Como Participar de Pregão Eletrônico no ComprasNet – 8 Passos Fáceis

Como Participar de Pregão Eletrônico no ComprasNet

 

Olá meu nome é Everton Porath, não sou fornecedor do governo, mas trabalho para ajudar você fornecedor a ter mais lucratividade nas vendas para o governo.

Através do uso de tecnologias facilitamos diversos pontos burocráticos no processo do pregão eletrônico, permitindo que você venda mais para o governo e com a maior margem de lucro possível, reduzindo seus custos e te tornando mais competitivo. No fim, o que interessa não é apenas vencer uma licitação, e sim obter lucro na venda.

Vamos lá, o portal ComprasNet também conhecido como Compras Governamentais é o portal utilizado pelo governo federal para divulgar editais de compras e realizar a disputa de pregões eletrônicos e cotações eletrônicas. As oportunidades são muitas e os valores que o Governo Federal movimenta encantam os fornecedores.

De uma forma bem objetiva vamos explicar quais são os passos necessários para disputar um pregão eletrônico.


No final deste artigo você poderá baixar um documento que contém imagens ilustrativas sobre cada uma das etapas a serem executadas no portal ComprasNet.

Espero que esses passos lhe ajudem a começar a vender para o maior comprador da América Latina, o Governo do Brasil, e após isto você poderá contar com as nossas soluções para facilitar ainda mais o processo de vendas ao Governo.


Então, os passos são:

1° Passo – Entrar no portal de compras do Governo (https://www.comprasgovernamentais.gov.br), este é o portal onde toda a mágica acontece, é aqui que você ficará rico, trate-o com carinho 🙂

2º Passo – Cadastro de fornecedor, será necessário cadastrar a sua empresa como fornecedora do governo, para isso, você terá que fazer um cadastro no SICAF, é um formulário online. Feito isso você terá que ir até o órgão federal da sua cidade indicado no portal para entregar alguns documentos. Este processo pode ser um pouco chato, mas garanto que vale a pena, e o melhor, o cadastro é grátis.
Veja neste tutorial como realizar o credenciamento.

Clique aqui para fazer o credenciamento.
Lembrando: O fornecedor que ainda não possui login e senha deverá obtê-los na opção “Acesso Restrito/Fornecedor”

3º Passo – Encontrando oportunidades, agora que você já tem um login e senha para participar de licitações no ComprasNet, poderá procurar por editais que contenham os produtos/serviços que sua empresa comercializa. Diariamente o Governo publica algumas dezenas de editais, para consultá-los clique aqui. Neste link, você encontrará todos os editais que foram publicados no dia, o objeto é um resumo do que se trata aquela licitação, por exemplo, “aquisição de materiais elétricos”, apenas se você detalhar os itens da licitação verá os produtos, por exemplo, “Lâmpadas” e “Disjuntores”.

No edital mostra até que data você tem para decidir enviar sua proposta para participar, o prazo mínimo entre a publicação do edital e a abertura das propostas é de 8 dias, portanto, você terá alguns dias para conversar com seu fornecedor e cotar os preços.

encontrar editais de licitações

4º Passo – Decidiu participar de uma licitação? Agora você terá que enviar sua proposta, nesta etapa, será necessário realizar o login no ComprasNet, indicar a licitação e escolher quais itens deseja participar, você não é obrigado a participar de todos os itens da licitação, apenas os que achar interessante (aqueles que tem relação com sua empresa), a não ser que o item pertença a um grupo, neste caso será obrigado a participar do grupo inteiro.

Nesta etapa, você informará item a item, a descrição, a marca, o modelo e o fabricante do produto, também será necessário indicar o valor unitário, atenção este é o valor que você entrará no pregão, não é o seu valor mínimo, deixe este valor unitário inicial com uma boa margem de lucro. Outro detalhe importante é deixar a descrição do produto exatamente idêntico a descrição que está no edital, muitos pregoeiros desclassificam os fornecedores quando a descrição fica diferente, mesmo sendo o mesmo produto descrito de outra forma. Revoltante? Pode ser, mas temos que dançar conforme a música.

5º Passo – O tão esperado dia, a disputa do pregão eletrônico, a fase de lances, o primeiro lance que sua empresa dá já é automático, é o valor de sua proposta, caso não tenha ninguém que baixe o preço em relação a sua proposta durante esta fase, você já arrematou o item, mas calma aí, é difícil isto acontecer.

Nesta fase você tem um painel para acompanhar o valor que ofereceu para o item e o valor que seu concorrente ofereceu, caso tenha margem para baixar você dá um novo lance com um valor inferior ao dele. Algumas regras que são interessantes saber:
– Cada item fica aberto para lances por algum tempo, durante este tempo passa por 3 fases: aberto, iminência e aleatório.

  • Aberto – é o momento que indica que o item já está disponível para você disputar, as empresas que não querem baixar muito seu preço não disputam nesta fase, deixando para dar lances apenas na iminência e muitas delas apenas no aleatório.
  • Iminência – significa que nos próximos minutos vai entrar no aleatório, geralmente o pregoeiro avisa via chat qual o tempo que ficará neste status.
  • Aleatório – assim que o item entrar neste status, significa que em poucos instantes ele fechará e quem ficar em primeiro colocado vencerá o item, é aqui que a disputa fica acirrada, o sistema do ComprasNet poderá finalizar a disputa do item entre 1 e 30 minutos, este tempo é sorteado pelo sistema e ninguém sabe quando acontecerá, nem os fornecedores e nem mesmo os pregoeiros.
    Você poderá dar um novo lance a cada 3 segundos na situação de aberto e iminência, mas no aleatório você poderá dar lances somente a cada 20 segundos, então a estratégia faz parte deste “jogo”. Se um concorrente enviar um lance, este poderá entrar apenas 3 segundos após o seu lance, então se você estiver na frente e o período aleatório finalizar em até 3 segundos você irá Arrematar o item.

6º Passo – Você venceu o item, o que vai acontecer agora? Nesta fase, o pregoeiro e a equipe de licitação executarão algumas fases importantes: analisarão o seu produto, verificarão se atende as especificações do edital, em alguns casos podem solicitar o envio de amostras, podem negociar valores caso esteja acima do valor de referência, podem desclassificar caso encontrem irregularidades e também julgam recursos de seus concorrentes que estejam tentando te desclassificar por algum motivo. Todas estas movimentações acontecem pelo chat de acompanhamento da licitação, por isso, fique atento a ele.

7º Passo – Deu tudo certo, e agora? Você arrematou o item, seu produto foi analisado e aceito, o pregoeiro pedirá pelo chat para você enviar uma proposta comercial. Esta proposta deverá conter:
Os dados cadastrais de sua empresa, a descrição dos produtos arrematados e a assinatura do responsável legal da empresa, esta proposta precisa ser digitalizada e anexada no sistema do ComprasNet. Outros documentos também serão necessários, como manuais e certidões da sua empresa.

8º Passo – Estamos quase lá, todos os documentos foram aceitos, agora é hora de aguardar o órgão comprador solicitar o seu produto, eles fazem esta solicitação lhe enviando uma nota de empenho, isto mesmo, empenho, só entregue seu produto se tiver empenho e envie a quantidade e produtos solicitados no mesmo, pois em algumas categorias de licitações os itens podem ser solicitados de forma fracionada (estude sobre registro de preços – SRP).

Envie seu produto no endereço solicitado no edital junto com a nota fiscal, assim que o órgão receber e conferir, emitirão uma nota de liquidação, isto significa que sua nota será paga em breve.

Existe uma lei que exige que o órgão efetue seus pagamentos por ordem cronológica ao número da liquidação, acompanhe no portal da transparência se foi paga alguma liquidação posterior a sua. Geralmente o governo paga em 30 dias, mas pode levar até 6 meses, cuide do seu fluxo de caixa. (veja neste artigo mais detalhes sobre os prazos de pagamento)

É isto aí, repita os passos 3 ao 8 várias vezes e torne-se um milionário, acha que estou brincando? Não estou, a Effecti atende os maiores fornecedores do ComprasNet e ajuda eles a ganharem alguns milhões todos os meses.

Logo abaixo você tem acesso a nossa apresentação em PDF e veja as telas do portal ComprasNet utilizada para divulgar editais, cadastrar propostas, disputar lances, acompanhar o chat, anexar proposta e registrar intenção de recurso.

Informe seus dados para receber a apresentação ilustrada com imagens em seu e-mail

No mais lhe desejo muito sucesso e ótimas vendas ao governo.

Rio do Sul - SC

Avenida Oscar Barcelos, 1731 – 2º andar, Centro Empresarial Classic, sala 202, Centro, CEP: 89160-027

São Paulo - SP

Avenida Angélica, 2529 - 6º andar, Edifício InovaBra Habitat, sala 112, Bela Vista, CEP: 01227-200