Contrato de Serviço: sua Consultoria de Licitações precisa disso

Confiar apenas em acordos verbais ou apertos de mão é um risco que você não pode correr, por isso nesse blog você vai encontrar um modelo de contrato de serviço que se encaixa na sua consultoria de licitações.

Criado em 01 nov 23

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Por Cintia Preis

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Contrato de Serviço: sua Consultoria de Licitações precisa disso

Ter conhecimento sobre contrato de serviço é fundamental em um mundo onde as relações comerciais estão cada vez mais intensas, uma vez que a essência do mesmo é estabelecer deveres e direitos entre as partes que celebram algum tipo de acordo. 

Confiar apenas em acordos verbais ou apertos de mão é um risco que você não pode correr, por isso nesse blog você vai encontrar um modelo de contrato de serviço que se encaixa na sua consultoria de licitações.

Prestação de serviços licitatórios

A prestação de serviços de consultoria em licitações é um modelo de negócio B2B (business to business), ou seja, a sua empresa presta serviços para outras empresas. Caracteriza um consultor de licitações aquele que faz todo o processo de licitação, desde a busca por editais até a homologação do contrato e também trabalhos mais pontuais da licitação.

Esse tipo de serviço contém muitos detalhes, desde responsabilidade por erros durante o pregão até o comissionamento quando uma licitação é ganha. Um contrato que descreva todas as responsabilidades entre as partes é indispensável para o consultor ter segurança e autoridade durante o tempo de serviço prestado, além de minimizar os riscos de inadimplência. 

Para que essa relação empresarial seja segura e saudável em todos os seus aspectos, a confecção de um contrato bem elaborado é peça fundamental. A seguir você vai aprender a os principais pontos para montar um contrato elaborado

O que é um contrato bem elaborado?

Regulado pelo Código Civil, um contrato bem elaborado é fruto de uma negociação bem feita entre as partes, onde são levados em consideração elementos indispensáveis para a prestação do serviço, como: valores, definição do serviço a ser prestado, direitos e deveres das partes, forma e prazo para pagamentos e cláusula rescisória.

A chave para a elaboração de um contrato é a previsão de todos os detalhes da negociação, de tal forma que não haja espaço para dúvidas ou discussões sobre determinado assunto, evitando conflitos entre as partes, seja ele extrajudicial ou judicial.

É importante que você, consultor em licitações, descreva de forma clara e detalhada quais serviços irá prestar e qual a obrigação da empresa que está contratando seu serviço, tornando esses detalhes como tópico relevante a ser tratado na negociação com seu possível cliente e transcrevendo o acordado no contrato de prestação de serviços.

Quais os tipos de contratação?

Como consultor em licitação, você pode ofertar diversos serviços, sendo os principais no mercado:

  1. Fixo Mensal: Nesse tipo de serviço a consultoria terceiriza o setor de licitações da empresa que o contratou, fazendo todo o processo licitatório, desde encontrar oportunidades até a homologação do processo. Nesse tipo de contratação, é importante definir o valor mensal que você irá receber e também a porcentagem de comissão de cada contrato homologado.
  1. Licitação Pontual: Contratação direcionada a empresas que não licitam de forma recorrente, onde você só representa em licitações pontuais. Nesse tipo de acordo deixe claro a porcentagem de comissão que você irá cobrar.
  1. Outros Serviços Pontuais: esse tipo de serviço pode envolver cadastro de proposta no portal; elaboração de documentos; recursos, dentre outros serviços. Esse é o tipo de serviço que há maiores chances de inadimplência, por isso ter um contrato pode dar a você mais segurança.

Para a assinatura de contratos você pode usar uma ferramenta online ao invés de precisar ir ao um cartório, assim você economiza tempo e ganha agilidade na negociação. 

Independentemente do tipo de contratação, é importante que seja acordado com o cliente, e consequentemente, transcrito no contrato, como será o fluxo do trabalho, descrevendo atividades como: documentos necessários para licitar, prazo de resposta da empresa sobre determinada oportunidade, forma e prazo de pagamento, entre outros.

Cuidado com os erros!

Quando se trata de licitação todo cuidado é pouco, por isso tenha uma ferramenta que centralize seus clientes e automatize toda a parte burocrática da licitação é indispensável. Com a Minha Effecti você vai poder encontrar editais sem nenhuma limitação por CNAE; cadastrar propostas em menos de 10 minutos; disputar licitações simultâneas e monitorar o chat de todas as suas licitações! 

Baixe o nosso modelo de contrato

Clique no botão abaixo para baixar o nosso modelo de contrato, você pode alterar conforme as orientações do nosso blog e suas preferências. Espero que esse contrato te ajude a ter mais segurança nas suas negociações!

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