Licitação deserta: como aproveitar oportunidades no final do ano?

Milhares de empresas espalhadas pelo Brasil desejam vender seus produtos ou serviços para a Administração Pública. Justamente por conta desse grande interesse, parece difícil imaginar que muitas licitações não recebem inscrição de nenhum interessado, não é? Entretanto, a licitação deserta realmente existe. A lógica é bem clara: quando ocorre uma licitação deserta, bastava que você […]

Criado em 12 dez 22

Blog

Por Cintia Preis

Blog
Licitação deserta: como aproveitar oportunidades no final do ano?

Milhares de empresas espalhadas pelo Brasil desejam vender seus produtos ou serviços para a Administração Pública. Justamente por conta desse grande interesse, parece difícil imaginar que muitas licitações não recebem inscrição de nenhum interessado, não é? Entretanto, a licitação deserta realmente existe.

A lógica é bem clara: quando ocorre uma licitação deserta, bastava que você tivesse encontrado esse edital para que tivesse ficado muito próximo de fechar negócio com a Administração. Especialmente na época de fim de ano – quando há uma baixa participação de fornecedores nas licitações –, você tem uma mina de ouro para explorar.

Quer entender melhor como aproveitar essa oportunidade? Confira logo a seguir!

O que é uma licitação deserta?

A licitação é um procedimento obrigatório que antecede a celebração de contratos pela Administração Pública. Seu principal objetivo é selecionar a melhor proposta de forma imparcial – garantindo iguais condições a todos que queiram concorrer para a celebração do contrato.

Mas o que acontece quando uma licitação não teve nenhum interessado? Essa é a situação que chamamos de licitação deserta. E as instruções de como proceder nesses casos estão previstas na nova Lei de Licitações.

Como você pode imaginar, a impossibilidade de realizar a licitação é prejudicial para a Administração. E os procedimentos que devem ser adotados a partir disso servem para mitigar os danos causados e viabilizar a compra. O artigo 75 da nova Lei de Licitações traz as possibilidades de que o gestor dispense a licitação no caso de licitação deserta ou fracassada:

Art. 75. É dispensável a licitação:

(…)

III - para contratação que mantenha todas as condições definidas em edital de licitação realizada há menos de 1 (um) ano, quando se verificar que naquela licitação:

a) não surgiram licitantes interessados ou não foram apresentadas propostas válidas;

b) as propostas apresentadas consignaram preços manifestamente superiores aos praticados no mercado ou incompatíveis com os fixados pelos órgãos oficiais competentes;

É importante ressaltar que a dispensa de licitação pode ocorrer com a condição de que ela tenha sido realizada há, no máximo, 1 ano. Além disso, as condições do edital precisam ser mantidas.

Licitação deserta em período de fim de ano

No período de fim de ano há uma baixa na participação de fornecedores nas licitações, porque geralmente, as pessoas estão em período de festas e férias coletivas. Ou seja, você terá, provavelmente, menos concorrência. Ao mesmo tempo, também aumentam os riscos de licitação deserta.

Nesse período, o governo abre novos editais de licitações para fechar o valor anual orçado. Ou seja, os órgãos buscam gastar o que sobrou de dinheiro destinado para as contratações públicas.

Com mais editais abertos e menos concorrentes, a sua empresa tem tudo o que precisa para fechar o ano com ótimas vendas para a Administração Pública. Basta ter eficiência na hora de encontrar editais!

Encontre mais editais com a Minha Effecti!

Você pode estar se perguntando: Como encontrar editais que podem ser oportunidades para seu negócio no final do ano?

https://www.youtube.com/watch?v=IUoVoz5zBqM&t=21s

Procurar manualmente por essas situações pode ser bastante complicado. É neste momento que uma solução digital como a Effecti pode ajudá-lo.

A Minha Effecti é uma plataforma completa para licitantes que possui um módulo para encontrar licitações. Capturamos mais de 60 mil novas oportunidades de negócios todos os meses, aplicamos filtros inteligentes e enviamos a você apenas avisos de licitações que tenham relação com os produtos e serviços da sua empresa.

Além de obter mais conhecimento sobre as demandas da Administração Pública, você evita perder boas oportunidades de licitações que podem não ter mais interessados. Ou seja, você está um passo à frente dos licitantes que não usam nenhum meio para encontrar licitações automaticamente e fazem de forma manual – fazendo com que eles percam muitas oportunidades.

  • Ganhe Tempo. Filtre as palavras-chave relacionadas ao seu produto ou serviço, recebendo apenas os editais que lhe interessam.
  • Foco. Escolha até 4 horários diários que deseja receber nossos e-mails com as novas oportunidades de negócios.
  • Portais. Centralize e gerencie editais de diversos portais em um único lugar e ganhe tempo na gestão de outra área de seu negócio.
  • Filtros. Aprimore os resultados aplicando filtros avançados a partir de exclusões e combinações de palavras e frases.
  • Suporte. Possuímos canais exclusivos para atendimento de suporte, visando sempre o sucesso do seu negócio.

Você já conhecia as oportunidades trazidas pela licitação deserta? Quer conhecer melhor os recursos da Minha Effecti para escalar sua participação em licitações? Visite o nosso site agora mesmo!

Compartilhe
WhatsApp Linkedin Facebook Twitter
Esse site usa cookies
Ver termos