A influência da tecnologia no mercado de compras públicas

É evidente a influência da tecnologia no mercado de compras públicas no atual cenário em que vivenciamos. A onda digital e o uso cada vez mais frequente da Internet possibilita a criação de processos eletrônicos, que facilitam a comunicação no mundo, notadamente no que se refere à eficiência, transparência e celeridade dos atos praticados. No […]

Criado em 08 set 22

Blog

Por Carmen Boaventura

Blog
A influência da tecnologia no mercado de compras públicas

É evidente a influência da tecnologia no mercado de compras públicas no atual cenário em que vivenciamos. A onda digital e o uso cada vez mais frequente da Internet possibilita a criação de processos eletrônicos, que facilitam a comunicação no mundo, notadamente no que se refere à eficiência, transparência e celeridade dos atos praticados.

No tocante à seara de licitações, a Lei n° 14.133/2021, publicada recentemente em 01 de abril de 2021, trouxe uma ênfase visível aos procedimentos eletrônicos e a virtualização dos atos praticados, que devem ser preferencialmente digitais. O comando legal também é no sentido de que as licitações sejam realizadas preferencialmente sob a forma eletrônica, e a utilização da forma presencial deve ser utilizada desde que motivada, devendo a sessão pública ser registrada em ata e gravada em áudio e vídeo.

Ademais, uma das maiores inovações da Lei n° 14.133/2021 foi o Portal Nacional de Contratações Públicas – o PNCP. Um sistema eletrônico com intuito de divulgação centralizada e obrigatória dos atos praticados no que se refere às contratações públicas, no sentido de ampliação da transparência dos processos.

Nesse mesmo sentido de atuação através de sistemas eletrônicos, o Tribunal de Contas da União, a título de exemplificação, utiliza diversos softwares no intuito de facilitar os seus processos internos e de fiscalização no órgão, como a Alice, a Monica, dentre outros. O uso destas ferramentas possibilita, justamente, a maximização da eficiência em cada ato praticado, aprimorando a engrenagem e desenvolvimento da atuação pelos órgãos de controle.

Importante dizer que, não somente os órgãos vinculados à Administração Pública, mas também as empresas fornecedoras, que participam de licitações no dia-a-dia utilizam-se de ferramentas tecnológicas para aprimorar a eficiência, nas vendas para o Governo. A automação dos processos facilita a atuação do empresário, que se vê, diante de diversos certames eletrônicos, muitas vezes, com dificuldades de participar de mais processos, em virtude da impossibilidade manual de, por exemplo, cadastrar suas propostas e monitorar suas convocações no sistema.

Você que é empresário, que está lendo este texto, também já passou por isto? Teve dificuldade de acompanhar a sessão pública de pregão eletrônico? Foi convocado no chat de mensagens pelo Pregoeiro e não viu? Recebeu notificação e foi penalizado por conta disso?

Sem sombra de dúvidas, a atuação correta, lícita e idônea na participação das licitações é essencial para o sucesso ao firmar contratos administrativos com a Administração Pública, e é importante registrar que, a tecnologia pode te ajudar nesse sentido!

Effecti: tecnologia e eficiência nas suas licitações

Vimos neste artigo como a tecnologia está influenciando o mercado de compras públicas. Portanto, não há mais motivos para não contar com a Effecti – a melhor e mais eficiente plataforma de automação para licitantes!

https://www.youtube.com/watch?v=P8LPuZ69fLs&t=3s

Trata-se de uma plataforma completa que pode auxiliá-lo durante todo o processo licitatório – desde o aviso de licitação até a disputa e monitoramento de mensagens. Veja tudo o que você pode fazer na plataforma Effecti:

Encontrar

Com filtros inteligentes, enviamos para você apenas as licitações que tenham relação com os produtos e serviços da sua empresa. São mais de 500 mil novas oportunidades todos os meses.

Cadastrar

Reduzindo em até 80% o tempo gasto neste processo, realizamos a leitura de suas propostas e as enviamos automaticamente aos portais ComprasNet, Compras Públicas e Licitações-e.

Disputar

Automatize o envio dos seus lances, aumente a sua competitividade e diminua muito as chances de erros. Dispute com facilidade e segurança diversos pregões eletrônicos ao mesmo tempo.

Monitorar

Você não precisará mais acompanhar as mensagens nos diversos portais de compras, centralizamos todas elas em um único ambiente e emitimos alertas quando sua empresa for convocada.

Conte com uma estratégia inteligente, uma plataforma completa e um atendimento especializado para o seu negócio. Solicite uma demonstração gratuita da plataforma Effecti agora mesmo!

Compartilhe
WhatsApp Linkedin Facebook Twitter
Esse site usa cookies
Ver termos
plugins premium WordPress