Começou: Municípios devem utilizar o pregão eletrônico a partir de 3 de fevereiro

Inicia hoje (03/02/20) o prazo para a utilização da modalidade do pregão eletrônico em muitos municípios brasileiros. De acordo com as datas estabelecidas pela Instrução Normativa n° 206, publicada no ano passado, as cidades com mais de 50 mil habitantes que recebem recursos da União já devem, a partir de hoje, usar obrigatoriamente a modalidade pregão […]

Criado em 03 fev 20

Blog

Por Cintia Preis

Blog
Começou: Municípios devem utilizar o pregão eletrônico a partir de 3 de fevereiro

Inicia hoje (03/02/20) o prazo para a utilização da modalidade do pregão eletrônico em muitos municípios brasileiros.

De acordo com as datas estabelecidas pela Instrução Normativa n° 206, publicada no ano passado, as cidades com mais de 50 mil habitantes que recebem recursos da União já devem, a partir de hoje, usar obrigatoriamente a modalidade pregão eletrônico na execução de convênios e contratos de repasse.

Porque os municípios serão obrigados a utilizarem o pregão eletrônico?

No final de setembro de 2019 o Decreto n/ 10.024 foi publicado alterando muitas das regras desta modalidade de licitação.

Como explicamos aqui, a norma refletia a busca da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia em atualizar e modernizar os processos de contratações públicas. Bem como promover uma verdadeira “universalização do pregão eletrônico", como o Secretário Renato Fenili explicou no workshop sobre o novo decreto do pregão eletrônico realizado pelo Enap.

O pregão eletrônico propicia inúmeras vantagens para todos os agentes envolvidos no processo de compras, principalmente a população que usufruirá, no final, dos bens e serviços contratados.

Municípios com mais de 50 mil habitantes

Como o Portal de Compras do Governo Federal anunciou, a IN definiu as datas dos prazos de adoção do pregão eletrônico.

De acordo com a tabela apresentada pela IN, os municípios acima de 50 mil habitantes (e as suas entidades indiretas) deverão a partir de hoje (03/02/20) contratarem através do pregão eletrônico.

A medida atinge inúmeros municípios de todos os estados brasileiros, classificados como de grande e médio porte, em quantidade de habitantes.

Os próximos prazos são:

  • 6 de abril de 2020 para municípios com até 15 mil habitantes e
  • 1° de junho de 2020 para os municípios com menos de 15 mil habitantes.

A coordenadora da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Marli Burato, alertou os gestores municipais a ficarem atentos ao cumprimento das datas:

“É muito importante que todos os municípios fiquem atentos aos prazos do pregão eletrônico. De acordo com o número de habitantes, os prazos vão de inícios de fevereiro a junho. Nós temos um cronograma com os municípios que têm a obrigatoriedade de trabalhar com o pregão eletrônico quando se trata de transferência de recursos da união.”

E o que isto significa para mim?

Se você mora ou não em uma cidade com mais de 50 mil habitantes pode ter certeza que esta notícia afetará você e o seu negócio. A obrigatoriedade do uso do pregão eletrônico significa um relevante aumento de licitações realizadas através desta modalidade.

Você está pronto para este aumento exponencial de pregões eletrônicos no Brasil? 

Você está preparado para fornecer para o governo através dos pregões eletrônicos? 

Se você precisa de ajuda ao longo do processo em negociar com a administração pública, a Effecti tem a solução perfeita para você. Disponibilizamos de uma plataforma completa para todos os licitantes que querem automatizar e melhorar as suas performances nos pregões eletrônico. Nossa ferramenta lhe auxiliará desde o momento de encontrar a licitação perfeita para você até a finalização da etapa de lances, onde muitas empresas acabam perdendo toda a disputa por não conseguir acompanhar o chat do pregoeiro.

Quer conhecer mais sobre esta solução. Faça um teste gratuito para conferir!

[review_post_blog review="4.6"]

Compartilhe
WhatsApp Linkedin Facebook Twitter
Esse site usa cookies
Ver termos
plugins premium WordPress