É cada vez mais relevante o papel da tecnologia nas licitações. Da mesma forma como empresas de diversos setores exploram os benefícios das soluções digitais, o processo de contratações públicas também ganha muito com a incorporação da tecnologia.

Por um lado, a Administração Pública consegue realizar a compra de produtos e contratação de serviços com mais eficiência. Por outro lado, os licitantes também podem usar a tecnologia como aliada – ganhando praticidade na participação de licitações.

Quer entender melhor o papel da tecnologia nas licitações? Então confira logo a seguir.

Entenda o impacto da tecnologia nas licitações

Para compreendermos o impacto da tecnologia nas licitações, podemos fazer uma análise dividida em três pontos:

  1. Ganhos para a Administração Pública
  2. Reflexos para a população
  3. Benefícios da tecnologia para licitantes

Modernização da Administração Pública

Seguindo o ritmo da iniciativa privada, a Administração Pública promove esforços para modernizar seu processo de compras e contratações. Após o surgimento de diversas medidas nos últimos anos, toda essa mentalidade foi consolidada na nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021).

A nova Lei de Licitações foi criada para implantar um novo regime geral de contratação pública baseado nas experiências já vividas com o pregão e com o Regime Diferenciado de Contratações Públicas. Trata-se de uma legislação que apresenta avanços pontuais e moderniza o processo licitatório.

Veja como a tecnologia nas licitações está presente na nova Lei de Licitações:

  • Contratação eletrônica como regra. A contratação eletrônica passa a ser a regra quando falamos sobre licitação. De acordo com a legislação, as licitações serão realizadas preferencialmente sob a forma eletrônica, admitida a utilização da forma presencial, desde que motivada.

  • Princípio de virtualização dos atos de licitação. A nova Lei de Licitações traz o princípio da virtualização dos atos da licitação. Segundo o art. 12, inciso VI, “os atos serão preferencialmente digitais, de forma a permitir que sejam produzidos, comunicados, armazenados e validados por meio eletrônico”.

  • Criação do Portal Nacional de Contratações Públicas. A modernização das licitações também inclui a criação do Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), que terá a missão de divulgar todas as licitações dos órgãos e entidades da Administração direta, autárquica e fundacional da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Reflexos da tecnologia para a população

A incorporação da tecnologia nas licitações permite que a Administração Pública seja mais eficiente – reduzindo custos e aumentando a velocidade nas suas contratações. Com isso, todas as partes envolvidas no processo licitatório são beneficiadas. Mas não podemos esquecer de quem origina esse processo: o contribuinte.

O salto de eficiência causado pelo uso da tecnologia nas licitações assegura os princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Como resultado, atinge seus objetivos com maior qualidade – viabilizando as compras e contratações necessárias para o bem-estar da população.

Tecnologia nas licitações para licitantes

Por fim, os licitantes também ganham com o uso da tecnologia nas licitações. Mais do que aproveitar a migração do processo licitatório para o meio eletrônico, também é possível usar soluções digitais que garantem mais competitividade para empresas e profissionais.

Monitorar as licitações que surgem em diversas plataformas digitais, analisar os editais e garantir a participação da sua empresa em todas elas pode se tornar desgastante. E a falta de organização desses processos pode fazer com que você perca boas oportunidades de negócios com a Administração.

Ao usar uma plataforma para licitantes como a Minha Effecti, sua empresa se torna muito mais competitiva e lucrativa. Você consegue escalar sua participação em licitações sem correr o risco de sofrer punições nem aumentar despesas de pessoal em atividades repetitivas.

Veja tudo o que você ganha com a Minha Effecti:

  • Encontre as melhores oportunidades para o seu negócio. Analise rapidamente as melhores oportunidades para sua empresa a partir de um filtro de palavras personalizadas de acordo com a sua área de atuação. De forma rápida e fácil, gerencie quais pregões você quer participar.

  • Cadastre a sua proposta no portal com facilidade e agilidade. Faça o cadastro da sua proposta, inserindo a marca, modelo, fabricantes e o valor unitário. A Effecti realiza o cálculo total dos itens e também anexa o PDF da sua proposta com os dados cadastrais e demais informações pertinentes. Tudo isso com poucos cliques e de forma rápida!

  • Dispute vários pregões ao mesmo tempo de maneira segura e inteligente. Com a ferramenta de parametrização de lances, você disputa mais pregões e o melhor: livre de erros de digitação! Basta adicioná-los, estipular o valor limite, sua margem de desconto e dar o play. Sua empresa foca na estratégia e você fornece com muito mais lucratividade.

  • Monitore o chat do pregoeiro e não seja punido. Por fim, você acompanha as mensagens do pregoeiro em tempo real, enquanto realiza outras tarefas na sua empresa. Isso é possível pois a Minha Effecti te alerta sempre que a sua empresa é convocada, seja através do pop-up, alerta sonoro ou via aplicativo.

Você já conhecia toda a importância da tecnologia nas licitações? Quer aproveitar todos os benefícios da Minha Effecti? Faça um teste grátis!

Você pode Gostar

Cotação Eletrônic

Bem, todos sabemos que Cotação Eletrônica de preços é aquela...

A Effecti agora é P

É sabido que o processo de contratação pública é complexo...

4 Motivos para autom

Já havíamos falado aqui que a maioria das empresas que...

Leave a Comment