Vantagens em disputar o segundo lugar em um pregão eletrônico

Vantagens em disputar o segundo lugar em um pregão eletrônico

Nem sempre a vitória em um processo licitatório garantirá à empresa o contrato final após o encerramento da disputa. Concluída a etapa de lances do pregão eletrônico, iniciarão outras de extrema importância, que podem dar o título de campeã a outro fornecedor. Por isso, não comemore (ou desanime) tão cedo, os lugares deste pódio podem ser alterados e você não vai querer perder essa “reviravolta”.

Por que disputar o segundo lugar em um pregão pode ser um bom lance para a sua empresa

Em primeiro lugar, sempre é bom lembrar: fique atento ao chat! Depois de eleito o melhor lance, o pregoeiro pode ainda, no intuito de dar prosseguimento a homologação do pregão eletrônico, entrar em contato com os próximos licitantes, via chat, alertando mudanças na licitação. Então, se você havia ficado ávido pelo fechamento deste contrato, não precisa desistir, esta pode ser a sua segunda chance.

Vale recordar também uma das principais características que diferenciam a modalidade Pregão Eletrônico das outras: nesta categoria de licitação, visando um procedimento mais célere e ágil, a análise da documentação de habilitação somente é efetuada para o licitante classificado em primeiro lugar, após o encerramento da fase de lances e classificação da proposta. Tal inversão do momento em que é feita a análise da documentação exigida pelo edital, pode dar margem à desclassificação do até então primeiro colocado.

O inciso XIV, do art. 11, do Decreto n° 3.555/00, estabelece que, se a proposta e a documentação de habilitação do licitante que ofertou o menor preço tiverem atendido as exigências do edital, o pregoeiro o declarará vencedor, adjudicando-lhe o objeto do certame. No entanto, se a proposta não for aceita, ou se a documentação do licitante não atender às exigências do edital, o pregoeiro examinará a oferta e habilidade dos licitantes subsequentes na ordem de classificação, até que seja apurada uma proposta que atenda aos requisitos do edital, sendo o respectivo licitante declarado vencedor.

A mesma desclassificação vale, e ainda estará admissível à sansões por inadimplemento, se o licitante vencedor cometer outras infrações como: se omitir de entregar documentos ou documentos falsificados, não manter a proposta, comportar-se de modo inidôneo e cometer fraude fiscal. Além disso, o vencedor pode contar com mais um embargo antes de “cantar vitória”: por lei, qualquer licitante poderá, de forma imediata e motivada e em um campo próprio do sistema, manifestar sua intenção de recorrer.

Se a intenção de recurso for aceita, lhe será concedido o prazo de três dias para apresentar as razões de recurso, ficando os demais licitantes, desde logo, intimados para, querendo, apresentarem contrarrazões em igual prazo, que começará a contar do término do prazo do recorrente, sendo-lhes assegurada vista imediata dos elementos indispensáveis à defesa dos seus interesses.

Toda esta comunicação, entre pregoeiros, fornecedores e requerentes, acontece via sistema eletrônico – chat, e deve ser acompanhada por quem se interessa em fazer um ótimo negócio. Como visto ao longo deste artigo, por vários motivos, nem sempre o primeiro colocado acaba como vencedor em um Pregão Eletrônico, assim como o menor preço pode não vir a ser o preço final (pode ser o segundo, ou terceiro…). No entanto, já pensou em perder a chance de ser convocado para apresentar seus documentos em um pregão em que ficou em segundo por não acompanhar o chat do pregoeiro?

Como sair na frente para garantir o segundo lugar

Pensando nisso, nós da Effecti, idealizamos o Monitoramento do Chat do Pregoeiro, um sistema inteligente que alerta você sempre que houver convocações ou movimentações no chat dos pregões eletrônicos, reduzindo as chances de perder grandes negócios. Considerando os números, são mais de 25 mil licitações monitoradas em um ano e mais de 36 mil mensagens monitoradas por minutos através deste recurso.

Além do Monitoramento do Chat do Pregoeiro, que garantirá que você não perca uma ótima oportunidade, a Effecti oferece ainda outra ferramenta que considera o segundo lugar uma alternativa possível e viável de lucrar em um Pregão. Sempre respeitando o valor mínimo estipulado por você para o seu produto naquela disputa, nosso Robô de Lances buscará a melhor posição possível dentro do que ainda possuir de margem. E, como visto antes, se classificar em segundo lugar pode ser um ótimo negócio! A disputa da segunda, e seguinte, posições é um serviço adicional que todos podem usufruir, que elimina o risco de lances impulsivos durante o Pregão e usa de uma estratégia inteligente para lhe assegurar a melhor lucratividade possível.

 

Com o Monitoramento de Mensagens do Pregoeiro, desenvolvido pela Effecti, você terá os chats de diversos portais como:

  • ComprasNet;
  • Licitações-e;
  • Portal de Compras Públicas;
  • BEC;
  • ComprasMG;
  • ComprasNet Goiás;
  • ComprasAM;
  • Banrisul;
  • ComprasRS e
  • Procergs, centralizados em um único ambiente, eliminando a necessidade do acompanhamento em vários sistemas e o risco de perder um ótimo contrato!

 

Conheça algumas das vantagens de utilizar o sistema:

– Redução do tempo gasto com o acompanhamento das mensagens;

– Alerta sonoro quando uma nova mensagem é capturada;

– Acompanhamento das mensagens pelo celular;

– Acesso onde e quando quiser e por mais de um usuário.

 

Licitações-e

Além do monitoramento das mensagens, veja outras vantagens aplicadas ao Portal Licitações-e:

– Seja notificado quando o pregoeiro enviar uma contraproposta;

– Acompanhe a movimentação dos lotes:

– Troca de situação ou fornecedor;

– Valor vencido e negociado;

– Fornecedores desclassificados;

– Classificação final dos lances.

 

Conheça mais sobre o Monitoramento do chat do Pregoeiro e o Robô de Lances em:

Você pode testar gratuitamente essas ferramentas, basta solicitar o teste através do botão abaixo:

 

SIM, QUERO TESTAR GRÁTIS

 

 

Rio do Sul - SC

Avenida Oscar Barcelos, 1731 – 2º andar, Centro Empresarial Classic, sala 202, Santana, CEP: 89160-314

São Paulo - SP

Avenida Angélica, 2529 - 6º andar, Edifício InovaBra Habitat, sala 112, Bela Vista, CEP: 01227-200