Comece o ano com o pé direito, planeje suas licitações e alcance suas metas

O ano de 2022 já está mais perto do que nunca e todo licitante que pretende aproveitar esse momento para realizar compras públicas deve saber fazer um planejamento de licitações. Planejar sua participação em licitações é algo que implica em diversas providências preliminares, por isso, é tão importante que seja feito da forma mais efetiva […]

Criado em 09 dez 21

Blog

Por Cintia Preis

Blog
Comece o ano com o pé direito, planeje suas licitações e alcance suas metas

O ano de 2022 já está mais perto do que nunca e todo licitante que pretende aproveitar esse momento para realizar compras públicas deve saber fazer um planejamento de licitações.

Planejar sua participação em licitações é algo que implica em diversas providências preliminares, por isso, é tão importante que seja feito da forma mais efetiva e assertiva possível. Caso contrário, você pode se deparar com uma série de erros e perdas financeiras.

Estamos vivendo um momento de várias mudanças no processo licitatório: de um lado temos a criação da nova Lei de Licitações que traz várias mudanças para as compras públicas. Por outro lado, a tecnologia está cada vez mais presente nas licitações - tanto para a Administração Pública quanto para o licitante.

Tá em dúvida sobre qual a melhor maneira de se planejar? Continue a leitura e aproveite algumas dicas da melhor prática para fazer um planejamento de licitações. Você também vai conhecer a plataforma ideal para ajudar você a se tornar um licitante de sucesso!

Dicas para o planejamento de licitações

Se você já é licitante e está buscando se aprimorar, ou se está apenas começando nesse ramo e quer aprender mais, você está no lugar certo! Confira abaixo as melhores práticas para realizar um planejamento de licitações de respeito:

Fique por dentro das leis

Antes de começar, é muito importante que o licitante conheça as leis envolvidas nessa atividade. As Leis nº 8.666/93, 10.520/02 e 12.462/11 ainda estão vigentes, contudo com a publicação da Nova Lei de Licitações, novas regras surgem e é importante que você empresa licitante conheça essas novas disposições. Saber o que a Lei diz e seguir seus direcionamentos é uma das etapas mais importantes para se planejar adequadamente, prever possíveis erros e investir com mais confiança

Busque qualificação para você e sua equipe

O segundo passo é buscar capacitação, para si e para seu time, se esse for o caso. Quanto mais conhecimento você tiver, mais saberá quais processos são ideais.

A Effecti Plus é a plataforma mais completa para o licitante que busca qualificação para se lançar na participação de um processo de contratação pública. Nela, você tem uma ótima experiência devido à liberdade de aprendizado, podendo estudar quando e onde quiser.

A plataforma possui diferentes tipos de cursos e eventos para quem deseja aprender a fazer um planejamento de licitações, resolver os maiores desafios e dificuldades encontrados nos processos licitatórios e ficar por dentro de tudo o que acontece no mercado de vendas do governo.

No curso Aprendendo a Licitar, por exemplo, você poderá aprender:

  • Como buscar oportunidades no mercado;
  • Como cadastrar suas propostas eletrônicas;
  • Como participar das sessões públicas;
  • Quais os documentos necessários para participar das licitações;
  • Prazos e momento adequado para enviar os pedidos de esclarecimentos, impugnações e recursos administrativos.

Acesse aqui e confira todas as informações sobre esse curso e aproveite para navegar em nosso site e conhecer os outros cursos e eventos.

Trace metas e objetivos

Uma das etapas mais importantes para um planejamento bem feito é traçar metas para poder alcançá-las. Ainda mais se você deseja que o seu planejamento ocorra dentro do esperado, tenha como objetivo traçar metas. Quando uma meta não é traçada, o objetivo do processo se perde e a compra fica passível a erros e incômodos que poderiam ser evitados. E ninguém deseja perder boas chances de vender para a Administração Pública por pequenas falhas, não é?

Utilize a tecnologia como ferramenta

A tecnologia tem auxiliado diversos setores com ferramentas automatizadas que promovem a praticidade dos processos. Nesse caso, não é diferente. A tecnologia pode ser sua ferramenta para a criação de um planejamento assertivo, seguro e muito mais facilitado.

O uso de OKR’s (Objectives and Key Results) é uma ótima ferramenta para definir metas e medir resultados, por exemplo. Além disso, pode ser usado tanto por grandes corporações quanto por pequenas empresas.  A definição de KPI’s também é uma opção que pode ajudar, pois trata-se do acompanhamento de indicadores-chave de desempenho e sucesso que permite colocar o foco no alcance dos objetivos. 

Além disso, os licitantes podem encontrar ferramentas incríveis em uma plataforma como a Minha Effecti. Trata-se de uma solução completa que auxilia não apenas no planejamento de licitações, mas também em todo o processo, desde a etapa encontrar oportunidades, cadastrar propostas, disputar pregões e monitorar o chat!

Você está pronto para tomar a decisão certa!

Agora você já tem todas as informações importantes para tomar as decisões certas para o seu planejamento de licitações. Com a chegada da nova Lei, os profissionais buscarão mais conhecimento para ter sucesso em suas atividades. Você deve fazer o mesmo se deseja acompanhar esse mercado!

Qualifique-se, busque ajuda de profissionais experientes e de ferramentas inteligentes. A Effecti é uma startup SaaS (Software as a Service) e pode ser o auxílio que você estava procurando. Nosso foco é usar a tecnologia a seu favor para trabalhar com mais facilidade, rapidez e otimização. Dessa forma, vencer licitações nunca foi tão fácil!

Você gostou das dicas para acertar no planejamento de licitações? Quer entender melhor como a Effecti pode ajudá-lo a conquistar os melhores resultados? Então visite nossa página!

Compartilhe
WhatsApp Linkedin Facebook Twitter
Esse site usa cookies
Ver termos