A sua empresa possui vantagem competitiva nas licitações? Ao contrário do que muitos empresários pensam, vender para a Administração Pública não ocorre em um passe de mágicas. Apesar de existirem muitas oportunidades de negócio nas licitações, é fundamental traçar boas estratégias e criar processos eficientes.
Além disso, as empresas bem-sucedidas nas licitações possuem um outro ponto de atenção: experiência. Conforme uma organização participa de vários processos licitatórios e fecha contratos com diferentes órgãos da Administração, torna-se cada vez mais eficiente neste universo.
Quer entender melhor como a experiência contribui para gerar vantagem competitiva nas licitações e aprender a construir um caminho de sucesso nas vendas para a Administração? Confira logo a seguir!
As oportunidades da Nova Lei de Licitações
A Nova Lei de Licitações trouxe diversas mudanças positivas para o licitante e para a Administração Pública, certo? E, entre as principais novidades, está a preferência pelo meio eletrônico para a realização dos processos licitatórios.
Essa transição de processos manuais para o formato digital pode causar uma estranheza no primeiro momento. Entretanto, os licitantes mais atualizados podem enxergar várias oportunidades.
Enquanto seus concorrentes estão correndo atrás para se atualizar em relação aos novos processos das licitações, você pode se colocar à frente e tirar proveito dessa modernização – especialmente se você já utiliza uma ferramenta de automação como a Effecti.
A experiência de mercado como vantagem competitiva nas licitações
Imagine que a sua empresa ficou em quarta colocada em uma licitação. Nesse caso, é natural que você parta para o próximo certame, certo? Entretanto, você notou que as três primeiras colocadas fizeram lances com valores muito abaixo do mercado. Por conta disso, você pode ficar atento a possíveis desclassificações por preço inexequível – ou, simplesmente, contar com a desistência dos vencedores.
Se, ao ver os lances com valores baixos, você tentasse competir, seriam grandes as chances de sair no prejuízo e perder uma boa venda para a Administração Pública. E esse é apenas um pequeno exemplo de como a experiência nas licitações e uma boa visão de mercado podem fazer a diferença na postura de uma empresa.
Mais do que experiência em licitações, o conhecimento sobre o mercado é essencial. Ao entrar em uma licitação, você precisa ter uma boa noção sobre os custos envolvidos para atender a Administração, conhecer seus concorrentes e saber os limites do seu negócio.
Afinal, a finalidade não deve ser apenas vencer licitações – mas, sim, obter resultados financeiros positivos para a sua empresa.
Estratégias para empresas novas no mercado de licitações
Você ainda não tem muitas experiências no mercado de licitações, mas deseja fechar bons negócios com a Administração? Veja só as dicas que preparamos para você:
1. Mantenha-se constantemente atualizado
A lógica é bem simples: quanto mais atualizado, menos você erra.
Portanto, é fundamental manter-se sempre atualizado sobre as mudanças na legislação e práticas de licitação. Principalmente neste momento de total validade da Nova Lei, ou consolidação da Lei 14133para a Nova Lei de Licitações, o conhecimento pode ser um diferencial para encontrar ótimas oportunidades.
2. Invista em formação e treinamento especializado
O sucesso nas licitações passa por diversos pontos essenciais: estratégias assertivas, habilitação da empresa, busca de bons editais, análise dos concorrentes, monitoramento do chat do pregão, entre vários outros.
Para dar conta de todas essas variáveis, é importante investir em treinamento especializado para você e sua equipe. Isso garante que você terá as melhores condições de vencer quando ingressa em um certame.
3. Estabeleça práticas de transparência e ética
Conduzir todo o processo licitatório de forma técnica e assertiva é essencial para evitar complicações e aumentar suas chances de sucesso. Tanto na participação em licitações quanto no processo de defesa, atue sempre dentro das normas e saiba como garantir seus direitos.
4. Realize uma análise detalhada do mercado e dos concorrentes
Quem são os seus principais concorrentes no mercado de licitações? Quais são os produtos e serviços que eles vendem? Quais são os valores que eles praticam? Quais são os principais motivos de recusa deles? E quais tipos de editais são menos concorridos?
Todas essas são informações que você pode buscar para tornar a sua participação em licitações ainda mais eficiente. Afinal, é fundamental considerar que você está competindo com outras empresas que possuem o mesmo objetivo que você: vender seus produtos e serviços.
5. Identifique nichos e oportunidades onde sua experiência pode ser uma vantagem
A sua empresa possui diferenciais em relação aos concorrentes? Ou, então, consegue atender a nichos específicos com expertise? Esses são pontos que podem se tornar uma vantagem competitiva nas licitações.
A Nova Lei de Licitações prevê que as propostas não são avaliadas somente pelo preço – mas também levando em consideração qualidade, sustentabilidade e inovação oferecida pelos licitantes. Temos licitações com critério de julgamento de “melhor técnica”, “técnica e preço” e “maior retorno econômico” que abrem margem para que os licitantes possam mostrar como podem beneficiar a Administração Pública.
Ou seja, não estamos mais falando somente de licitações que buscam o menor preço. Se o seu negócio possui atrativos que vão além de preços baixos, essa pode ser uma oportunidade de ouro.
6. Dedique tempo e recursos para a preparação cuidadosa de propostas
Na hora de apresentar propostas para atender a Administração Pública, é importante tirar um tempo para conduzir uma boa preparação. É preciso levar em consideração os seus custos internos, a capacidade de estoque, a margem de lucro desejada, a postura dos concorrentes, entre vários outros fatores.
7. Gerencie os recursos de forma eficiente para maximizar a competitividade nas propostas
Equilibre custos e qualidade para oferecer propostas viáveis. Afinal, vencer uma licitação para depois ter prejuízo é como ser o primeiro a cruzar a linha de chegada e perceber que estava na corrida errada.
8. Acompanhe regularmente o desempenho em licitações passadas
O mundo das licitações requer um processo de melhorias constantes. Por isso, procure avaliar o retorno sobre investimento das licitações que você venceu e ajuste as estratégias conforme necessário.
Além disso, você também pode acompanhar as licitações que você não venceu para entender o que poderia ter feito diferente. Ou, então, simplesmente concluir que se trata de um nicho que não compensa financeiramente.
A plataforma da Effecti permite que você tenha acesso a dados estratégicos das suas participações, e também, dos seus concorrentes, possibilitando uma visão estratégica e assertiva nos seus resultados.
9. Explore os benefícios das facilidades tecnológicas
Adote novas tecnologias e plataformas digitais que estão sendo utilizadas nos processos de licitação para otimizar tempo, recursos e inteligência. Esse pode ser seu grande trunfo para obter vantagem competitiva nas licitações.
A Minha Effecti é uma plataforma completa para licitantes que pode ajudá-lo a ter acesso a mais oportunidades, menos erros e aumento da lucratividade – trazendo facilidade em todas as etapas da licitação.
Veja só as principais funcionalidades da nossa plataforma:
- Aviso de Licitação. Encontre milhares de editais de licitações para a sua empresa
- Cadastro de Proposta. Simplifique todo o processo de cadastro de proposta.
- Robô de Lances. Dispute vários pregões eletrônicos simultaneamente.
- Central de Monitoramento. Centralize em um só lugar todas as convocações da sua empresa.
Está pronto para aumentar suas vendas para o governo? Tenha mais tempo e segurança em todos os processos da sua licitação em uma só plataforma. Conheça a Minha Effecti!