Nova Lei de Licitações: Análise de mercado

Com o surgimento da nova Lei de Licitações, várias mudanças estão ocorrendo gradualmente no mundo das compras públicas. A direção dessas alterações está bem clara: a transformação digital. Como consequência, a análise de mercado nunca teve um papel tão importante para as empresas. A modernização do processo licitatório faz com que os licitantes tenham cada […]

Criado em 03 mar 23

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Por Cintia Preis

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Nova Lei de Licitações: Análise de mercado

Com o surgimento da nova Lei de Licitações, várias mudanças estão ocorrendo gradualmente no mundo das compras públicas. A direção dessas alterações está bem clara: a transformação digital. Como consequência, a análise de mercado nunca teve um papel tão importante para as empresas.

A modernização do processo licitatório faz com que os licitantes tenham cada vez mais dados para extrair informações. A partir disso, torna-se possível chegar a insights valiosos sobre a participação da sua empresa em licitações – e usá-los para aumentar suas chances de sucesso.

Quer entender como você pode usar a análise de mercado para ganhar mais competitividade nas licitações? Descubra ao longo deste artigo!

Principais mudanças trazidas pela nova Lei de Licitações

Sancionada em 1º de abril de 2021, a nova Lei de Licitações promove significativas alterações nos regramentos sobre contratações públicas. Em abril de 2023 completam dois anos de sua publicação, causando a revogação da Lei nº 8.666, Lei nº 10.520 e os arts. 1º a 47-A da Lei nº 12.462.

Mas quais foram as principais mudanças que merecem a atenção dos licitantes? Veja só:

  • Criação do Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP). O primeiro destaque quando falamos das mudanças na nova Lei de Licitações é a criação do Portal Nacional de Contratações Públicas, um site oficial para a divulgação das contratações públicas.
  • Alterações nas modalidades de licitação. A nova Lei de Licitações também trouxe mudanças nas modalidades de licitação. Com a revogação da Lei 8.666/93, as modalidades de convite e tomada de preço deixam de existir, enquanto uma nova modalidade é implementada: o diálogo competitivo.
  • Preferência pelas licitações em forma eletrônica. A nova Lei de Licitações também estabelece, preferencialmente, a realização de licitações de forma eletrônica, ou seja, em ambiente digital.
  • Ordem das fases da licitação. Por fim, a nova Lei de Licitações também traz mudanças na ordem das fases de uma licitação – a Habilitação pode ocorrer após a apresentação de propostas e lances e do julgamento, mas também pode ocorrer a inversão de fases, conforme previsão do § 1º do artigo 17 da Lei 14.133/21.

Fique por dentro de todas as mudanças no Effecti Experience 2023!

Quer ficar por dentro de todas as mudanças trazidas pela nova Lei de Licitações? Vem aí o Effecti Experience 2023, o maior evento para licitantes do Brasil!

O Effecti Experience 2023 acontecerá nos dias 23 e 24 de outubro, em São Paulo, no Expo Center Norte.

Vamos reunir os maiores fornecedores da administração pública em uma experiência incrível e transformadora. Você não pode ficar de fora!

As vendas já estão disponíveis em nosso site. Clique aqui para garantir!

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O papel da análise de mercado a partir da nova Lei de Licitações

Conforme ressaltamos, a nova Lei de Licitações estabelece que os atos sejam preferencialmente digitais – dando um grande passo para a modernização dos processos licitatórios. Mas não é somente a Administração Pública que pode se beneficiar da tecnologia. Os licitantes também podem incorporar novas ferramentas e processos para aumentar suas chances de vendas.

Um ótimo exemplo disso é a automação de processos para participar de uma licitação – que pode incluir a busca de editais, cadastramento de propostas, envio de lances, monitoramento do chat do pregoeiro e muito mais.

Além disso, também é possível explorar a análise de mercado para uma atuação com mais assertividade – usando menos tempo e recursos para alcançar um resultado positivo. Afinal, conhecer mais sobre os órgãos licitantes e seus concorrentes pode gerar um grande valor.

Confira os principais benefícios da análise de mercado para os licitantes:

  • Coleta de informações sobre os possíveis compradores da Administração Pública
  • Avaliação do seu potencial de crescimento no mercado de licitações
  • Identificação de oportunidades de mercado que podem ser exploradas
  • Análise de concorrentes que atuam com venda de produtos ou serviços semelhantes aos da sua empresa
  • Avaliação sobre a capacidade que a sua empresa tem de atender às demandas de licitações – considerando questões geográficas, mão de obra e quantidades de estoque
  • Orienta a tomada de decisões da sua empresa
  • Agilidade na elaboração de estratégias em torno do cenário competitivo das licitações
  • Assertividade na definição dos preços praticados e valores mínimos para os lances em pregão

Quer avaliar o retorno financeiro da sua empresa em licitações? Conheça a calculadora da Effecti!

Implementando a análise de mercado com a Minha Effecti

Afinal, como implementar a análise de mercado para crescer nas licitações? Para isso, você precisa contar com uma ferramenta adequada. A Minha Effecti é uma plataforma completa que automatiza todos os processos licitatórios em um único ambiente. Mas, mais do que isso, cada funcionalidade possui dashboards com informações de grande valor para a sua empresa.

Com a Minha Effecti, a sua empresa se torna muito mais competitiva e lucrativa. Você participa de mais licitações e terá facilidade e agilidade em todo o processo. Além disso, tem acesso a diversos dados importantes para melhorar constantemente a sua performance no mercado de licitações.

Veja tudo o que você pode fazer na plataforma Minha Effecti:

1. Encontrar

Na etapa Encontrar, você receberá oportunidades por meio de filtros inteligentes todos os dias. Nela você pode:

  • Filtrar as palavras-chave relacionadas ao seu produto ou serviço, recebendo apenas os editais que lhe interessam;
  • Escolher até quatro horários diários que deseja receber e-mails com as novas oportunidades de negócio;
  • Centralizar e gerenciar editais de diversos portais em um único lugar;
  • Aprimorar os resultados, aplicando filtros avançados, a partir de exclusões e combinações de palavras;
  • Ganhar tempo para poder aplicar na gestão do seu negócio.

2. Cadastrar

Com a etapa Cadastrar, reduzimos em até 80% do tempo que você gastaria digitando as suas propostas nos portais. Aqui você cadastra a sua proposta com facilidade e agilidade. E nós as enviamos automaticamente aos portais.

Além disso, o nosso sistema também:

  • Calcula os valores totais de cada item automaticamente, tornando ainda mais rápido esse processo;
  • Faz o preenchimento automático dos campos de declaração de ciência, aquele que é obrigatório a cada página com 10 itens;
  • Oferece mais facilidade e rapidez no orçamento de itens de grupo;
  • Possibilita a importação do orçamento feito em planilhas, ou ainda através de digitação em uma interface mais amigável;
  • É totalmente compatível com o sistema de ERP utilizado pela sua empresa. Além do envio da proposta automatizada, gerada em poucos cliques em PDF para enviar ao pregoeiro.

3. Disputar

Na etapa Disputar, você automatiza o envio dos seus lances na fase aberta do pregão. Dispute com facilidade e segurança diversos pregões ao mesmo tempo utilizando uma estratégia inteligente para garantir a melhor lucratividade possível – aumentando sua competitividade e diminuindo muito a chance de erros.

O robô de lances da Effecti é diferente! Nossas principais vantagens são:

  • Possibilidade de envio de lance com valor inferior ao mínimo desejado;
  • Lances enviados de forma mais rápida, aumentando a chance de vencer a disputa;
  • Visualização dos melhores lances do item e mensagens do chat, tudo isso dentro da própria plataforma.

4. Monitorar

Chega de acompanhar as inúmeras mensagens de vários portais. Na Etapa Monitorar, centralizamos todas elas em um único ambiente e emitimos alertas quando a sua empresa for convocada pelo pregoeiro. Desta forma você reduz as chances de perder grandes negócios e sofrer as temidas penalizações por não responder o chat. Nossa tecnologia de monitoramento é única! Nossos principais diferenciais são:

  • Envios de alertas visuais e sonoros na plataforma ou por aplicativo sempre que a sua empresa for citada no chat dos pregões, garantindo que não perca nenhuma convocação, ou prazos legais;
  • Atualizações destacadas em diferentes cores, ajudando você a focar no que realmente precisa ser resolvido primeiro;
  • Divisão clara entre as mensagens lidas e não lidas de uma licitação. Assim você não perde tempo lendo a mesma mensagem mais de uma vez;
  • Destaques do nome da sua empresa e as palavras-chave encontradas, para facilitar a localização do que realmente interessa;
  • Centralização do monitoramento de um grupo de empresas em um único ambiente. Ideal para quem presta consultoria, possui filiais, ou mais empresas.

5. Analisar

A ferramenta analisar licitação é um novo módulo da Minha Effecti e ainda está em fase beta, ou seja, sendo testada com alguns clientes. Ela reúne todas as informações que você sempre sonhou: relatórios completos sobre a performance da sua empresa, desempenho dos principais concorrentes e comportamento dos órgãos licitantes. Tudo para chegar mais longe com a análise de mercado!

Quer levar todos os recursos da Minha Effecti para a sua empresa? Faça uma demonstração gratuita agora mesmo!

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