Pós-venda nas licitações, será que realmente é necessário se preocupar com ele? Ao contrário do que muitos licitantes ainda pensam, sim, essa é uma etapa essencial para o sucesso de uma empresa nas suas vendas para a Administração Pública.
Quando uma organização vence uma licitação, ela ganha o direito de vender um produto ou serviço para o Governo, certo? Trata-se de uma relação que segue a mesma lógica de uma venda feita para qualquer outro consumidor – e a satisfação do cliente merece uma atenção especial.
Mas como fazer um bom pós-venda nas licitações? Confira logo a seguir os principais aspectos que você precisa observar para ser bem-sucedido em suas vendas para a Administração!
O que é o pós-venda?
Engana-se quem pensa que uma operação de venda chega ao fim depois da entrega do produto ou serviço. O suporte prestado para que o cliente consiga alcançar seus objetivos da melhor forma possível também é essencial.
O pós-venda pode ser entendido como qualquer suporte fornecido a um cliente após o produto ou serviço já ter sido adquirido. No caso das licitações, podemos considerar que o cliente é o órgão do Governo que iniciou o processo de licitação.
Ou seja, o pós-venda nas licitações envolve saber se o produto ou serviço foi entregue conforme as expectativas da Administração, garantindo o sucesso nas compras públicas.
Por que o pós-venda é importante nas licitações?
O pós-venda nas licitações exerce um papel importante em diversos aspectos para os licitantes. Veja os principais deles:
- Sucesso do começo ao fim da licitação. Não adianta ganhar a licitação e falhar na entrega, não é? O pós-venda garante que o objeto ou serviço da licitação seja entregue da melhor forma possível para que a Administração Pública possa alcançar seus objetivos.
- Evitar penalidades. Quando uma empresa vence uma licitação mas não entrega o que está previsto nos contratos, ela pode sofrer penalidades – que vão desde advertências e multas até a impossibilidade de participar de licitações.
- Imagem da empresa. Um bom pós-venda nas licitações evita que você queime o filme da empresa com o setor público. Mais do que isso, reforça uma imagem positiva da organização perante a sociedade.
Como fazer pós-venda nas licitações?
Acabamos de ver como o pós-venda nas licitações é importante. Mas como colocar isso em prática na sua empresa? Confira essas dicas que preparamos para você:
1. Conheça bem o seu cliente
Um pós-venda eficiente nas licitações parte do mesmo princípio dos clientes privados: é preciso saber quais são as maiores necessidades a serem supridas. Cada processo licitatório traz características únicas que seguem as expectativas do órgão licitante. Portanto, é importante entender quais as principais demandas e prioridades para promover uma experiência satisfatória.
2. Acompanhe a entrega do produto e / ou serviço
Outra boa prática de pós-venda nas licitações é acompanhar a entrega do produto ou serviço e verificar se está de acordo com as expectativas da administração.
Para isso, você pode adotar uma simples prática de enviar um e-mail para saber se tudo ocorreu bem ou até visitar o órgão para atender à Administração com ainda mais eficiência – apresentando soluções personalizadas.
3. Não faça propostas que não consegue cumprir
Neste ponto a lógica é bem simples: se você fizer propostas irreais apenas para vencer a licitação, não conseguirá cumprir com o contrato depois. Quando isso acontece, não existe processo de pós-venda que possa salvá-lo.
Para evitar essa situação, é fundamental dar uma atenção especial à leitura do edital para que tenha certeza que vai conseguir cumprir com todas as exigências.
Além disso, uma plataforma para licitantes como a Effecti pode ajudá-lo na busca por editais que interessam para a sua empresa – filtrando e enviando apenas as oportunidades que tenham relação com serviços ou produtos que você comercializa.
4. Demonstre interesse pela Administração
O pós-venda para licitações está relacionado diretamente à disponibilidade para atender às demandas da Administração. É preciso ser ágil e demonstrar interesse para garantir o sucesso na licitação.
A Effecti possui um recurso de monitoramento do chat que pode ajudá-lo nesta missão. Por meio dessa funcionalidade é possível receber alertas de todas as mensagens/convocações e respondê-las com facilidade, sem correr o risco de perder alguma ou deixar passar batido.
A tecnologia é sua aliada no pós-venda!
O pós-venda é uma das etapas essenciais para se ter sucesso nas compras públicas. E com a Effecti fica bem mais fácil de fazer o pós-vendas nas licitações, pois é possível automatizar várias tarefas manuais, possibilitando que a equipe do setor de licitações possa dedicar mais tempo para suprir as expectativas da Administração.
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