Práticas de Alta Performance nas Licitações

Afinal, qual é o segredo das empresas que possuem alta performance nas licitações? Você já deve ter feito essa pergunta, não é mesmo!? Essas empresas servem como cases de sucesso para analisar quais os seus diferenciais e práticas que garantem bons resultados nos seus processos licitatórios. Mas, participar de uma licitação não é algo simples, […]

Criado em 29 maio 23

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Por Cintia Preis

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Práticas de Alta Performance nas Licitações

Afinal, qual é o segredo das empresas que possuem alta performance nas licitações? Você já deve ter feito essa pergunta, não é mesmo!?

Essas empresas servem como cases de sucesso para analisar quais os seus diferenciais e práticas que garantem bons resultados nos seus processos licitatórios.

Mas, participar de uma licitação não é algo simples, uma vez que envolve conhecimento jurídico, burocracia e capacidade de ofertar o preço mais vantajoso para a Administração Pública, por isso ter sucesso pode ser um desafio para muitos licitantes. 

Quer ser uma empresa de alta performance nas licitações? Separamos cinco dicas práticas, confira abaixo. 

Como atingir alta performance nas licitações?

O segredo para atingir alta performance nas licitações está em reunir todas as informações que podem interferir nas vendas da sua empresa para os órgãos públicos. Isso inclui conhecimento sobre a legislação, tendências de compras públicas, dados internos da sua empresa, avaliação de concorrentes, entre outros fatores.

Reunimos cinco dicas para você atingir alta performance nas licitações:

1. Capacidade de Análise

Uma das práticas de alta performance nas licitações para aumentar a competitividade da sua empresa é verificar, no seu ramo de atuação, quais são os produtos mais licitados, além de saber quais marcas, modelos e preços estão sendo homologados. Para realizar esta atividade, use o Painel de Preços, ferramenta utilizada pela Administração Pública para fazer pesquisa de mercado, logo, o mesmo serve como um banco de dados das licitações que ocorreram, podendo ver os produtos, marcas/modelos, preços e empresas que estão ganhando as licitações.

2. Conhecimento da norma jurídica 

Licitação é um processo disciplinado por diversas leis, decretos, instruções normativas e jurisprudência. Licitantes que não têm conhecimento dessas normas passam despercebidos em seus direitos como fornecedores. É de fundamental importância ter conhecimento jurídico no âmbito de licitações para realizar atividades como: 

a) Análise do edital e, caso necessário, fazer um pedido de impugnação ou pedido de esclarecimento.

b) Confeccionar recurso administrativo ou contrarrazões ao recurso, em caso de discordância com os atos praticados no certame.

c) Realizar o amplo direito de defesa em caso de aplicação de sanção administrativa.

d) Gestão dos contratos administrativos oriundos das contratações públicas.

→ Aprenda mais sobre as Leis de licitações neste artigo!

3. Participar de editais estratégicos 

Após realizar a análise do mercado e verificar quais produtos você consegue ofertar de forma mais competitiva, a lógica é simples: quanto mais estratégico você for na escolha do edital, maiores serão as chances de ganhar. Isso significa que você participará de licitações que tenham relação com a sua empresa, que sejam vantajosas e que você consiga atender todas as necessidades exigidas no edital. Crescer com estratégia é a palavra, e, não há como fazer isso sem usar um software que consiga atender essa demanda, com ferramentas para encontrar editais, cadastrar propostas, dar lances automáticos e monitorar o chat do pregão. A Effecti é a melhor solução de mercado para atender essa demanda.

4. Priorizar os Editais menos concorridos

Dependendo do nicho em que atua, uma licitação pode ter dezenas de licitantes, o que torna difícil alcançar a primeira classificação e ter uma boa margem de lucro. Assim, a melhor estratégia é optar por editais em que há menos concorrência. E como saber quais são os editais menos concorridos? A resposta está nos portais de licitação, os portais menos conhecidos acabam licitando editais menos concorridos, por isso, é importante atuar no máximo de portais de licitação possível e não se limitar apenas ao ComprasGov. Os portais de licitação dos Estados além de portais como BBMNET, Bolsa Nacional de Compras e Licitanet, concentram bons editais com menores participantes.

5. Buscar a melhor classificação possível

Mesmo que você não consiga atingir o menor preço e classificar em primeiro, não desanime. A melhor opção nessa situação é tentar buscar a melhor classificação, uma vez que após a fase de lances, há a fase de habilitação, onde existe a possibilidade de o primeiro colocado ser desclassificado por questão de documentação ou por estar ofertando um produto que não atende as especificações contidas no edital. Logo, é importante que na fase de habilitação você faça uma análise minuciosa da documentação do licitante vencedor e caso encontre inconstâncias, apresente o desejo de manifestar recurso.

Dicas bônus: Você tem algum desafio ou se sente inseguro em começar a licitar? 

Contar com a ajuda de uma consultoria para esses primeiros passos pode ser indispensável na sua jornada nas vendas públicas. A consultoria ficará com a parte burocrática e você foca em outras atividades na sua empresa.

https://youtu.be/vzv3LaS7u_E

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Essas são algumas das principais práticas para você que deseja obter alta performance nas licitações, e elevar a participação da sua empresa no ramo de licitações. 

Você já conhece ou pratica alguma delas? Deixe aqui nos comentários!

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