. Analisados os dados de empresas impedidas de participar de licitações ou penalizadas com multas, suspensões e advertências anteriormente será possível definir padrões de aplicação das futuras penalidades.

A possibilidade de prever possíveis infrações de uma empresa também é outra funcionalidade que auxiliará o gestor público a minimizar as fraudes e despesas em licitações e contratos.

Com o robô também será possível identificar se uma micro e pequena empresa já faturou mais do que o permitido para usufruir dos benefícios a que se enquadra.

A ferramenta ainda viabiliza o monitoramento de empresas e entidades sem fins lucrativos que fornecem materiais e serviços para a administração pública. Esse acompanhamento traria mais fiscalização e controle, necessários nesses tipos de contratações.

Segundo o Secretário Heckert, essa solução auxiliará na homologação de um grande número de fornecedores e, assim, garantir o cumprimento da legislação de compras públicas.

Secretário Cristiano Heckert busca uma transformação digital nas compras públicas

Cristiano Heckert, Secretário de Gestão do Ministério da Economia, é mestre e doutor em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Servidor público da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental é também professor de cursos nas temáticas de governança e gestão pública, além de escrever o livro “Contratações de TI: O Jogo”. Foi Secretário de Logística e Tecnologia da Informação no Ministério do Planejamento, Secretário de Modernização e Gestão Estratégica no Ministério Público Federal e Secretário de Gestão Estratégica no Conselho Nacional do Ministério Público.

Heckert integra o grupo de palestrantes especialistas que estará presente no Effecti Experience. O Secretário de Gestão abordará a transformação da administração pública a partir das tecnologias da informação e comunicação.

A primeira edição do evento, que acontece nos dias 29 e 30 de agosto, irá discutir a digitalização do sistema de compras do governo e as melhores formas de automatizar o processo licitatório. O encontro também mostrará na prática como a tecnologia está transformando o cenário atual, deixando as compras públicas mais transparentes e éticas.

Quer saber mais sobre este e outros assuntos? Assine a Newsletter da Effecti e fique sempre informado!

NEWSLETTER EFFECTI

Receba os principais conteúdos sobre Licitação em seu e-mail


Rio do Sul - SC

Avenida Oscar Barcelos, 1731 – 2º andar, Centro Empresarial Classic, sala 202, Santana, CEP: 89160-314

São Paulo - SP

Avenida Angélica, 2529 - 6º andar, Edifício InovaBra Habitat, sala 112, Bela Vista, CEP: 01227-200