É cada vez maior o número de empresários que desejam aproveitar os benefícios das licitações. Entretanto, muitos erros cometidos pelos licitantes podem deixar mais distante o objetivo de fechar boas vendas para a Administração Pública.

Principalmente para as empresas que estão começando a desbravar o mundo das licitações, esse processo pode gerar dúvidas e inseguranças. Além disso, a falta de experiência pode fazer com que detalhes importantes sejam deixados de lado – e, em uma competição, esse pode ser um ponto diferencial para uma vitória.

Quer descobrir quais são os principais erros cometidos pelos licitantes e como evitá-los? Então confira neste artigo!

Quais são os principais erros cometidos pelos licitantes?

1. Não examinar atentamente o edital

O edital deve ser o guia dos licitantes. É nesse documento que você encontra tudo o que precisa saber sobre o processo licitatório: objeto, garantias e os deveres de ambas as partes, exigências, prazos e todas outras informações.

Portanto, um dos grandes erros cometidos pelos licitantes é não tirar um tempo para ler atentamente o edital. A partir disso, podem surgir vários problemas com o desencontro de informações – desde a perda de prazos até o entendimento incorreto do objeto da licitação.

Como evitá-lo?

Para não ser surpreendido com informações desconhecidas sobre os editais, o ideal é estar sempre atento aos Portais de Licitação para conferir os novos editais assim que forem publicados. Depois disso, tire um momento para analisar todas as informações pertinentes à sua participação.

2. Perder os prazos

Um processo licitatório possui diversos prazos que devem ser seguidos:

  • Impugnação
  • Sessão pública
  • Registro da proposta
  • Envio de documentos

Apresentação do recurso

Todos eles merecem atenção do licitante para que uma boa oportunidade não seja perdida por descuido.

Como solucionar?

Neste caso, a solução está em ficar atento aos prazos previstos em edital e garantir que sua empresa consiga cumpri-los.

3. Não preparar os documentos de habilitação

Para vencer uma licitação, são exigidos diversos documentos de habilitação que demonstram sua capacidade de realizar o objeto da licitação – incluindo documentos jurídicos, qualificação técnica, qualificação econômico-financeira e regularidade fiscal, social e trabalhista.

Outro dos grandes erros cometidos pelos licitantes é esperar até o fim do processo licitatório para providenciar os documentos exigidos. Afinal, depois de ser declarada vencedora, a empresa precisa ter todos esses documentos organizados para entrega.

Como solucionar?

Para evitar que isso aconteça, procure deixar todos os documentos de habilitação pronto para a entrega – já em formato digital e salvos em um local seguro.

4. Perder o prazo para registro da proposta no Portal de Licitação

É preciso ficar atento ao horário limite do registro de sua proposta de preços no sistema. Em alguns processos licitatórios, esse prazo pode ser antes do início da licitação – podendo ser algumas horas antes, no dia anterior ou, ainda, de 48 a 72 horas antes do início da licitação.

Como solucionar?

Evite deixar o registro da sua proposta para última hora. Opte por realizar esse procedimento com bastante antecedência, evitando ser prejudicado por eventuais problemas que possam surgir – como falta de energia elétrica ou queda do sinal da internet.

5. Baixar demais os preços

Muitos licitantes definem valores muito baixos para seus produtos ou serviços para tentar vender a licitação. Entretanto, essa é uma estratégia que pode gerar prejuízos em longo prazo – comprometendo a margem de lucro e a saúde financeira da organização.

Neste momento, é preciso lembrar-se que vencer a licitação é apenas o primeiro passo. Depois disso, sua empresa precisa honrar um contrato com a Administração Pública, mesmo que os valores causem prejuízos.

Além disso, apresentar preços muito abaixo da média do mercado pode causar a desclassificação da sua empresa do certame. O próprio leiloeiro pode tomar essa decisão se julgar que os valores são impraticáveis.

Como solucionar?

A melhor solução é fazer uma avaliação para compreender qual é o valor mínimo que você pode praticar sem prejudicar sua margem de lucratividade. Além disso, o edital pode trazer informações importantes sobre os valores buscados pelo órgão que está licitando.

6. Tentar acompanhar tudo manualmente

Participar de uma única licitação já é um processo que demanda tempo. Mas a complexidade fica ainda maior na participação de vários processos simultâneos em vários Portais de Licitação diferentes, não é?

Acompanhar tudo manualmente pode levar a diversos erros cometidos pelos licitantes. Mais do que isso, você pode perder boas oportunidades por falta de tempo ou pequenos descuidos.

Como solucionar?

A melhor forma de solucionar esse problema é usando a tecnologia como aliada. A Effecti é uma plataforma para licitantes que garante facilidade do começo ao fim ao participar de licitações. Mais oportunidades, menos erros e lucratividade redobrada.

  • Apenas o que interessa. Filtre as palavras relacionadas ao seu produto ou serviço e receba apenas os editais que lhe interessam.

  • Rapidez no cadastro. Reduza em até 80% o tempo que você leva digitando suas propostas nos portais.

  • Participe de pregões simultâneos. Dispute com facilidade e segurança diversos pregões ao mesmo tempo utilizando uma estratégia inteligente para garantir a melhor lucratividade.

  • Não seja penalizado. Receba alertas sempre que a sua empresa for citada no chat dos pregões, garantindo que não perca nenhuma convocação ou prazos legais.

Com a Effecti a sua empresa se torna muito mais competitiva e lucrativa, você participa de mais licitações com menos custos e terá facilidade e agilidade em todo o processo.

Você já conhecia esses erros cometidos pelos licitantes? Quer conhecer melhor os recursos da Effecti? Então visite nosso site!

Você pode Gostar

A Effecti agora é P

É sabido que o processo de contratação pública é complexo...

A nova lei de licita

A NOVA LEI DE LICITAÇÕES 4.253/2020 INTRODUÇÃO Este presente artigo...

Impugnação e Pedid

Impugnação e Pedido de Esclarecimentos aos Editais - Saiba o que...

Leave a Comment