Como fazer pós-venda nas licitações?

Pós-venda nas licitações, será que realmente é necessário se preocupar com ele? Ao contrário do que muitos licitantes ainda pensam, sim, essa é uma etapa essencial para o sucesso de uma empresa nas suas vendas para a Administração Pública. Quando uma organização vence uma licitação, ela ganha o direito de vender um produto ou serviço […]

Criado em 28 set 21

Blog

Por Cintia Preis

Blog
Como fazer pós-venda nas licitações?

Pós-venda nas licitações, será que realmente é necessário se preocupar com ele? Ao contrário do que muitos licitantes ainda pensam, sim, essa é uma etapa essencial para o sucesso de uma empresa nas suas vendas para a Administração Pública.

Quando uma organização vence uma licitação, ela ganha o direito de vender um produto ou serviço para o Governo, certo? Trata-se de uma relação que segue a mesma lógica de uma venda feita para qualquer outro consumidor – e a satisfação do cliente merece uma atenção especial.

Mas como fazer um bom pós-venda nas licitações? Confira logo a seguir os principais aspectos que você precisa observar para ser bem-sucedido em suas vendas para a Administração!

O que é o pós-venda?

Engana-se quem pensa que uma operação de venda chega ao fim depois da entrega do produto ou serviço. O suporte prestado para que o cliente consiga alcançar seus objetivos da melhor forma possível também é essencial.

O pós-venda pode ser entendido como qualquer suporte fornecido a um cliente após o produto ou serviço já ter sido adquirido. No caso das licitações, podemos considerar que o cliente é o órgão do Governo que iniciou o processo de licitação.

Ou seja, o pós-venda nas licitações envolve saber se o produto ou serviço foi entregue conforme as expectativas da Administração, garantindo o sucesso nas compras públicas.

Por que o pós-venda é importante nas licitações?

O pós-venda nas licitações exerce um papel importante em diversos aspectos para os licitantes. Veja os principais deles:

  • Sucesso do começo ao fim da licitação. Não adianta ganhar a licitação e falhar na entrega, não é? O pós-venda garante que o objeto ou serviço da licitação seja entregue da melhor forma possível para que a Administração Pública possa alcançar seus objetivos.
  • Evitar penalidades. Quando uma empresa vence uma licitação mas não entrega o que está previsto nos contratos, ela pode sofrer penalidades – que vão desde advertências e multas até a impossibilidade de participar de licitações.
  • Imagem da empresa. Um bom pós-venda nas licitações evita que você queime o filme da empresa com o setor público. Mais do que isso, reforça uma imagem positiva da organização perante a sociedade.

Como fazer pós-venda nas licitações?

Acabamos de ver como o pós-venda nas licitações é importante. Mas como colocar isso em prática na sua empresa? Confira essas dicas que preparamos para você:

1. Conheça bem o seu cliente

Um pós-venda eficiente nas licitações parte do mesmo princípio dos clientes privados: é preciso saber quais são as maiores necessidades a serem supridas. Cada processo licitatório traz características únicas que seguem as expectativas do órgão licitante. Portanto, é importante entender quais as principais demandas e prioridades para promover uma experiência satisfatória.

2. Acompanhe a entrega do produto e / ou serviço

Outra boa prática de pós-venda nas licitações é acompanhar a entrega do produto ou serviço e verificar se está de acordo com as expectativas da administração.

Para isso, você pode adotar uma simples prática de enviar um e-mail para saber se tudo ocorreu bem ou até visitar o órgão para atender à Administração com ainda mais eficiência – apresentando soluções personalizadas.

3. Não faça propostas que não consegue cumprir

Neste ponto a lógica é bem simples: se você fizer propostas irreais apenas para vencer a licitação, não conseguirá cumprir com o contrato depois. Quando isso acontece, não existe processo de pós-venda que possa salvá-lo.

Para evitar essa situação, é fundamental dar uma atenção especial à leitura do edital para que tenha certeza que vai conseguir cumprir com todas as exigências.

Além disso, uma plataforma para licitantes como a Effecti pode ajudá-lo na busca por editais que interessam para a sua empresa – filtrando e enviando apenas as oportunidades que tenham relação com serviços ou produtos que você comercializa.

4. Demonstre interesse pela Administração

O pós-venda para licitações está relacionado diretamente à disponibilidade para atender às demandas da Administração. É preciso ser ágil e demonstrar interesse para garantir o sucesso na licitação.

A Effecti possui um recurso de monitoramento do chat que pode ajudá-lo nesta missão. Por meio dessa funcionalidade é possível receber alertas de todas as mensagens/convocações e respondê-las com facilidade, sem correr o risco de perder alguma ou deixar passar batido.

A tecnologia é sua aliada no pós-venda!

O pós-venda é uma das etapas essenciais para se ter sucesso nas compras públicas. E com a Effecti fica bem mais fácil de fazer o pós-vendas nas licitações, pois é possível automatizar várias tarefas manuais, possibilitando que a equipe do setor de licitações possa dedicar mais tempo para suprir as expectativas da Administração.

Você gostou das dicas de pós-venda nas licitações deste artigo? Quer conhecer melhor os recursos da Effecti? Então faça seu teste gratuito da plataforma!

Compartilhe
WhatsApp Linkedin Facebook Twitter
Esse site usa cookies
Ver termos
plugins premium WordPress