Novas tendências no mercado de compras públicas para 2022

O cenário de compras públicas para 2022 é de otimismo para os licitantes que desejam aumentar seus resultados de vendas para a Administração Pública. As mudanças dos últimos anos e a “volta ao normal” depois da pandemia trouxeram novas oportunidades de negócios que estarão em alta no ano que se inicia.  Com a economia se […]

Criado em 06 dez 21

Blog

Por Cintia Preis

Blog
Novas tendências no mercado de compras públicas para 2022

O cenário de compras públicas para 2022 é de otimismo para os licitantes que desejam aumentar seus resultados de vendas para a Administração Pública. As mudanças dos últimos anos e a “volta ao normal” depois da pandemia trouxeram novas oportunidades de negócios que estarão em alta no ano que se inicia. 

Com a economia se reerguendo novamente e até mesmo se reinventando depois de anos tão turbulentos, o número de compras também vem aumentando. E o que torna o contexto ainda mais positivo é que hoje temos a tecnologia como importante aliada nos processos governamentais, o que torna tudo mais prático e fácil de ser feito.

Quem souber aproveitar esse momento vai conseguir realizar ótimas negociações para começar o ano na direção certa: a do crescimento! 

Quer ficar por dentro das novas tendências no mercado de compras públicas para 2022? Vem com a gente!

A importância das compras públicas

Antes de abordarmos as tendências do mercado de compras públicas para 2022, vamos relembrar a importância da licitação para o setor público?

A licitação é uma das atividades mais importantes para o funcionamento dos órgãos da administração direta e indireta. É um princípio da constituição que tem como função colocar critérios nas compras e contratações da Administração Pública. 

O objetivo é garantir condições iguais e seguras a todos que queiram concorrer à oficialização de um contrato. E ainda:

  • Selecionar as propostas aptas a gerarem o resultado de contratação mais vantajoso para a Administração Pública;
  • Evitar contratações com preços impraticáveis e o superfaturamento na execução dos contratos;
  • Incentivar a inovação e o desenvolvimento nacional sustentável. 

Mas para entender porque o mercado de licitações públicas é tão importante, estável e com crescimento constante, dê uma olhada nos benefícios que esse processo gera:

  • Padroniza e regulariza o processo de compra: todos os órgãos da Administração Pública seguem os mesmos procedimentos e normas que regulamentam o uso do dinheiro público, mantendo mais consistência nas licitações;
  • Imparcialidade e isonomia: esse processo garante que as contratações sejam feitas de forma imparcial e igualitária, pois o foco é buscar o que é melhor para a Administração Pública e a sociedade; 
  • Torna os atos públicos: as licitações são divulgadas oficialmente para o público para que tanto os fornecedores quanto a sociedade acompanhem as ações que estão sendo feitas;
  • Princípio da Eficiência: é um dos princípios que rege as licitações e tem como objetivo exigir que as atividades sejam feitas  com perfeição e visando rendimento funcional, para que os resultados sejam positivos para o serviço público e para a comunidade.

4 tendências do mercado de compras públicas para 2022

Agora que você já entendeu a importância das licitações para o setor público, vamos ver quais são as tendências dessas compras públicas para 2022? Continue a leitura e aproveite!

1. Otimismo pós pandemia

Como já abordamos acima, o cenário pós pandemia é otimista, pois, aos poucos, vários setores começaram a se recuperar. Isso inclui a economia, que retomou suas forças neste ano de 2021 e mostra crescimento para 2022.

2. Alta de setores específicos

Com a melhoria na economia, outros setores específicos também começaram a ter alta, como os serviços especializados de mão de obra, o setor farmacêutico e de medicamentos, novos empreendimentos públicos e privados e o principal de todos: o setor de tecnologia
Ou seja, investidores e empreendedores voltaram a fazer negócios com mais tranquilidade e confiança. Um bom indício disso é que o Brasil teve um recorde de empresas abertas no segundo quadrimestre de 2021.

3. Unificação da legislação com a Nova Lei de Licitações

Uma das principais mudanças no mercado de compras públicas para 2022 está na figura da Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021), sancionada no dia 1º de abril deste ano. 

O objetivo dela é substituir a Lei Geral das Licitações (Lei nº 8.666/1993), a Lei do Pregão (Lei nº 10.520/2002) e o Regime Diferenciado de Contratações – RDC (Lei nº 12.462/11), simplificando tudo em uma só Lei e modernizar o processo licitatório. 

Logo, essa será a única Lei de Licitações e contratos administrativos - e em 2022 ela deve estar mais presente na vida dos licitantes. Com ela, a preocupação com a transparência e a eficiência nas contratações será maior, visto que ocorrerá uma migração para o formato eletrônico, o grande facilitador desses processos. 

O novo regime geral é baseado nas experiências obtidas com o pregão e o Regime Diferenciado de Contratação Pública. Inúmeras melhorias pontuais são aguardadas com a chegada da Nova Lei, assim como mais segurança para os licitantes. 

As regras irão regularizar todas as esferas: a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios. E, ainda, estão previstas cinco modalidades de licitação: concorrência, concurso, leilão, pregão e diálogo competitivo.
 
Clique aqui para obter todas as informações sobre a Nova Lei de Licitações.

4. Uso da tecnologia

Até aqui, você já deve ter percebido que a tecnologia será uma das grandes tendências para o mercado de compras públicas de 2022, certo? Tanto p     uma regra para todos os procedimentos. 

O princípio da virtualização também é abordado na Nova Lei de Licitações, o que significa, segundo o art. 12, inciso VI, que “os atos serão preferencialmente digitais, de forma a permitir que sejam produzidos, comunicados, armazenados e validados por meio eletrônico”.

A modernização dos processos e a tecnologia também auxiliaram na criação do Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), que será responsável por divulgar todas as licitações dos órgãos e entidades da Administração direta, autárquica e fundacional.

Por que fazer um planejamento para 2022 é importante?

Agora que você está por dentro das tendências do mercado de compras públicas para 2022, fica mais fácil se planejar para crescer e aproveitar esse momento mais otimista que estamos vivendo. 

Neste momento de fim de ano, é normal que o número de licitações esteja em baixa, mas isso não significa que você não deva se preparar para o ano que vem, pois essa organização é ideal para ser feita agora. 

E para auxiliar você nas melhores negociações, a plataforma Effecti oferece facilidade do começo ao fim na participação de licitações. Traz ainda mais oportunidades, com menos erros e muito mais lucro. 

Se você deseja crescer e ter um retorno certo de ganhos, investir na plataforma pode ser o segredo para o seu sucesso e tranquilidade daqui para frente. Com a Minha Effecti, os processos são ainda mais facilitados, pois você poderá filtrar as palavras relacionadas ao seu produto ou serviço para receber apenas os editais que são do seu interesse. 

Além disso, o cadastro é super rápido, você participa de pregões simultâneos e recebe alertas sempre que a sua empresa é citada no chat dos pregões, para não perder nenhuma convocação ou prazo legal. 

Conheça mais sobre nossa plataforma e fale com a gente! E se você curtiu o conteúdo, continue navegando pelo nosso blog para mais informações como essa.

Compartilhe
WhatsApp Linkedin Facebook Twitter
Esse site usa cookies
Ver termos
plugins premium WordPress