A verdade sobre a investigação de fraude em licitações

A recente notícia divulgada ontem (11/12) por jornais sobre empresas acusadas de fraude em pregões eletrônicos vem deixando alguns licitantes preocupados. O principal motivo da inquietação surge pela vinculação feita pelos noticiários da ação da Polícia Civil do DF com o uso de robôs pelas empresas investigadas. No entanto a investigação que motivou os 27 […]

Criado em 12 dez 19

Blog

Por Cintia Preis

Blog
A verdade sobre a investigação de fraude em licitações

A recente notícia divulgada ontem (11/12) por jornais sobre empresas acusadas de fraude em pregões eletrônicos vem deixando alguns licitantes preocupados.

O principal motivo da inquietação surge pela vinculação feita pelos noticiários da ação da Polícia Civil do DF com o uso de robôs pelas empresas investigadas.

No entanto a investigação que motivou os 27 mandados de busca de apreensão em Goiás, São Paulo e no Distrito Federal não se resume a isso.

De acordo com as informações cedidas pela Polícia as 10 empresas envolvidas agiam em cartel, inclusive com empresas de fachada, atuando de forma com que todos os envolvidos ganhassem.

Segundo o delegado Ricardo Uchoa, da Divisão Especial de Repressão à Corrupção (Decor), a ligação entre estas empresas era permanente e estável, podendo configurar assim uma organização ou associação criminosa.

“Eles se organizavam ao ponto de que cada um pudesse ganhar em alguma oportunidade. Era uma espécie de fila. Todos tinham a garantia de fechar algum contrato” – Ricardo Uchoa.

O material apreendido nas buscas auxiliará os investigadores a entender melhor o vínculo e a atuação de cada uma das empresas.

E, caso seja comprovada a conduta ilícita, os investigados responderão por fraude ao caráter competitivo de licitações, corrupção ativa e passiva e organização criminosa, além dos delitos relacionados à falsificação de documentos.

Qual a relação então com o uso dos robôs e a investigação da Polícia Civil?

A relação estabelecida entre o robô e a investigação de fraude seria a origem da operação.

Uma licitação, a qual as empresas relacionadas participaram, foi que deu início às investigações há oito meses. Na época a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão – a Seplag, constatou, por meio de um relatório técnico, o uso indevido de robôs.

“Foi possível identificar a fraude por causa do tempo levado para dar cada lance. Eles ocorriam em milésimos de segundos.”

É importante destacar que não há nenhuma norma, seja lei, decreto ou instrução normativa que proíba a utilização de softwares durante o processo licitatório.

Entretanto, em outubro de 2013, uma Instrução Normativa (IN n° 3, de 4 de outubro) estabeleceu alguns procedimentos operacionais do pregão eletrônico para os órgãos integrantes do SISG.

Dentre eles havia a determinação que, na fase competitiva do pregão eletrônico, o intervalo entre os lances enviados pelo mesmo licitante não poderia ser inferior a vinte segundos e o intervalo entre lances não poderia ser inferior a 3 segundos.

Observado isto, percebemos que a fraude cometida pelas empresas investigadas foi utilizar de um robô que violava as regras estabelecidas acima.

O envio de lances em milésimos de segundos não obedece aos intervalos de tempo estabelecidos pela IN.

Tal Instrução Normativa foi recentemente revogada pela IN n° 210, no mês passado. Porém, como a licitação investigada aconteceu em 2018 ela ainda estaria sob sua vigência.

Alertados pelo envio indevido de lances, com o andar das investigações então, os policiais constataram possíveis formas de fraudes, como a combinação de lances.

“Algumas coisas foram identificadas. Um sócio de uma empresa, por exemplo, era o contador de outra. Mas a investigação busca investigar como se dava o conluio”, explicou o delegado Wenderson Teles.

E o robô da Effecti?

Na Effecti os softwares de envios de lances obedecem estritamente às regras básicas de sistema colocadas pelas IN 3/2011 e IN 3/2013, ainda mesmo que revogadas.

Os lances enviados pelo robô respeitam o intervalo entre os lances do mesmo licitante, que não podem ser inferior a 20 segundo, e também o intervalo entre os outros lances, que não podem ser inferior a 3 segundos.

O segundo ponto a ser observado é que, no âmbito de empresas (Pessoas Jurídicas de Direito Privado) é licito fazer tudo que a lei não proíbe, ou seja, não há nenhuma vedação expressa da utilização de “robô”.

Não existe ainda norma legal que proíba a utilização de Robôs em licitações públicas (lei 8.666/93 ou lei 10.520/02, ou o recente Decreto 10.014/19), tampouco nos portais que admitem tais plataformas.

Mesmo que se diga que o uso dos robôs pode, potencialmente, ofender a isonomia, o fato é que não há norma proibitiva quanto a isso.

A utilização de robôs é uma prática usual no mercado, onde o acesso não é restrito e sua contratação não se mostra economicamente inalcançável por qualquer empresa.

Este software tem como objetivo propiciar segurança ao seu usuário na medida em que a sua utilização evita o erro de digitação dos lances e proporciona ao competidor um melhor posicionamento de preços entre licitantes remanescentes que ainda não atingiram seu preço limite.

Posicionamento dos órgãos controladores com o robô:

Em junho deste ano, o TCE-MG divulgou uma compreensão importante a respeito do tema e admitiu a utilização de softwares robôs em suas licitações estaduais.

Segundo o conselheiro Sebastião Helvecio, pertencente a Primeira Câmara, não há impedimentos legais sobre o uso:

“Chegamos à conclusão de que a participação do robô não traz prejuízo para a licitação. E, para a administração pública, é bom que o produto seja ofertado pelo menor preço possível.”

Além disso, ainda foi destacado no episódio o pioneirismo da medida e a necessidade de celeridade nas compras públicas.

Tal posicionamento, juntamente com o crescente uso de softwares pelos órgãos públicos, nos indica a compressão a Administração Pública da maximização da celeridade em suas contratações que robôs que respeitam as regras podem lhe conceder.

Compartilhe
WhatsApp Linkedin Facebook Twitter
Esse site usa cookies
Ver termos
plugins premium WordPress