Governo Anuncia Rede Nacional de Compras Públicas (RNCP)

Governo anuncia Rede Nacional de Compras Públicas (RNCP)

De acordo com uma notícia publicada no portal ComprasNet, o governo anunciou durante o III Fórum Nacional das Transferências Voluntárias em Brasília, uma nova rede (comunidade) para melhorias nas compras públicas.


A Rede Nacional de Compras Públicas (RNCP) é uma iniciativa do Ministério do Planejamento e de parceiros que nasce com a missão de criar uma comunidade para promover a modernização e eficiência das aquisições e o aprimoramento das compras públicas do governo brasileiro.

A rede nacional será capaz de integrar as unidades de compras do país nas esferas federal, estadual e municipal bem como os poderes executivo, legislativo e judiciário.

A rede nacional será totalmente colaborativa e conta com apoio de parceiros como a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

De acordo com a notícia, a RNCP vai gerar benefícios aos seus participantes, como a consolidação das informações sobre compras públicas nacionais, uma rede abrangente de capacitação e formação dos agentes de compras públicas, estrutura de profissionalização dos agentes de licitação com certificações e prêmios.

A medida que novos órgãos se integram à rede, o cidadão ou fornecedor encontrará mais informações de compras e processos licitatórios num único portal ao invés  de procurar em mais de 60 sistemas existentes no país.

Mais oportunidades de negócio significam maior concorrência e redução dos preços praticados, e o envolvimento direto dos estados e municípios permitirá fomentar o mercado local dando amplo acesso à micro e pequenas empresas de maneira simples e rápida.

O cidadão poderá verificar quais órgãos aderiram à rede e exercer ainda mais o controle social em busca da transparência dos gastos públicos.

Os gestores encontraram notícias, informações, publicações e normativos e poderão participar de oportunidades de formação profissional exclusivas para agentes de compras.

O novo Portal de Compras Públicas já está disponível no endereço www.compraspublicasbrasil.gov.br

Benefícios da participação na RNCP

  • Portal da Rede – um concentrador de informações sobre compras públicas nacionais, para o compartilhamento de soluções, acesso a cruzamentos de dados para apoio à compra pública.
  • Uma rede de capacitação e formação em compras públicas – Trilha de processos, competências e formação, eventos nacionais e internacionais sobre Compras Públicas.
  • Amplo acesso a sistemas federais gratuitos de compra públicas.
  • Profissionalização de agentes de licitação com certificações e prêmios em compras públicas.
  • Acesso a um compêndio consolidado de legislações, publicações e trabalhos acadêmicos sobre o tema.
  • Abertura de dados e padronização de informações de compras públicas em nível Federal, Estadual e Municipal.
  • Acesso a ferramentas automatizadas que facilitam a identificação de irregularidades e fraudes.
  • Participação de ambientes de discussão para melhoria de sistemas e normas.

Como participar da RNCP?

Podem participar instituições públicas representadas pelas suas unidades de compras ou equivalentes, da União, Estados, Municípios e Distrito Federal, além de instituições que fomentam a modernização de compras públicas.

O interessado em participar, deverá manifestar seu interesse em aderir à RNCP por meio do preenchimento de um formulário clicando aqui.

Após o preenchimento do formulário, a instituição deverá seguir todos os procedimentos de assinatura da documentação conforme instruções recebidas.


Fonte: comprasgovernamentais.gov.br

Rio do Sul - SC

Avenida Oscar Barcelos, 1731 – 2º andar, Centro Empresarial Classic, sala 202, Centro, CEP: 89160-027

São Paulo - SP

Avenida Angélica, 2529 - 6º andar, Edifício InovaBra Habitat, sala 112, Bela Vista, CEP: 01227-200