10 benefícios da automação para licitantes

Conheça quais são os maiores benefícios de usar uma plataforma de automação para licitantes e maximize suas chances de sucesso em licitações.

Criado em 28 set 23

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Por Cintia Preis

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10 benefícios da automação para licitantes

Investir em uma plataforma de automação para licitantes já é uma realidade no atual cenário das contratações e representa um grande salto no desempenho das empresas. Com a nova Lei de Licitações, a incorporação da tecnologia está ainda mais presente nas compras públicas, possibilitando que todo o processo licitatório se torne mais simples, ágil e eficiente para fornecedores e a própria administração.

Várias etapas burocráticas do processo de licitação podem ser automatizadas. Isso permite que a equipe tenha mais tempo para dedicar seus esforços em ações mais estratégicas, enquanto isso as tarefas repetitivas podem ser realizadas em poucos cliques pela automação.

Dessa forma, a sua empresa consegue participar de licitações com qualidade e de forma assertiva, aumentando as chances de homologar as licitações e crescer no mercado de compras públicas. Parece perfeito, não é mesmo!?

Neste artigo vamos entender melhor quais são os principais benefícios de uma plataforma de automação para licitantes. Confira logo a seguir!

Quais são os benefícios de uma plataforma de automação para licitantes?

1. Encontra os editais ideais para sua empresa!

Ficar de olho em oportunidades de licitações em diversos portais espalhados pela internet é desafiador, não é? Mais do que isso, é fundamental identificar aquelas oportunidades que realmente podem ser atendidas pela sua empresa.

Com uma plataforma de automação para licitantes, você pode superar facilmente esse desafio. Um dos recursos que você encontra é a filtragem das licitações de acordo com seu produto ou serviço. Assim, você recebe apenas os editais que lhe interessam.

Um exemplo é o aviso de licitação da Effecti, essa solução oferece:

  • Filtro inteligente por palavras-chave;
  • Filtro inteligente por região, seja a abrangência nacional, estadual e/ou municipal;
  • Filtro por esfera (federal, Estadual e Municipal)
  • Favorita às licitações que deseja participar;
  • Acesso rápido ao edital: baixe os documentos da licitação com um único clique;
  • Relação do seu filtro de palavras e identificação na publicação de quais são os itens mencionados (e não aquela lista gigante com todos os itens do pregão para você ficar procurando qual deles é o seu produto/serviço);
  • Opção de configuração por equipe: cada equipe recebe as regiões e/ou segmentação conforme a atuação;
  • Integração com a etapa Cadastrar: com poucos cliques encaminhe o pregão para o cadastro de propostas;
  • Integração com o Google Agenda e não perca nenhum pregão!

2. Agilidade e eficiência 

Já parou para pensar quanto tempo você leva para cadastrar uma proposta em uma licitação? Imagina quantos documentos você precisa anexar em cada licitação que você participar… esse tempo pode ser bastante longo, principalmente quando ocorre um erro inesperado em meio ao processo. 

Felizmente com a automação para licitantes é possível fazer todo esse processo em poucos cliques, o que antes poderia levar até 1h você facilmente consegue fazer em até 20 minutos. Este foi o relato de uma cliente da Effecti, a Thayná Nascimento, Sócia Executiva da Mundo Licitações, empresa especializada em consultoria de licitações:

“Se eu tivesse que escolher uma funcionalidade da Effecti, com certeza seria o cadastro. Eu tive que cadastrar alguns pregões manualmente, eu levei cerca de 1h/ 1h30min para cadastrar todos os itens e fazer a proposta para enviar no Portal. Com a Effecti não, eu levei até no máximo 15 minutos para fazer todo esse processo, até porque os documentos eu já deixo anexado no próprio sistema, facilita muito.”

O cadastro da Effecti é uma solução que possibilita:

  • Importar o orçamento que já havia feito na planilha
  • Calcular os valores totais de cada item
  • Enviar a proposta em PDF facilitando a assinatura via Certificado Digital, além disso, carrega automaticamente os dados de lances atualizados para o envio da proposta comercial revisada ao pregoeiro
  • Gerenciador de documento altamente útil, que também possui um recurso de aviso que notifica quando um documento está próximo do vencimento.
  • Cadastrar produtos para simplificar o preenchimento da proposta. Dessa forma, além de utilizar a planilha eletrônica, poderá digitar apenas uma parte do produto, e os dados como marca, modelo e valores serão preenchidos automaticamente. 

3. Maior competitividade

Uma plataforma de automação para licitantes permite que você dispute com facilidade e segurança diversos licitações ao mesmo tempo. Mais do que isso, você pode adotar estratégias inteligentes para aumentar suas chances de sucesso, sem correr o risco de digitar algum valor equivocado no calor da disputa.

Imagina conseguir disputar mais licitações com qualidade e utilizando estratégias inteligentes dentro da sua margem de lucro? Dá até tempo de você tomar café e almoçar com tranquilidade, enquanto isso o robô disputa as licitações para você.

O Robô de lances da Effecti possibilita:

  • Automatizar o envio de lances
  • Disputar pelas melhores posições do pregão
  • Aumentar a sua margem de lucro
  • Disputar várias licitações ao mesmo tempo
  • Utilizar estratégias inteligentes de disputa
  • Exportar o resultado final da disputa

4. Reduz as chances de sofrer penalizações

Você já sofreu alguma sanção administrativa por não responder o chat do pregão eletrônico? Muitos licitantes, sim, inclusive perderam a chance de levar o contrato para casa, simplesmente por não ter tempo hábil para se dedicar nessa importante etapa do processo licitatório.

Felizmente com a plataforma de automação para licitantes é possível receber alertas sempre que a sua empresa for citada no chat dos pregões, garantindo que você não perca nenhuma convocação ou prazos legais.

O monitoramento de chat da Effecti emite alertas visuais e sonoros sempre que a sua empresa for citada, além disso, te avisa através da plataforma e também por aplicativo, facilitando a sua visualização e permitindo que você responda à convocação em tempo hábil.

5. Gerenciamento de documentos 

A automação facilita o armazenamento, organização e rastreamento de documentos relevantes para as suas licitações, evitando a perda de informações importantes e garantindo a disponibilidade necessária quando solicitado.

Com a plataforma Minha Effecti você não precisa ficar anexando os mesmos documentos em cada licitação, o próprio sistema identifica quando o mesmo está próximo da data de vencimento, aumentando as suas chances de estar sempre com a documentação em dia!

6. Acesso a análises e relatórios 

Com uma plataforma de automação, é possível obter análises sobre o desempenho em licitações anteriores, permitindo uma revisão estratégica para trazer mais assertividades nas licitações futuras.

A plataforma Minha Effecti oferece dashboarding possibilitando o acompanhamento das suas participações nas licitações. Além disso, possui a ferramenta Analisar, que atualmente está em fase beta e sendo aprimorada frequentemente, nesta solução é possível analisar se o órgão é bom pagador, confirma os fornecedores adjudicados e seus valores.

7. Tudo em um único local

A melhor parte da plataforma de automação para licitantes: todos esses benefícios que acabamos de ver estão reunidos em um único local. Chega de se preocupar com vários arquivos e planilhas. Com a plataforma Minha Effecti você possui acesso a todas as etapas do processo licitatório, do começo ao fim, com agilidade e segurança.

8. Mais segurança nas suas licitações

A automação possui medidas de segurança robustas para proteger dados sensíveis e informações comerciais, garantindo que os dados da sua empresa estejam protegidos contra acesso não autorizado.

Além disso,  reduz a possibilidade de erros humanos durante o processo de licitação, garantindo maior precisão na documentação e envio de propostas e dos lances.

9. Liberdade para crescer no mercado de compras pública

Com todos esses recursos à sua disposição você pode obter resultados expressivos e de forma mais assertiva. A automação traz eficiência para a sua empresa alcançar o auge do seu potencial em vendas para o governo, podendo aumentar em até 50% o seu faturamento. Prova disso é a Altermed:

“Antes da plataforma Minha Effecti, a gente participava de 50 processos por semana, em média. Hoje em dia, a gente participa de 135 processos por semana, totalizando 6.500 processos anuais”.

https://www.youtube.com/watch?v=415jvnf37fE&t=1s

10. Um passo a frente dos seus concorrentes!

Por fim, uma plataforma para licitantes se torna sua grande aliada para estar um passo a frente dos seus concorrentes. Tudo o que trouxemos até aqui contribui para que esse objetivo seja alcançado: facilidade em encontrar editais, cadastro automático dos lances, redução de erros, monitoramento do chat, agilidade no começo ao fim do seu processo de licitação… É o cenário ideal para a sua empresa.

Você quer levar todos esses benefícios de uma plataforma de automação para sua empresa? Então conheça a Effecti, a melhor e mais completa plataforma para licitantes.

Clique aqui e torne sua empresa muito mais competitiva e lucrativa!

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