O Portal de Compras Públicas – novas chances para você

Muitas empresas já perceberam que vender para o governo é fazer um bom negócio. Porém, muitos licitantes acabam perdendo ótimas oportunidade por se concentrarem em apenas um ou dois portais. Sabemos a importância e a dimensão alcançada por portais como o Comprasnet e o Licitações-e, mas achamos que você pode (e deve) começar a conhecer […]

Criado em 11 jan 23

Blog

Por Cintia Preis

Blog
O Portal de Compras Públicas – novas chances para você

Muitas empresas já perceberam que vender para o governo é fazer um bom negócio. Porém, muitos licitantes acabam perdendo ótimas oportunidade por se concentrarem em apenas um ou dois portais.

Sabemos a importância e a dimensão alcançada por portais como o Comprasnet e o Licitações-e, mas achamos que você pode (e deve) começar a conhecer outros e, consequentemente, vender ainda mais.

Neste artigo queremos lhe apresentar o Portal de Compras Públicas, um portal que vem crescendo a largos passos, comprometendo-se a realizar processos licitatórios via internet com mais agilidade e transparência, buscando assim facilitar o dia-a-dia, tanto para os entes compradores como fornecedores.

O que é o Portal de Compras Públicas?

Antes de tudo é importante revelar que, se você ainda não sabe, o Portal de Compras Públicas já é o maior portal independente de licitações do país. Ele é utilizado desde a administração de pequenas cidades com menos de cinco mil habitantes, como São João da Ponta (PA), até capitais como Porto Alegre (RS).

Mais especificadamente o Compras Públicas é um sistema informatizado que, assim como os outros portais, possibilita a realização de licitações por intermédio da internet, de bens e serviços junto a fornecedores previamente cadastrados.

Caracterizada como uma GovTech de compras públicas com um centro de experiências para atender compradores, fornecedores e sociedade, o portal possui, desde sua implementação em 2016, uma visão bem clara. Procura, dia a dia, contribuir para o desenvolvimento social, econômico e sustentável do país, através de conhecimento, gestão e serviços voltados para o ecossistema de licitações.

O Portal de Compras Públicas se propõe a ir além de uma plataforma ou ferramenta de negociação. Ele se destina a ser uma central de experiência e serviços especializados em compras públicas, oferecendo um atendimento completo entre o comprador, o fornecedor e a sociedade civil.

Quem pode utilizar?

O Portal de Compras Públicas funciona de maneira análoga ao Comprasnet na esfera federal. Se destaca por ser uma plataforma de licitações para órgãos municiais e estaduais que, por meio de uma interface acessível e um sistema ágil, facilita a gestão de processos licitatórios. Neste portal não há custos para os órgãos públicos e as empresas participantes pagam uma taxa de ressarcimento de uso, assim como acontece no portal do Banco do Brasil, o Licitações-e.

Os usuários dos serviços do Portal de Compras Públicas podem ser pessoas físicas, pessoas jurídicas e sistemas automatizados (webservices, API’s, robôs, etc). Para utilização do sistema o usuário deverá fazer um prévio cadastramento no site, fornecendo os dados necessários e enviando os documentos para sua habilitação.

Por que vale a pena ficar de olho neste portal?

O Portal de Compras Públicas vem atraindo, de maneira crescente, prefeituras e entes estaduais de todos os cantos do Brasil. O motivo é, primeiramente, de ordem econômica. Com restrições orçamentárias cada vez mais severas, os municípios e estados brasileiros precisam fazer valer cada centavo e eliminar o desperdício de verbas.

Mesmo com a redução orçamentária a administração ainda precisa comprar, dessa forma precisa comprar bem e melhor. O Portal de Compras Públicas vem atender esses requisitos, pois, além de não gerar custos para a administração ainda ajuda-a a poupar em suas contratações.

Até o 3º trimestre de 2022 a plataforma movimentou mais de R$ 77 bilhões do Valor Homologado em Compras, R$ 23 bilhões do Valor Homologado em Compras para ME/EP e 81 mil de Processos de Compras Homologados

Essa economia, combinada com agilidade e o fácil uso na gestão de processos licitatórios das esferas estadual e municipal ao Portal de Compras Públicas. São empresa públicas, prefeituras, consórcios públicos e empresas do terceiro setor que perceberam o excelente negócio em transferir suas aquisições para uma plataforma online, segura e transparente. A praticidade e flexibilidade proporcionada pelo portal aos contratantes também atraiu empresas fornecedoras.

Para os licitantes o Portal de Compras Públicas também é vantajoso. As empresas vendedoras conseguem acessar e participar de processos abertos ao redor de todo o país, chegando àquela prefeitura que não imaginaria existir sem o auxílio do portal. “A ferramenta auxilia na gestão pública com a possibilidade de gerir as licitações de forma mais eficiente, ao mesmo tempo que desmistifica e facilita a condução de negócios com entidades das esferas municipal e estadual”, explica Ladeira.

Gostou desse conteúdo? Conheça também os 17 maiores Portais Governamentais de licitação do país.

Compartilhe
WhatsApp Linkedin Facebook Twitter
Esse site usa cookies
Ver termos
plugins premium WordPress