Preparar a empresa para participar de licitação pode ser uma tarefa bastante desafiadora. Mesmo reconhecendo que as contratações públicas são vantajosas, são muitas as empresas que deixam passar boas oportunidades por não saberem como entrar no processo licitatório.

Afinal, como funciona o processo de licitação? Quais são as exigências que sua empresa deve cumprir? Existem documentos necessários neste processo? E quais são os outros pontos importantes neste momento?

Neste artigo vamos conferir todas as informações que você precisa saber para preparar a empresa para participar de licitação. Confira!

Baixar E-Book - Como preparar a empresa para participar de licitação





Respeitamos a sua privacidade, por isso estamos comprometidos em resguardar suas informações: confira nossa política.

Conheça o processo de licitação

Para preparar a empresa para participar de licitação, é importante primeiro conhecer como funciona o processo licitatório. Em uma licitação, você irá concorrer com outras empresas para prover produtos, serviços e bens para a Administração Pública. No entanto, existe mais do que uma modalidade de licitação, sendo que cada uma conta com diferentes métodos de funcionamento.

Por isso, é importante conhecer as diferentes modalidades e saber como funciona o processo de licitação no qual você irá inscrever a sua empresa. Com a Nova Lei de Licitação, a modalidade de licitação agora é definida de acordo com o objeto da contratação. Sendo assim, você pode saber o tipo de procedimento de acordo com a área de atuação da sua empresa:

  • Concorrência: utilizada para a contratação de bens e serviços especiais (bens e serviços que não são comuns), obras e serviços comuns de engenharia e obras e serviços especiais de engenharia

  • Concurso: utilizado para a escolha de trabalho técnico, científico ou artístico 

  • Leilão: utilizado para a alienação de quaisquer bens móveis e imóveis, independentemente do valor

  • Pregão: obrigatório no caso de bens e serviços comuns

  • Diálogo competitivo: nova modalidade de licitação que será utilizada para situações complexas que exigem soluções inovadoras ou tecnológicas

Encontre uma boa licitação – e analise com cuidado o edital

Pouco adianta participar de licitações com necessidades que a sua empresa não consegue atender. Por isso, a busca por contratações vantajosas para a sua empresa é uma das etapas mais fundamentais para garantir uma boa chance de sucesso em participar da competição.

Devido ao grande número de editais publicados pelo Brasil cotidianamente, este pode ser um processo difícil para licitantes iniciantes, mas aprender a escolher as licitações certas para a sua empresa é uma chave importante para conseguir a contratação.

O edital é o principal documento para preparar a empresa para participar de licitação. Nele, constam diversas informações importantes sobre o processo da escolha de contratação para o licitante, como prazos contratuais, critérios de julgamento, critérios de participação na licitação, habilitação técnica requerida da empresa e documentação necessária, entre outros. Assim, deve ser analisado com atenção para escolher as melhores oportunidades, e seguido com cuidado para garantir suas chances de ser selecionado.

Avalie a capacidade da sua empresa

Antes de perder tempo se organizando para participar de uma licitação, avalie a capacidade da sua empresa de atender a esta demanda. Verifique se o seu fluxo de caixa suporta a espera pelo pagamento dos governos, que tende a ser prolongada, e se a empresa tem estoque e condições suficientes para atender a todos os requisitos do edital.

Outra dica importante para quem está começando é evitar cair na tentação de lançar orçamentos que deixam pouca margem de lucro para a sua empresa. De nada adianta vencer uma contratação que não será vantajosa para a empresa, e o descumprimento do contrato ou desistência de participação levam a punições que podem fazer você perder boas oportunidades no futuro.

Mantenha os documentos em dia

A Administração Pública tende a ser bastante cuidadosa com as suas contratações, pedindo uma série de documentos e certificações que comprovem a regularidade da situação da empresa com seus deveres jurídicos e fiscais, assim como sua capacidade de atuação dentro do objeto do contrato. Desta forma, organizar os documentos e emitir os certificados necessários é uma parte importante de como preparar a empresa para participar de licitação.A fase de habilitação ou cadastro do processo licitatório analisa as empresas quanto à sua habilitação jurídica, qualificação técnica, qualificação econômico-financeira e regularidade fiscal, social e trabalhista. Entenda um pouco mais sobre a lista de documentos requeridos neste artigo.

Use a tecnologia para preparar a empresa para participar de licitação

Preparar a empresa para participar de licitação não é uma tarefa fácil. É necessário estar atento a diversos detalhes, acompanhando o lançamento de novos editais e atualizando a situação das licitações já em andamento para não perder prazos.

Com a Effecti, você conta com uma plataforma desenvolvida para facilitar a vida do licitante. Encontre as melhores licitações para a sua empresa com um filtro inteligente, tenha todos os documentos organizados em nuvem, envie automaticamente as suas propostas aos portais de licitação, e receba alertas quando a sua empresa for convocada. Assim, você escala a sua participação em licitações lucrativas sem correr o risco de sofrer punições!

Gostou das dicas para preparar a empresa para participar de licitação? Quer conhecer melhor as funcionalidades da Effecti? Então visite nosso site

Você pode Gostar

Dispensa de licitaç

Por Fernando Salla, CEO da Effecti Antes mesmo de ser...

Mercado vai colher o

Renato Fenili falou sobre o projeto de lei na abertura...

Como Reduzir os Risc

Depois de ter feito todos os procedimentos de cadastramento e...

Leave a Comment