Aprender a Licitar: tudo o que eu preciso saber!

Para a Administração Pública adquirir bens ou contratar prestação de serviços, é necessário, obrigatoriamente, realizar um processo de licitação. E assim, surgem as milhares de oportunidades, para você, que é empresário, atuar nesse segmento de vendas para o Governo e aumentar, portanto, o seu faturamento.

Criado em 16 ago 21

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Por Carmen Boaventura

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Aprender a Licitar: tudo o que eu preciso saber!

Você conhece o mundo das licitações? Você sabe o que vender e como vender para o Governo?

Você conhece os Portais de Compras existentes e como cadastrar suas propostas eletrônicas?

Você, empresário, que já participa de licitações no dia a dia, já cometeu algum erro atuando nos pregões eletrônicos? Já foi notificado por órgão público ou foi penalizado por alguma conduta indevida?

Você conhece a automação e sabe como a tecnologia pode te ajudar e facilitar a sua participação nas licitações?

Para a Administração Pública adquirir bens ou contratar prestação de serviços, é necessário, obrigatoriamente, realizar um processo de licitação. E assim, surgem as milhares de oportunidades, para você, que é empresário, atuar nesse segmento de vendas para o Governo e aumentar, portanto, o seu faturamento.

Mas, para isto, você precisa Aprender a Licitar!

Por que eu preciso aprender a licitar?

É de suma importância aprender a licitar para que, você empresário, possa vender para o Governo e, possa, portanto, aumentar o seu faturamento. E para isto, é preciso aprender a licitar de maneira correta e de acordo com as leis que regem as licitações e os contratos administrativos.

A prática de condutas incoerentes e contrárias às leis de licitações podem provocar consequências jurídicas indesejadas, como por exemplo, a aplicação de diversas penalidades à empresa: multas, impedimento de licitar e contratar e até penalidades mais graves, como a declaração de inidoneidade.

O órgão público tem o dever de instaurar processo administrativo para apurar as condutas praticadas pelas empresas, e caso seja comprovada a conduta ilegal, será aplicada a penalidade, sendo oportunizada ampla defesa e contraditório.

Dessa maneira, você empresário, precisa estar atento às condutas praticadas, notadamente no pregão eletrônico, que ocorre, por meio de plataformas através da Internet, e cada sistema possui diferentes formas de operacionalização.

É necessário, portanto, conhecer todas as fases do processo licitatório, como participar destes certames pela internet, como acompanhar as sessões públicas, entender e manifestar-se quando houver alguma cláusula ilegal no instrumento convocatório, como cadastrar as propostas eletrônicas em diferentes plataformas,  interpor recursos quando necessários, enfim, praticar todos os atos no contexto da licitação, dentro dos contornos legais.

Além disso, inúmeras são as mudanças no cenário das contratações públicas, no que se refere à legislação. Diversos são os decretos, instruções normativas, portarias e leis que são publicadas, e você empresário, precisa estar atualizado e conhecer os diversos regramentos existentes, evitando a prática de condutas ilegais. Sem dúvida, a capacitação, o aprendizado e a atualização constantes são chaves de sucesso nas vendas para o Governo.

Como aprender a licitar?

O Curso Guia do Licitante: do Edital à Contratação é um curso pensado justamente em auxiliar os licitantes a participar dos certames, visando suprir as dificuldades enfrentadas nas licitações em geral.

No cenário de compras públicas, a legislação está em constante mudança, como é perceptível diante das Leis, Decretos, Instruções Normativas recentemente publicadas, notadamente a Nova Lei de Licitações – a Lei n° 14.133/2021.

Nesse sentido, o Curso Aprendendo a Licitar é a oportunidade de atualizar-se neste segmento, com uma linguagem simples, leve e altamente didática!

O Curso Aprendendo a Licitar é composto por 7 (sete) módulos, contendo 22 (vinte e duas) vídeo-aulas com conteúdo extremamente relevante sobre a temática.

Conteúdo do Curso

  • O que é licitação?
  • Como cadastrar-se nos principais Portais
  • Como buscar oportunidades de negócio no mercado de Compras Públicas
  • Pedidos de Esclarecimentos, Impugnações e Recursos Administrativos
  • Fase interna da Licitação
  • Documentos de Habilitação
  • Modalidades de Licitação
  • Modos de disputa no Pregão Eletrônico
  • Ferramentas Tecnológicas no Pregão Eletrônico
  • Vantagens da automação no certame eletrônico
  • Sanções Administrativas
  • Licitações para ME/EPP

Pensando em aprimorar ainda mais o seu conhecimento nas licitações, a Effecti Plus oferece, além de todas as aulas do Curso Aprendendo a Licitar, diversos materiais importantes que serão complementares ao seu aprendizado. São os seguintes:

  • Dicionário de Termos de Licitação
  • Principais Portais e Como Cadastrar-se
  • Documentos para Habilitação em Licitação
  • Como MEIs e Pequenas Empresas podem vender para o governo

E muito mais!

Você poderá acessar as aulas na plataforma, no formato online, de qualquer lugar e terá 3 (três) meses de acesso ao conteúdo!

Não perca a chance, venha conosco aprimorar ainda mais o seu conhecimento e vender para o mercado de Compras Públicas, de maneira eficiente e, principalmente, de acordo com as normas previstas na legislação atual!

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